quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

:: OFF TOPIC :: Gordofobia


Hoje na hora do almoço, tive uma nova discussão com o marido. Desse vez, falávamos sobre nossos pratos. Ele fez um comparativo do prato dele com o meu e concluiu simplesmente que o meu estava errado ¬¬ (sendo que está de acordo com a dieta da nutricionista). Já o dele estava certíssimo (sr correto), porque na cabeça dele a dieta é para você colocar no prato menos do que a nutricionista mandar. Ele tem problema para ENGORDAR e, vendo isto, vocês entendem porque a pessoa não ganha o peso que deveria, né?

O que há de errado em colocar exatamente a quantidade estabelecida pelo profissional (que estudou nutrição para saber exatamente quais alimentos e quais quantidades deve sugerir na dieta de seus pacientes)? Ah mas não pode... Porque gente gorda é para ficar SEM COMER. Ou comer coisas sem gosto nenhum, porque comida de dieta NÃO pode parecer gostosa... Tem que parecer ter um gosto horrível.

Com essa discussão, lembrei do que aconteceu ano passado. Quando eu voltei a fazer atividades físicas. Fui escutar os outros, nessa questão de aumentar o ritmo de exercícios...

“Ah gente gorda, também não pode fazer exercício moderado, tem que ser exercício pesado porque senão não faz efeito. “

Me lasquei!

Estava indo super bem, emagrecendo aos pouquinhos, 500g por semana. Mas lógico, que emagrecendo assim, as pessoas não enxergam os resultados de imediato, né? Aí começam os pitacos que você está fazendo errado, está com “preguiça” e blablabla. Com isso, resolvi aumentar a velocidade das minhas caminhadas e três dias depois... Não conseguia nem pisar no chão de tanta dor.

“Ah mas isso é inventando desculpa para não ir malhar!!! Não ta doendo nada!”

Depois de mais três dias, sentindo dor e ouvindo esse blablabla que eu estava fazendo corpo mole, resolvi procurar ajuda médica. Qual o diagnóstico? Fascite plantar. Uma inflamação no solado do pé... Causado possivelmente pela sobrecarga nos exercícios, meus pés não deram conta de aguentar o impacto do meu peso sobre eles durante as corridas.

Fazer dieta muito restritiva não tem efeito duradouro. Logo quando para de restringir tanto, o peso perdido volta e as vezes volta com mais quilos ainda... O correto é ir aos poucos, fazendo uma reeducação alimentar, uma dieta que possa ser mantida para sempre. E os exercícios devem ser moderados, sim, porque primeiro a pessoa tem que ganhar condicionamento físico, preparar o corpo, para depois pegar mais pesado.

Porque toda vida que volto a fazer dieta e atividade física, sempre aparece alguém para dar pitaco? As vezes são pessoas desconhecidas (que não deveriam se meter) e as vezes são pessoas conhecidas e próximas. Esses pitacos me abatem muito porque sempre me fazem lembrar que minha vida toda foi assim, brigando e ouvindo pitaco...  Preciso aprender a ignorar os outros, fazer as coisas entrarem por um ouvido e saírem pelo outro.

Preciso ser forte.

8 comentários:

  1. Eu sei como é sempre fui gorda e luto contra balança desde q me entendo por gente !!! Faça as coisas no seu ritmo, sempre com ajuda de um profissional!!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Mom... é sempre assim, pra ajudar se tiver, é um, já para atrapalhar e dar palpites tem de sobra... o duro é que a gente tem que aprender a não dar ouvidos...

    Bjos
    Ly
    http://nossosdiasnossaespera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não escuta mesmo, só quem está na luta sabe como é difícil!

    Bjus

    http://esperando-esperar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir