quinta-feira, 2 de abril de 2015

Dia mundial de conscientização do autismo #blueforaiden




Hoje assistindo o canal da Patrícia Vargas - https://www.youtube.com/watch?v=Ejd1mXPVwyI, descobri que 2 de Abril é o “Dia Mundial da Conscientização do Autismo”. O filho dela, o Aiden, tem diagnostico de autismo.

O autismo precisa de muito mais divulgação. Existe muito preconceito envolvido e pouquíssimas informações disponíveis, principalmente aqui no Brasil. E sabemos que informação é poder. Quanto mais cedo for descoberto, mais eficaz será o tratamento para melhor inserir a criança no meio. Existem muitas pessoas adultas com diagnostico de autismo que nós nem chegamos a ter conhecimento que elas tem autismo de tão natural que se torna.

Conheço uma criança próxima que desconfio altamente que ela tem autismo ou algo do gênero, mas que os pais não falam de jeito nenhum a respeito... Talvez seja por medo do preconceito. O que podemos fazer para respeitar isso é evitar fazer perguntas e tal. Mas confesso que é muito desconfortante. Porque não sabemos como agir com a criança e eu quando preciso comprar algo para esta criança nas datas comemorativas, costumo ficar louca sem saber o que dar... Sempre na dúvida, se respeito a faixa etária dos brinquedos ou não. Se preciso procurar alguma característica especifica... Simplesmente não sei o que fazer. E como não tenho muito contato, acho muito chato ter que perguntar algo assim, né? Acho, sinceramente, que se eles abrissem o jogo ficaria mais natural para todos. O preconceito começa por nós mesmos.

Por experiência própria, já disse que tenho uma mãe deficiente física..., é algo tão normal que até esqueço que ela não tem um braço, juro. As vezes esqueço e peço para ela fazer algo que não dá kkkkk (lembram daquele filme que o cara passa o telefone para um tetraplégico? "Intocáveis", o nome do filme.) É tipo isso... Acontece. =P Torna-se algo natural que a gente esquece totalmente das limitações da pessoa. Mas, para isso, precisa ser tratado assim, como algo natural, sem esse joguinho de querer ficar escondendo a verdade e fingir que o problema não existe. Vamos deixar esses preconceitos de lado. Informação é poder. E quanto mais informações tivermos a respeito, mais podemos ajudar e compreender.

Vamos divulgar e pesquisar a respeito.

E para participar, aqui vai: 


#blueforaiden

Um comentário: