quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Aborto II: Sintomas de Aborto

 Existem muitos sinais que o corpo pode dar informando que está acontecendo algo de errado com sua gestação. Os possíveis sintomas incluem:

· Sangramento da vagina, onde a quantidade pode variar de algumas gotas de sangue à sangramento intenso (meu segundo aborto tive sangramento intenso com coágulos durante dois dias, pra terem idéia eu trocara de absorvente a cada 10 minutos.) o sangramento pode começar sem nenhum aviso, ou pode apresentar um corrimento escuro inicialmente, como foi o meu.
· Dor como câimbra no baixo ventre
· Secreção abundante proveniente da vagina sem sangue ou dor (quando a bolsa d´água estoura)
· Pode também perceber algum material sólido passando no canal vaginal, se conseguir, guarde o material para ser examinado pelo seu médico.
· É possível também que você não tenha perda de sangue ou dor, porém não sinta mais nenhum sintoma de gravidez. Neste caso o embrião/feto pode ter parado de desenvolver e não exista mais batimentos cardíacos.

Os abortos espontâneos (inevitáveis) podem ser completos ou incompletos (retidos). No aborto completo, o colo do útero se abre e o material fetal é expelido totalmente, normalmente seguido de sangramento muitas vezes intenso. No aborto incompleto só uma parte do material fetal é expelida, neste caso, uma dilatação do colo do útero associada a uma curetagem ou procedimento de sucção pode ser exigido para remover o restante do feto e da placenta.
Um aborto geralmente não coloca em risco a saúde da mulher, a não ser que seja incompleto, e caso isto ocorra sem ser diagnosticado e tratado, o sangramento pode continuar e o tecido deixado no útero pode infeccionar. Meu 1º aborto foi incompleto (retido), fiquei 52 dias com o saco gestacional no útero até decidir procurar outro ginecologista, pois o meu dizia que o material ia sair espontâneamente. Tive que passar por uma curetagem de urgência pois eu já estava com febres sugerindo uma possível infecção.

Uma informação que eu acho importante a gestante saber é que uma queda da mãe raramente causa aborto, pois o bebê está muito bem protegido dentro do útero, e não há nenhuma evidência que estresse emocional ou físico, ou atividade sexual, possam causar aborto numa gravidez normal.
Caso você apresente alguma ameaça de aborto, não se desespere totalmente, ainda há chances da sua gravidez continuar. Se o seu colo do útero permanecer fechado, mesmo com um pequeno sangramento, provavelmente seu Ginecologista indicará para você repousar e alguns receitam medicamentos para conter supostas contrações e normalmente indicam o uso da Progesterona por precaução de uma deficiência deste hormônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário