sábado, 1 de agosto de 2015

Coleta de sangue no laboratório...01.08.15

Bem, não voltei aqui para avisar antes, mas... sim, o RED chegou... Chegou no dia 30.07, este ciclo teve 32 dias de duração. Com a chegada do RED, pude enfim fazer a coleta do exame de sangue hoje, no 3dc conforme a solicitação médica.
Desta vez resolvi mudar e fiz a coleta em outra rede de laboratórios. Foi a melhor coisa que fiz... Lembram da saga que foi a coleta em janeiro (Coleta de sangue no laboratório...27.01.15)?
Poiseh, nesta lista de exames também tinha a tal da "prolactina" que gerou a polêmica da outra coleta. Só que desta vez, a coleta foi totalmente diferente, exatamente como deveria ter sido a primeira.
Cheguei no laboratório, a moça que, por coincidência, era minha chará de nome, me encaminhou para uma sala de repouso, onde haviam três macas. Disse que durante os 30 primeiros minutos, eu teria que ficar deitada, sem me mexer, sem falar, enfim, ficar sem fazer absolutamente nada e me entregou uma coberta. Nesse tempo esperando, por muito pouco, eu não adormeci. A única coisa que impediu, foi que esta sala ficava próxima ala de coleta infantil; então só o que se ouvia era os escândalos das crianças para tirar sangue...
Após esses 30min, a moça veio colher a amostra. Disse que as restrições eram por causa do exame de prolactina. Ela me liberou para falar e mexer no celular. Aí veio a parte daquele famoso suco adocicado do exame de curva glicêmica.
Como eu pedi na minha consulta para a médica ver a questão da resistência a insulina, teria que fazer esse exame que consiste em beber um líquido altamente doce e tirar amostras de sangue após determinados períodos de tempo (é um exame comum do pré natal para saber se tem ou não, diabetes gestacional). No meu caso, teria que permanecer ali mais duas horas.
Minha dificuldade nesse exame não foi por  ser um liquido altamente doce...foi mais por ter que tomar os 300ml todos de uma vez só (por causa da contagem do tempo) e por estar em jejum (afinal, eu fui fazer também os outros exames...). Pense numa pessoa que ficou meio nauseada, mas ajudou bastante o fato de estar deitada.
Durante as duas horas aquela sala ficou altamente movimentada. Teve a chegada de uma adolescente que simplesmente desmaiou durante a sua coleta de sangue. A menina estava totalmente pálida. Mas, poucos minutos depois, ela já estava melhor. Foi atendida pela médica do laboratório.
Uma curiosidade que eu não sabia e fiquei sabendo hoje. Lá no laboratório tem sempre um médico de plantão, exatamente para esses casos. Talvez todos os laboratórios sejam assim (ou não), só sei que achei bem útil saber que tem este médico por lá para emergências.
Bem, gostei bastante dessa rede de laboratórios e, provavelmente, agora só faça exames lá.
Esperar os resultados. ;)

11 comentários:

  1. É muito bom quando encontramos uma rede de laboratórios que satisfazem as nossas expectativas, principalmente quando temos que realizar exames com uma certa frequência. Bjos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Lyanna. Tomara que esse laboratório continue me satisfazendo porque o outro do começo do ano foi uma decepção total.

      Excluir
  2. Concordo com a Lyanna. Precisamos estar tranquilas na hora de fazer estes exames,e confiar no laboratório é essencial. Minha mãe recentemente fez um exame que constatou alto nível de colesterol. Só que o colesterol é de origem animal e ela é vegetariana há mais de 20 anos. Ou seja, a confiança naquele laboratório foi pelo ralo. :( Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixeeee, Mamuska, complicado isso de resultado errado.
      Aqui em Fortaleza tem uma clinica que já ouvi num sei quantos relatos de exames errados... Não piso lá nunca que é para não ter perigo.

      Excluir
  3. Nossa eu não sabia disso para mim era todos 100% confiáveis... vou ficar de olho... a médica também me solicitou esse exame da prolactina...
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Cris, tem que ficar de olho... Leu meu relato da coleta no começo do ano? As vezes parece que a gente está mais bem informada que o povo do laboratório ¬¬

      Fica de olho nesse negócio de ter ou não ter "repouso" antes do exame, porque pode alterar resultado da amostra nesse exame de prolactina.

      Excluir
  4. Vish, meu exame de prolactina deve ter sido bem zoado então... Eles só contaram meia hora do momento que cheguei ao momento que colhi e fiquei sentada esperando u.u
    Que bom que gostou da rede! Eu tinha uma que adorava mas eles não atendem o plano da minha empresa =/
    Espero que os resultados venham logo e estejam todos ótimos!
    E, realmente, antes a red vir logo e acabar com a dúvida do que ficar enrolando só pra dar as caras depois hehehehe
    Beijo!!
    www.dosonhoaespera.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é ter ficado quietinha, sem muitos movimentos. ;)

      Excluir
  5. Que bom que o lab te passou confiança!

    Bjus

    http://esperando-esperar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu também fiz o exame da Glicose esta semana que passou, e achei horrível. Desde o gosto, até ter que beber tudo em 5 minutos e ainda passar por duas picadas foi quase insuportável. bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oxe porque não deixaram o acesso no seu braço? Só levei a picada do início, pois deixaram a "borboletinha" no meu braço exatamente para não ter que furar novamente. o.O

      Excluir