quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Quase um ponto final - Parte 3

AVISO: Este post relata especificamente como foi a vivência de fazer um procedimento cirúrgico para um aborto retido desde as 7 semanas, hoje estaria com 9 semanas e 5 dias.é um relato muito forte. Recomendo a NÃO leitura.

Porque estou escrevendo isso? Para ver se consigo aliviar meu coração.

~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~


Vinte minutos que o médico saiu do quarto e nada de trazerem o remédio para dor que eu tanto pedi... 

Peço para marido ir lá no posto de enfermagem novamente ver o que estava acontecendo.
Marido volta e diz que, apesar do médico que ido lá fazer a prescrição, aparentemente elas "esqueceram" de ir pegar os remédios na farmácia ¬¬

Estou super triste, parece que essas enfermeiras estão nem aí que eu estou sentindo dor e que a dor está aumentando.

Mais quinze minutos. Chega aquela mesma mulher que mediu a pressão. Ela traz uma bandejinha...

Ela vai para meu braço esquerdo tentar procurar veia. Reclama da pulseirinha que está atrapalhando.. e simplesmente arranca a pulseirinha fora (acho que ela não devia ter feito isso, essa pulseira existe por alguma razão  e ela simplesmente arrancou. Imagina se faz isso com os recém nascidos? É UM PERIGO. RISCO MUITO GRANDE DE TROCAREM BEBÊS, não acham?)

Ela não consegue achar a veia. Me fura na metade do braço e depois apela para furar nas costas da mão. Consegue finalmente furar. Coloca o acesso e depois pega uma seringa.

"Ele receitou buscopan, é o melhor para dores abdominais". Imediatamente as dores melhoram.

Depois ela liga o fio do soro no acesso. e vai embora.

Cinco minutos depois, estou me sentindo estranha. Relaxada. Fico pensando se buscopan faz isso O.O porque eu nunca tomei buscopan na veia e realmente não sei qual seria o efeito dele. A sensação é muito estranha. É como se os pensamentos que estavam me deixando aflita sumissem e eu estivesse lá praticamente só de corpo presente. Fui comentar com o marido isso... Até eu comecei a sorrir ao explicar a sensação. Era estranho.

Eu comecei a pensar que o remédio estava "batizado" com mais alguma coisa. Depois vi que não foi a seringa que estava "batizada", foi o soro... Tinha algo escrito na embalagem, não era apenas soro...mas não consegui ler direito da cama. Me drogaram sem me avisar? Até que gostei, a mente relaxou. Apesar que não acho isso certo, medicar sem dizer o que é.

Por volta das 12h, vieram com um comprimido oral. também não me disseram o que era, disseram apenas que eu sentiria sono. Pensei "oba, vou dormir e depois que acordar, estará acabado".
As 15h, eu acordo. e pouco depois aparece uma mulher e vem observar como anda o sangramento e tal. Mesmo tendo tomado buscopan na veia, sinto pontadas de cólica no ventre.

VInte minutos depois, chega um rapaz com a maca. Dizendo ele que iria me levar para o centro cirúrgico. Disse logo, que eu não iria para lugar algum. Eu estava acordada. Só sairia daquele quarto dormindo. Percebi o pior erro das enfermeiras, deram o comprimido muito antes do horário e ele passou o efeito.

Fiz escândalo. Não iria sair daquele quarto se tivesse acordada consciente. O maqueiro foi embora, falar com as enfermeiras e se elas conseguiam achar o médico para decidir o que fazer. Marido fica nervoso. Liga para o celular do médico, ele concluiu exatamente o mesmo que eu...

Deram o comprimido muito antes do horário e ele passou o efeito. Agora provavelmente já não poderia tomar ele novamente.

Marido diz que o médico disse que iria falar com o anestesista, porque realmente não poderia voltar a dar outro comprimido e agora o único jeito era a anestesia. Só que a anestesia só é feita lá, no próprio centro cirúrgico, por riscos de complicações.

Não estou nem aí, não saio deste quarto acordada de jeito nenhum! Culpa deles que deram o remédio no horário errado, avisei desde cedo que só sairia do quarto para o centro cirúrgico se fosse inconsciente.

O anestesia aparece no quarto, faz algumas perguntas sobre alergia e tal. Depois fala sobre os riscos da anestesia fora do centro cirúrgico. Que ele não poderia aplicar porque poderia ter alguma reação e não teria formas como reverter estando foram do centro cirúrgico.

Eu repito novamente totalmente em desespero: não irei sair daqui, se não estiver inconsciente.

Ele então diz que vai dar a sedação, mas que não irá aplicar muito, pois os riscos são muito grandes.

Começo a me sentir meio groge, mas ainda estou consciente de tudo. Enfim, me transfiro da cama, para a maca. Ele colocar só um pouco mais do medicamento. Eu fico mais groge ainda e fecho os olhos. Sinto que a maca está se movendo.

Acordo. Estou em algum lugar com várias macas ao lado. Estou me tremendo, com muito frio. Consigo chamar uma enfermeira e peço para ela me cobrir. (Achei estranho, eu que chamei ela... geralmente em cirurgias alguém vem tentar acordar a gente ¬¬ chamando nosso nome... Bem foi isso que fizeram quando fiz a cirurgia de redução de mama com 17 anos. Detalhe que nessa cirurgia, eu me lembro muito bem, já sai do quarto dormindo, após tomar um comprimido. A cirurgia com anestesia geral e tudo ¬¬).

Dez minutos depois, era por volta de 17h/17:30... Enfim volto para o quarto. O maqueiro pergunta se estou sentindo as pernas. Não entendi a pergunta dele O.O imediatamente levantei a perna normal, totalmente normal.  Depois lembrei que possivelmente anestesiaram da cintura para baixo, por isso que ele perguntou isso. Bem, estou de volta a cama.

Me sentindo normal, exceto que queria ir ao banheiro. A enfermeira disse que eu poderia me levantar e ir. Mas eu  estava com a sensação que se me levantasse iria cair no chão. Talvez porque estava sem comer desde 6h da manhã e já era quase 12 horas depois. Foi o dia da aparadeira...e do sangue.
Dizendo marido que eu estava sangrando mais ainda, eu estava sangrando desde que coloquei os comprimidos, mas depois que voltei do procedimento, estava sangrando ainda mais. Dizendo a enfermeira, estava tudo dentro da normalidade.

Marido então me diz, que o médico veio falar com ele depois, disse que tinha dado tudo bem e eu o receituário dos remédios para tomar no pos operatório apenas em caso de dor. Remédio para dor e para gases (AMIU aparentemente dá gases, mas ainda não senti dor, nem de cólica e nem de gás).
Marido também disse, que no meio da cirurgia, o hospital chamou ele e disse que o plano de saúde não tinha autorizado a utilização de uns instrumentos lá, essenciais para o procedimento. Ele falou que era um kit de canolas para AMIU. Ou seja, uma coisa BÁSICA que toda AMIU necessita e o plano não autorizou. Marido mandou autorizar, pagou por fora.

Fiquei revoltada, penso em entrar na justiça contra o plano, parar a cirurgia na metade para pedir autorização de pagamento ao acompanhante...

Ah vou entrar sim! quero o ressarcimento dos 450 reais, afinal, eram instrumentos essenciais para aquele procedimento que já tinha sido até autorizado e tal. Mesmo que o problema tenha sido de marca? talvez? Mesmo assim! Colocou a minha vida em risco por oferecer uma marca ruim que o médico se recusou a usar.

Não estava com fome, mas estava louca para sair daquele lugar. Eu e Marido. Tive que comer algo para ver se a sensação de fraqueza diminuía.

Fui para casa. No trajeto me senti meio "feliz". "Acabou!".

Fui contar a saga para uma prima que é esposa de um médico e ela totalmente me condenou por não ter ido acordada até o centro cirúrgico. Falou que nos partos é tudo acordada e que eu devia ficar preparada porque você ver tudo. Cortando. Puxando.

Perdi a paciência e a sanidade novamente. Cai no choro.
Respondi:
Isso não era um PARTO! Era um ABORTO!!!! Porque você não consegue entender como isso é difícil para mim??? Porque ninguém não consegue entender?!!!!!

Estou abalada novamente. 

7 comentários:

  1. Nunca me sedaram antes tbm..eu ia acordada pro centro cirurgico..e la me aplicavam a anestesia geral.
    Era dificil acordar e saber que tudo tinha acabado...e escutar choros de bebes e mulheres em trabalho de parto.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisei do comprimido porque o colo do útero foi "aberto" através da ação de remédios. Antigamente essa abertura era feita de forma manual, com peças de metal forçando a abertura...

      Estou sentindo muitas cólicas e sangrando.

      A sedação antes de sair do quarto foi uma IMPOSIÇÃO minha. Acho que no mínimo era direito meu isso.

      Excluir
    2. ahh sim,entao era isso que faziam comigo...forçavam a abertura ...
      Nossa ainda bem que eu nao sentia nada

      Excluir
  2. Olha, depois de ler isso rudo, eu fiquei aliviada de ter esperado acontecer em casa. A que nível de stress vc chegou!!! E ainda vão ter q esperar o plano ressarcir. Nossa, fiquei exausta só de ler. Vc orecisa de um tempo pra voltar ao normal, pra recuperar seu corpo e sua sanidade. Isso tudo foi caótico!!!

    ResponderExcluir
  3. Mom,
    Nossa, que comentário mais sem noção dessa sua prima!!!
    Acho que você estava certíssima em exigir aquilo que considerava melhor para lidar com a sua dor, afinal, era um momento seu e do seu marido..
    Não é fácil isso que você está passando.. e queria te lembrar que, quando quiser desabafar, conversar ou até mesmo xingar, pode contar comigo, viu?
    Bjos
    www.contecomigoviu,com

    ResponderExcluir
  4. Mom, eh difícil demais. Eu fui acordada e me sedaram na hora. Tive muito pouco sangramento depois. Apesar dos pesares posso dizer que "passei bem" nesse procedimento. Mas o vazio tenho até hj, a dor tenho até hoje. Fiz o processo bem no dia do aniversário do meu marido e no mesmo dia meu sogro foi muito mal pro hospital. Tudo muito difícil. Saiba que estou aqui para o que precisar.
    Beijo!

    detalhesmaissimples@blogspot.com br
    Insta: @detalhesmaissimples

    ResponderExcluir
  5. Querida, vc não esteve errada em nenhum momento, era só vc com sua dor psicológica e física. Não existe parto humanizado??? porque então não foi realizado um aborto humanizado??? deveria ser mais humanizado ainda do que o parto....estou aqui para o que vc precisar!!!

    ResponderExcluir