quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Plano de saúde e Consulta médica


Exames em mãos, hora de marcar o retorno a GO. Ligo lá para o consultório.
- Que dia foi sua consulta?
- Umas duas semanas atrás... Ah lembrei, dia 23.01
- Olha, só tem horário para o dia 23.02
- Como assim??? É só retorno.
- É porque a prevenção demora uns quinze dias para ficar pronta.
- Olha, eu não estou querendo saber da prevenção, quero mostrar meus exames, porque já estou há mais de dois meses sem ter ciclo e não dá para continuar assim. Ela ia olhar os exames para decidir o que fazer.
- Ah, mas a doutora acha ruim fazer a consulta sem o resultado da prevenção em mãos.
- É, mas aí está muito complicado. Não posso continuar sem ciclo desse jeito.
A atendente anotou meu nome e telefone e disse que ia ver se a prevenção sairia antes ¬¬ Grandes chances de ser só enrolação, carnaval está bem aí e provavelmente o retorno fique só pro fim do mês mesmo. Segunda feira eu ligo novamente para saber, porque pode ter certeza que não vou ficar esperando a boa vontade né...

Decidi marcar uma endocrinologista logo também, na consulta passada com a GO, eu tinha pedido uma indicação de endocrinologista. Liguei para que haviam me indicado:
- Ah, ah é primeira consulta? A doutora não está mais atendendo primeira vez e nem tem previsão.
- Oxe, mas nem daqui três meses? Nem nada?
- Não, não tem previsão.
Nisso, eu fico indignada, mas não deixo transparecer. Agradeço e desligo.

Ligo para outra que indicaram no grupo de fortaleza “coisas de mãe” do facebook (é, não sou mãe, mas estou nos grupos,ta?!)
- Ah qual o plano?
Depois que eu disse, a atendente suspirou e depois de uma pausa disse:
- Só tem vaga para Agosto.
- Ok, então, que dias tem em Agosto?
Acho que ela ficou meio sem acreditar que eu queria marcar mesmo. Porque demorou a responder. Deu outro suspiro e respondeu.
- Dia 13 de agosto, de 14 as 17 horas, por ordem de chegada.
- Ok, então me marque.
Lógico que eu estava marcando mais por birra, do que por necessidade... Até porque se eu tivesse algo sério, daqui para Agosto eu já podia estar morta e enterrada, né? ¬¬ Nem perguntei se particular tinha vaga (é, porque se você fizer essa perguntinha básica, num instante surge vaga, parece mágica né?!). Se estivesse com algum problema mais sério, com certeza estaria apelando para pagar particular (massss acho um absurdo!!! Já pago todo mês um plano de saúde que custa uma fortuna exatamente para usar nessas necessidades!! Não tenho dinheiro sobrando assim!!).

Não desisti ainda. Lá no grupo também falaram que para marcar endocrinologista agora, só funciona ligando para o plano e pedindo para agendar por lá, meu medo era que colocassem algum médico bem longe que ficasse muito complicado de ir, mas tentei mesmo assim, custa nada tentar. Liguei para o SAC, expus tudo o que tinha acontecido quando tentei agendar consulta com endocrinologista. Falei o nome das endocrinologistas. E com um toque de “mágica”, eles me agendaram com a segunda que liguei (a tal que só tinha vaga para Agosto...), para a próxima semana, dia 12 pela manhã. Mágica né...

Por mais que o plano pague pouco ao médico, por que este então não sai logo do convênio e, fica só atendendo particular? Fica muito chato a gente pegar a indicação dele como conveniado e ter essa banca toda para marcar consulta pelo plano. Que absurdo!

E já andei sabendo que para o parto, o negocio também está complicado. Andaram inventando uma tal de “taxa de disponibilidade”. Se fosse para parto por via vaginal, até entenderia né, afinal demora e o médico fica a sua disposição... Mas andam cobrando essa “taxa de disponibilidade” para cesárea agendada também ¬¬ Aquela que o obstetra, geralmente (lógico que tem exceções...) marca num dia e horário que é mais conveniente para ele. Que absuuuuurrddo!!!

Marcar consulta com pediatria também anda indo no mesmo rumo segundo o que andam falando. Onde vamos parar?!

3 comentários: