segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Reportagem :: Instinto Paternal precisa ser despertado

Artigo retirado do portal Uol Notícias Ciências - http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2010/08/07/instinto-paternal-e-algo-que-precisa-ser-despertado-diz-neuropsiquiatra.htm

Instinto paternal é algo que precisa ser despertado, diz neuropsiquiatra

O instinto paternal não é algo intrínseco no homem. Para que ele seja despertado, o pai precisa passar tempo com seu bebê. É o que afirma a neuropsiquiatra americana Louann Brizendine, autora do livro "O Cérebro Masculino", em entrevista concedida àAgência Efe.

A neuropsiquiatra ganhou a fama de controversa em círculos feministas devido a suas afirmações sobre as diferenças de gênero ou por dar justificativas científicas a certos estereótipos. Em seu livro, que é uma sequência de "O Cérebro Feminino", ela estabelece as diferenças entre sexos.

"É um livro que escrevi para mulheres, tenta dar um pouco de luz às principais frustrações que vi ao longo da minha carreira", afirma.

A autora recebeu a Efe no Hotel de las Letras, em Madri, com bom humor, apesar de seu marido ter sido operado há pouco tempo na Califórnia. "Ele está se recuperando bem", contou.

O que você pode nos dizer sobre o instinto paternal?

Louann: Não é um instinto intrínseco do homem, requer prática para desenvolver o lado paternal. Para que este instinto seja despertado, o pai precisa passar tempo com seu bebê, ter contato de pele e trocar olhares. Foi detectado que os homens que se envolvem mais no cuidado de seus filhos têm menores índices de testosterona, mas não se sabe com certeza se a paternidade é a causa desta redução.

Por que você decidiu escrever seu livro focando em histórias particulares?

Louann: A narração de casos particulares é uma forma mais direta de chegar a leitores não especializados. Mas os nomes das pessoas que coloco em meu livro são falsos, para preservar sua confidencialidade.

Por que é mais difícil para os homens ter empatia?

Louann: Não é que para os homens seja mais difícil ter empatia ou colocar-se no lugar do outro. Existem dois tipos de empatia presentes nos dois sexos: a emocional e a cognitiva. Esta última é mais presente nos homens, enquanto a primeira é mais usada pelas mulheres. Nós somos mais emocionais enquanto eles são mais racionais. Daí surgem alguns dos problemas de comunicação entre sexos.

Por que há tantos problemas de comunicação emocional nos casais?

Louann: Cada vez que há um problema de comunicação em um casal sempre tendemos a pensar que sabemos como o outro se sente e damos conselhos sobre o que achamos que ele deveria fazer. Acho que este é um livro muito interessante para os casais aprenderem a entender o funcionamento de seu corpo.

Quais estereótipos poderíamos dizer que têm uma base científica?

Louann: Por exemplo, no cérebro masculino, a zona para o exercício da sexualidade é 2,5 vezes maior que no feminino. Não acho que isto confirme o estereótipo de que o homem esteja sempre pensando em sexo, mas que por trás desses estereótipos se esconde um pouco de verdade. Apesar deste dado, os homens pensam em muitas outras atividades de maneira profunda, também buscam estabilidade e querem escolher uma mulher para compartilhar sua vida.

Quais são os efeitos do alto nível de testosterona nos homens?

Louann: Os homens com um nível mais alto de testosterona têm mais probabilidades de 'perseguir' à fêmea, ou seja, mostram mais interesse em conseguir uma companheira sexual, mas isto não pode servir de desculpa para os homens promíscuos, eles não podem dizer que são assim por culpa de seus genes, já que eles podem escolher não seguir seus instintos. As mulheres também são promíscuas, têm suas aventuras, mas a promiscuidade é comum entre homens casados que com mulheres casadas.

O que provoca a promiscuidade?

Louann: A vasopresina é um hormônio produzido pelo corpo. Há estudos que demonstram que os homens com a versão mais longa da vasopresina são mais propensos a se casar e levar uma vida feliz e monogâmica, ao contrário dos que contam com uma versão mais curta dela. Outros estudos realizados em ratos demonstraram que se uma versão longa de vasopresina for injetada no cérebro de um polígamo, o rato se torna monogâmico. Estes resultados são fascinantes.

Que diferenças há entre um cérebro heterossexual e um homossexual?

Louann: Não sabemos muito sobre as diferenças exatas entre eles, mas há estudos que sugerem a existência de diferenças em partes do cérebro não envolvidas na atração sexual. Também foi constatado que os homens heterossexuais são melhores quanto a tarefas espaciais. Além disso, estudos empíricos mostraram que a atração sexual é um fato fisiológico. Por exemplo, os homens homossexuais são mais atraídos pelos feromônios masculinos e não pelos femininos. Não foi detectado nenhum gene específico que influencie na conduta sexual.

Você foi muito criticada por setores feministas. O que você acha disso?

Louann: Eu era uma feminista convencida nos anos 70. Naquela época queríamos que tudo fosse unissex, brinquedos, cérebros, tudo sem diferenciação de sexo. Há uma importância político-social por trás de tudo isto, não é politicamente correto dizer que existem diferenças, mas a opinião destes setores não condiz com a ciência, que todos os dias avança demonstrando nossas diferenças e similaridades.

"O Cérebro Masculino" não é negativo, mas as feministas não estão interessadas em mostrar compaixão pelo homem e sua complexidade. Isto vem da mentalidade dos anos 70, em que o homem era o inimigo. Na verdade, também não querem entender os fatos científicos. Em minha opinião, gênero, nacionalidade ou orientação sexual não importam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário