segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Colo do Útero e Seu Comportamento Durante o Ciclo

O colo do útero “sobe e desce” dentro da pélvis seguindo o ciclo. Isso é muito fácil de observar, e contribui para a mulher perceber quando está fértil.

Para observar esse movimento, a mulher pode colocar um dedo na vagina e alcançar o colo do útero lá no fundo: tocar o colo parece com a sensação de tocar a ponta do nariz. Repare quanto conseguiu introduzir do dedo até encontrar o colo.


Figura: Melhor posição para se alcançar o colo do útero (Werschler, 1995).


Colo do útero Rígido e fechado: O colo do útero fica com a consistência mais firme e o orifício fica bem contraído. E quer dizer que a progesterona ainda está alta e que pode-se não estar grávida naquele momento. Até mesmo parece que está pegando a ponta do nariz.

Colo do útero macio e aberto: Quer dizer que você pode estar ovulando, ou se isso for no final do ciclo pode significar que você vai menstruar em breve. Aberto sim, pois para engravidar no período fértil o colo tem que ficar aberto para o esperma passar e no final do ciclo para o sangue sair. A sensação de tocá-lo mais parece tocar o lábio, a mesma consistência.

Colo do útero alto, você tem que se esforçar para encontrar, pois ele fica mais em cima

Colo do útero baixo, encontra assim que inserir o dedo na vagina

Mas ainda tem duas características do colo do útero que ajudam a identificar a gravidez, se ele estiver mole e alto, existe a chance de estar grávida, mas se por acaso estiver baixo e duro é bem provável que não esteja grávida.

Cuidado com a ansiedade, isso não é uma ciência exata, mas são técnicas que ajudam a descobrir seu corpo, conhecê-lo mais e poder identificar a gravidez se caso quiser engravidar. Lembrando que tudo que é relacionado com a parte íntima da mulher tem que ser feito com muito cuidado e delicadeza e que cada indivíduo tem suas particularidades, vale a pena fazer para identificar como é o seu ciclo do colo uterino e com o tempo vai aprender a identificar.

Atenção
Fazer este tipo de toque é perigoso. Há risco de provocar aborto se não se for feito de maneira correta. Esqueça as unhas compridas e se forem arriscar mesmo assim, toquem de maneira suave. É altamente recomendado, que este exame seja realizado por um médico ginecologista.

Fontes:
http://www.mulheres.org.br/fiqueamigadela/ciclos3.html
http://www.maeaflordapele.com/2013/09/como-verificar-o-colo-do-utero-para.html
http://mamaedeprimeiraviagem2010.blogspot.com.br/2010/03/fotos-do-colo-do-utero-durante-o-ciclo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário