sábado, 28 de fevereiro de 2015

:: OFF TOPIC :: Como superei o medo de dirigir

Ando observando muitas pessoas na mesma situação que vivenciei durante sete anos... Resolvi compartilhar um pouquinho da história de como que superei o medo de dirigir.

Imagina como é... Completou 18 anos e tirou a carteira. Mas as pessoas não confiam que você dirija e simplesmente não deixam você dirigir. Vai passando o tempo e até você mesmo perde a confiança de que é capaz de dirigir. Só pensar na possibilidade de estar no banco do motorista lhe apavora. Mas o tempo vai passando... A vida continua e você sempre dependente dos outros “ me leva no sei onde...” “vem me buscar...”. E assim foram sete anos... Habilitada sim, mas condutora não. Até que consegui mudar o rumo dessa história, conquistei minha independência de ir e vir.


Como foi?
Já estava casada há dois anos e ainda era estudante universitária na época. Depois de algumas brigas com o marido (ele estava cansado de ir me deixar e me pegar na faculdade...). Resolvemos que, apesar de eu já ser habilitada há anos (eu passei de primeiríssima no teste do DETRAN, assim que fiz 18 anos...), eu iria voltar para á fazer aulas de direção, aproveitando o período de férias.

O processo das aulas demorou cerca de quatro semanas, todo dia uma aula. Na primeira semana, eu fiz no carro do instrutor, era um celta e tinha o freio mágico... Na segunda semana, eu fiz no outro carro do instrutor, este, não tinha o freio mágico... E na terceira e quarta semanas, eu fiz no meu carro.

O bom é que nenhum dos carros possuía indicação nenhuma que é "autoescola", porque quando o povo sabe que a pessoa está "aprendendo" faz é atrapalhar, fica buzinando sem motivo. Fazem coisas só para atrapalhar.

Eu só lembro quando, no processo de tirar a carteira de habilitação, há dez anos, estava no carro da autoescola, parei no sinal vermelho e o carro de trás ficou buzinando totalmente sem motivo. Afinal o sinal vermelho, tem que esperar ficar verde ué. Era só para me deixar nervosa.

Como eram as aulas?
As primeiras foram mais para “relembrar” como era dirigir. Afinal, eu tinha pavor de dirigir, não pegava no carro de jeito nenhum. Mas, em três aulas, eu já estava mais ou menos lembrada de tudo. Depois disso, as aulas eram mais para me dar segurança. Íamos aos destinos que eu sabia que teria que ir, variamos em todos os trajetos possíveis para chegar a eles. Íamos para ladeiras. Íamos treinar baliza.

E, assim, retornaram as aulas. E passei a dirigir todos os dias. Coincidentemente, precisei fazer uns trabalhos em uma obra que ficava na BR... Imagina? Eu sozinha dirigindo na BR? Com aqueles caminhões todos? O.O Mas deu super certo. \o/  Hoje em dia, to me localizando melhor, sei quais os melhores caminhos e tudo. Eu ensino caminhos para os meus pais, tios, marido... Acho isso o máximo. \o/

Sim, foi um processo complicado. Durante os sete anos que fui habilitada... Tentei começar a dirigir de fato várias vezes (pai, mãe, namorado - na época ainda era namorado =P... todos tentavam dar aulas de como dirigir... Mais atrapalhava, do que ajudava, na verdade). Sempre acontecia alguma coisa que me deixava muito nervosa e eu desistia.  Era algo que me deixava muito para baixo, eu ficava imaginando como que ia levar as crianças para a escola, para a natação, para o balé...  Quando eu era criança, minha mãe sempre me levava para tudo. Como que eu iria poder fazer isso com os meus filhos, se eu não dirigia?? Eu me preocupava tanto com isso =P kkkkkkk Mas, graças a Deus e, as brigas com o marido (às vezes as coisas ruins acabam por nos impulsionar a coisas boas...), superei o medo e dirijo para todo canto.


5 comentários:

  1. Eu estou passando por isso, fiz até post no blog... mas ao contrário de vc, foi pq bati a primeira vez que peguei sozinha rsrs... mas estou tentando sozinha vencer esse medo... hoje peguei para dirigir na rua, quase deu certo, muitos erros, mas não vou desistir... preciso me tornar independente, também penso quando tiver filhos! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a primeira vez que peguei... encostei em outro carro. Não, não estava sozinha, estava com a minha mãe...Foi só os berros! Depois disso foi que começou o medo...E o povo não deixando eu dirigir ¬¬

      Excluir
  2. Que legal, flor! Conheci seu blog hoje, também sou tentante e também preciso superar o medo de dirigir. Penso nas mesmas coisas que você, ser independente pelos meus filhos. Eu até dirijo, uma vez ou outra, pra lugares que já conheço, a noite, quando o trânsito é menos intenso, mas é sempre um momento de muita tensão e olha que eu tenho carteira há quase 11 anos, também passei de primeira no DETRAN e até dirigi no período que morava com meus pais. Mas depois que bati o carro ficou um trauma. Preciso superar. Com fé esse ano eu consigo! ;)
    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gê, você vai conseguir superar simmmm. É persistência, todo dia tu pega um pouquinho.
      Sabe que eu prefiro mil vezes dirigir de dia do que a noite... =P Não gosto dos faróis na minha cara, embora eu sempre voltava da faculdade a noite... fazer o que né.

      Excluir
  3. Isso aí Mom, predemos o medo só dirigindo mesmo, treinando e treinando! Ir e vir quando quiser é libertador!

    ResponderExcluir