domingo, 26 de abril de 2015

Como calcular o período fértil com ciclo irregular

Com os dados em mãos, a mulher deve subtrair 17 dias do período mais curto e subtrair 12 dias do período mais longo. O período fértil será o intervalo entre esses dois resultados. Por exemplo: se o ciclo mais curto for de 26 dias e o mais longo for de 30 dias, o período fértil será entre o nono e o décimo oitavo dia do ciclo. “Fazemos essa conta porque não há como saber se o próximo ciclo será mais curto ou mais longo, mas é apenas uma média”, pondera o médico. “Se o objetivo é não engravidar, acrescentamos um dia nas duas contas, então, deve-se subtrair 18 dias do ciclo mais curto e 13 do mais longo.”

“Uma mulher que tenha um ciclo irregular não vai ter como ter certeza que está no período fértil só com cálculos”, reforça. “O melhor jeito de ela descobrir é por meio dos sintomas.”


Calcular o período fértil no ciclo irregular não é seguro para quem está tentando engravidar ou para quem não quer engravidar, pois como o ciclo menstrual não vem sempre no mesmo período, as contas podem ser erradas. No entanto, uma forma de saber quando é o período fértil em caso de ciclo irregular é anotar durante um ano a duração de cada ciclo menstrual e depois subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo.

Por exemplo: 
Se o seu ciclo mais curto foi de 29 dias e o ciclo mais longo de 31 dias, então:

(Período mais curto: 29 dias) – 18 = 11
(Período mais longo: 31dias) – 11 = 20

Ou seja, o período fértil será entre o 11º e o 20º dias do ciclo.


O ciclo menstrual pode variar de mês para mês. Para estimar quando começa o período fértil, verifique na lista a duração do ciclo menstrual mais curto e subtraia 18 desse número. Por exemplo, se o ciclo mais curto foi de 27 dias, então estima-se que o período fértil começaria no dia 9 do ciclo menstrual (27-18). Para estimar o último dia do período fértil, pegue a duração do ciclo menstrual mais longo e subtraia por 11. Desta forma, para uma mulher com ciclos menstruais variando de 27 a 30 dias, pode-se estimar que o período fértil começaria no dia 9 do ciclo menstrual (27-18), e o dia 19 (30-11) seria o último dia do período fértil.

(do dia 11dc ao dia 21dc)

Nenhum comentário:

Postar um comentário