terça-feira, 6 de outubro de 2015

O que aconteceu...

Ok, vamos lá... desde o início.

O exame saiu as 13:30. Eu realmente estava grávida, beta deu 7098. Contei a novidade para o marido com a surpresa que preparei, pouco depois, as 14h, comecei a sangrar muito. Queria ir direto para emergência. Mas marido ligou para irmã dele, que é médica, e ela disse que seria melhor ir no consultório da GO que estava me atendendo. OK, fomos para lá. E qual a nossa surpresa a descobrir que ela está viajando? Perguntei para atendente se havia algum médico que pudesse me atender, eu estava sangrando muito. A atendente disse para irmos para emergência da Unimed. Fomos para lá.

Pego a senha (primeira vez que pego senha preferencial ...) Na triagem, me dão uma pulseira de "risco médio", o que, teoricamente, seria para que eu fosse atendida o mais breve possível.

Chá de cadeira. Depois de um tempo interminável, uma senhora me atende. Faz um exame (meu primeiro exame de toque) no consultório e constata exatamente aquilo que eu já estava falando, eu estava sangrando muito, era uma "ameaça de aborto". Me encaminha para fazer ultrassom. Mais chá de cadeira.

O ultrassonografista é muito seco. Mal fala nada. Disse que tinha um descolamento, mas que poderia evoluir para um aborto. Não aguentei e perguntei "e aí? Ainda não é um aborto?" e ele simplesmente repente "é um descolamento, mas que pode evoluir para um aborto".

Duas horas de chá de cadeira para pegar o resultado do exame.

Com o exame em mãos fomos para o corredor em frente ao consultório da obstetra. A porta do consultório está aberta, um monte de gente lá dentro jogando papo furado. A GO plantonista percebe que estamos lá e sai para o corredor.

"Deixa eu ver o exame".

E lá no corredor mesmo, olha o exame.

Não lembro exatamente como foram as palavras dela.

Primeiro ela quis saber se tinha acertado o tempo de gestação ¬¬ Depois diz:
" Aqui no ultrassom, ele colocou "involução" quer dizer que já está em processo de expulsão. Olha o que vamos fazer. Você irá ficar observando para ver se o corpo expulsa sozinho ou terá que voltar daqui três dias para fazer uma curetagem".

E isso, bem ali, no meio do corredor. Com um monte de gente dentro do consultório, jogando papo furado.  E eu tive muita vontade assim que ela quis ver o exame, de pedir para irmos para o consultório, mas o consultório estava"lotado". Eu sei que é um aborto mesmo, porque realmente estou sangrando muito, mas não estou confiando nenhum um pouco nessa médica plantonista. Ela nem falou que existe um medicamento que ajuda a expulsar, já foi falando que poderia precisar fazer curetagem. A GO que estava me atendendo está viajando e eu me sinto abandonada. Não sei a quem recorrer. Choro até pegar no sono.

Na terça...

Acordo. E a sensação que tenho é tudo não passou de um sonho. Vou ao banheiro... E ao ver novamente sangue, a ficha cai que não foi um sonho, aconteceu mesmo, está acontecendo. E logo as lágrimas começam a cair.

Começo a pensar em tudo. Estou muuuuuuito triste, com raiva, me sentindo abandonada. Acho que a tristeza maior não é nem por causa do aborto (afinal, a ficha ainda nem tinha caído direito...), foi por causa da seqüência dos fatos...

A GO estar viajando e não ter deixado nenhum médico de "backup" para emergências, lá na clinica tem pelo menos uns seis médicos... Nenhum podia me atender? É muita má vontade.

A emergência, não devia se chamar de "emergência". Se fosse emergência mesmo, eu seria atendida logo e não foi o que aconteceu...

Porque o ultrassonografista não respondeu a minha pergunta objetivamente? Eu perguntei claramente, se estava abortando. Porque ele não respondeu? Porque preferiu colocar só no laudo: gestação com idade de 5 semanas, apresentando sinais involutivos.

Porque a imbecil da médica plantonista, me atendeu no corredor? É muita falta de respeito. E também muita falta de tato dar a notícia assim... não podia ter amenizado um pouco? Falando tipo "olha, as vezes, na primeira gravidez, é normal que não dê certo...". Saí de lá totalmente assustada. O que eu devia observar sair afinal? Terei que fazer curetagem? O que é isso? Não tem nenhuma medicação que ajude a expulsar? E se eu não ver nada saindo e parar de sangrar mesmo assim? Vai ficar lá? E se eu tiver uma infecção? Será que não teria nada para fazer? Pensei que teria que repetir o beta, para ver ele diminuindo... Não precisa repetir o ultrassom depois para saber se saiu tudo? Porque ela não falou nada mais? Fiquei totalmente perdida, certa que estava mesmo abortando, mas totalmente perdida ao que fazer a seguir...

Pedi a Deus para me ajudar. Eu estava sofrendo muito, a dor psicológica de tudo aquilo estava muito grande para conseguir assimilar...

Quando marido acordou, eu disse a ele o que tinha decidido. Primeiro, queria que ele desmarcasse meu exame da endometriose que estava marcado para sexta (afinal, não dá para fazer exame em processo de aborto)... Depois queria que ele arranjasse um médico para que pudesse ter outra opinião do que devíamos fazer. Porque, com certeza, se eu fosse fazer essa tal curetagem, eu queria estar totalmente sedada e que fosse outro médico, para aquela médica lá, eu não volto mais.

Fui ao banheiro e vi que o sangramento diminuiu 90% em relação ao que estava. Marido conseguiu uma GO para me atender. Fomos lá.

Lá, ela fez novamente o exame de toque. E disse que o colo ainda estava fechado, mas amolecido. Sinal de aborto mesmo...E que também ainda havia sangue... Mas que não tinha como ter 100% de certeza, pois a gravidez era muito recente. Mandou repetir o beta amanhã. Se ele diminuir ou aumentar pouco, confirmamos o aborto. Falou também para fazer um ultrassom daqui quinze dias, para confirmar se útero estava limpo. Só por desarrego de consciência, passou ultragestan. Porque apesar de ter 95% de certeza do aborto, não é 100%, podia também ser baixa progesterona e tinha a mínima possibilidade da gravidez vingar.

Bem, amanhã eu faço o beta. Tento não manter esperanças, porque eu tentar me apegar a isso, vou sofrer muito mais. Lógico que tenho fé em Deus, mas eu sei que ele vai fazer o que for melhor... Estou bem abalada, já mandei email para minha psicóloga, amanha temos um encontro.

Gente, realmente muito obrigada pelo apoio de vocês. Vocês não tem noção de como me ajudam!!


10 comentários:

  1. Amiga do céu! Sinto muito mesmo! Que médica mais cavala, sem o mínimo de bom senso de respeito! Nada nesse mundo justifica a maneira como ela te atendeu! Insensível e desumana!

    Amiga que Deus conforte seu coração nesse momento de espera do beta e da ultra, sabemos que para Ele nada é impossível né!? Vamos deixar nas mãos dele e crer que a sua vontade é perfeita e agradável! Ainda que fuja do nosso entendimento!

    Beijos amiga! Fica em paz!

    ResponderExcluir
  2. Horrorizada com o atendimento do hospital e com a falta de sensibilidade da médica... Esses médicos de hoje só querem $$ mesmo, pouco ligam pras pessoas.

    Eu sei que a chance é pouca, mas vou me apegar a esses 5% um pouquinho mais... Ainda não consigo acreditar em tudo o que aconteceu contigo =/

    Apoio, por aqui, não vai faltar! Pode ter certeza disso!
    Abraço beeeeeeeem forte pra você =)

    ResponderExcluir
  3. Querida, sem palavras para essa falta de sentimento dessas pessoas, fico chocada!
    Vi que está seguindo meu blog, saiba que se quiser pode me mandar e-mail para conversarmos melhor.
    Que Deus lhe dê muita força e saiba que rezarei por você!
    Abraço bem forte!

    ResponderExcluir
  4. Sem palavras para expressar como sinto tanto por vc, como isso deve ser dificil e como vc deve estar se sentindo.
    Mas saiba que deus a está amparando, tenha fé e precisando estamos aí.
    Um abraço cheio de amor e carinho

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Impressionante como alguns médicos se tornaram completamente insensíveis!

    Faça o beta, siga direitinho o que mandaram você fazer. Vá fazer a ultra como indicaram.

    Compartilhe aqui com a gente a evolução e, não se esqueça de que não está sozinha. Estamos com você! Conte comigo, viu?

    ResponderExcluir
  6. Mom, acredito que neste momento nenhuma palavra alcança a dor que você deve estar sentindo. Mas Deus sabe de todas as coisas e olha por você. Você pode estar chorando agora, mas em breve você irá sorrir e glorificar a Deus por todas as bençãos que estão por vir!
    Um abraço bem apertado e deposite tudo nas mãos de Deus. Ele não falha!
    http://projetonossobebe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Mom não sei nem o que dizer! Vontade de dar na cara destes médicos, olha claro que nem se compara a minha situação com a sua, mas faz uma semana que estou com dor no rim e vou ao pronto socorro e só falta o médico me falar "minha filha o que vc quer que eu faça?", não e fácil não, de repente até seria o caso de c denunciar esta médica e o pronto atendimento para a Corregedoria da Unimed e para o próprio CRM, enfim. Fora isso, torcendo para que vc se recupere logo, por dentro e por fora, que logo, logo vc tenha grandes motivos para sorrir, não se sinta desamparada, fique bem e fique com Deus. Bjão

    ResponderExcluir
  8. Que Deus te conforte Mom, imagino que não deva ser fácil passar por tudo isso!
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Passei quase pelo MESMO que vc está passando! Nossa, parece que vi um filme ao ler seu texto. Uma ameaça de aborto (no meu caso depois virou aborto mesmo) misturado com abandono e descaso médico. Desumanidade seria a palavra!!!
    É revoltante, dá vontade de denunciar pro CRM, pra imprensa, colocar a boca no mundo.
    Que Deus esteja com vc. Se ampare Nele que tudo vai correr bem daqui pra frente.
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  10. Puxa, não sei bem o que comentar, mas sinta nossa apoio, mesmo que virtual, vc está acolhida por nós. Uma falta de respeito por parte dos hospitais e centros médicos. Outro dia tive um grande mal estar por causa do hiperestímulo com a medicação da FIV e me deixaram por mais de 6 horas em uma cadeira com soro, sem dar retorno. Sinto muito, mas como sempre digo em meu blog, força porque as coisas demoram para acontecer, mas elas acontecerão!
    Estou contando tudo sobre minha 4ª transferência de embriões, desta 3ª FIV, mas desistir nunca!!! Força. Bjssss
    Dani Vilela
    www.meudiariodafiv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir