segunda-feira, 24 de junho de 2019

Bebê de 4 meses: Marcos do Desenvolvimento

Hoje, vamos dar continuidade ao assunto marcos do desenvolvimento falando do bebê de 4 meses?

Quando o bebê tem quatro meses, deve ter atingido os seguintes marcos do desenvolvimento:



Eu expliquei como podemos estimular cada um desses marcos no post Bebe de 3 meses: Marcos do Desenvolvimento. Se o seu bebê não atingiu algum desses marcos, lembre-se que cada bebê tem o seu tempo e se desenvolve de um jeito. Ele não está atrasado, ele tem seu tempo. Você pode tentar estimular mais para ele atingir esse marco.

A partir do 4° mesversário, ao longo do mês, o bebê poderá atingir os marcos do desenvolvimento do bebê de 5 meses e você pode tentar ajudá-lo a alcançá-los:




- Consegue distinguir cores primárias:

A visão é algo que se desenvolve sozinha ,mas você pode sempre ajudar o desenvolvimento da musculatura ocular, fazendo o bebê acompanhar o movimento de algum objeto para um lado e para o outro. Com o tempo você vai notando como ele acompanha e que coisas que não chamavam a atenção antes, vão passar a chamar.

O importante aqui é observar se a visão está se desenvolvendo conforme a idade e caso encontre alguma coisa diferente, você deve conversar com o Pediatra. Caso ele ache necessário, irá lhe encaminhar para um Oftalmo Pediatra. 


- Consegue se virar deitada:

Esse marco do desenvolvimento é comum também no bebê de 4 meses e eu falei nele no post Bebê de 3 meses: marcos do desenvolvimento.

Existem brincadeiras que estimulam o bebê a rolar. Além de pegar o corpinho dele e rolar , você pode usar uma toalha ou lençol dobrado, colocá-lo no meio e ajudá-lo a rolar, puxando mais um lado da toalha, depois o outro, de forma que ele role no meio. Quando você conseguir que ele role para um dos lados, faça festa, sorria, dê gargalhada, para ele achar isso legal e querer repetir ou, simplesmente, para tornar a brincadeira mais divertida e ele gostar de fazê-la! 

- Consegue se distrair com as mãos e os pés:

Existem alguns brinquedos que ajudam o bebê a descobrir suas mãos e pés mais fácil. Funcionam como pulseiras e tornozeleiras que possuem algo que ao ser movimentado produz um barulho, ajudando a chamar a atenção do bebê, inclusive para repetir a brincadeira.

Normalmente, o bebê se distrai com as mãos e pés deitados, no berço. Por isso, você já pode aprender (se o bebê deixar, claro) a deixá-lo um pouco mais no berço quando ele acorda e esperar uma reclamação de verdade, antes de ir buscá-lo no primeiro barulhinho.

- Vira na direção de barulhos novos

Toda brincadeira, toda conversa, ajudará o bebê a atingir esse marco, se interessando para procurar de onde vem o som!
Você pode brincar com o chocalho longe do campo de visão dele para ele procurar. Depois, ele olhará até para procurar quem entrou na sala!

- Reconhece o próprio nome

Para isto, é importante que você ensine o nome do seu filho, chamando-o pelo nome, não por 'bebê' ou por apelidos/adjetivos.
Quanto mais você o chamar pelo nome, mais rápido ele "responderá", olhando pra você.

- Põe objetos na boca

Claro que o bebê suga objetos faz tempo, mas ele mesmo pegar e colocá-los na boca é um novo marco! Para isso, deixe-o pegar alguns brinquedos com a própria mão, não entregue tudo.

Até ele acertar diretamente na boca, podem ocorrer alguns acidentes, como bater na testa, cair rolando, machucar o olho, enfim! Não se preocupe, faz parte e não corrija tanto o movimento, uma hora ele acertará!

- Senta com apoio

A maior recomendação era tentar sentar o bebê com muitas almofadas ao lado.
Não espere que seu filho esteja deitado e simplesmente levante o tronco e sente!

Não é isso que ele fará. Talvez ele até consiga isso, mas o marco do desenvolvimento aqui é 'ficar sentado', não 'sentar-se'. Mas você já pode ir ensinando a se sentar sozinho, colocando-o deitado e puxando-o, levemente, pelos braços (LEVE MESMO, cuidado para não deslocar o ombro do bebê) até chegar à posição sentada. Deixe-o alguns segundos e recomece o processo, fazendo mais 2 ou 3 vezes, não forçando demais uma musculatura que ainda está em desenvolvimento.

Além disso, ainda é necessário apoio para a coluna dele não se machucar. Isso quer dizer coisas fofinhas. Não exija tanto do seu filho colocando-o em uma superfície muito rígida, se ele ainda não consegue sentar sem apoio.

E lembre-se de protege-lo caso ele não aguente mais a posição ou simplesmente perca o equilíbrio e caia! Cerque-o de almofadas, lençóis, o que for fofinho e diminua impactos grandes em caso de queda!

Outra coisa simples e muito legal que encontrei foi essa almofada que você pode fazer em casa que a Macetes de Mãe ensina o passo a passo aqui!




Com uma calça jeans, ela criou uma almofada para dar apoio ao bebê e ajudá-lo a 'aprender' a sentar.

O que o bebê de 4 meses pode:

- Quando não amamentado, já pode introduzir os sólidos, de acordo com as orientações do seu Pediatra.
- Como tem o estômago maior agora, poderá ser alimentado com uma frequência menor (conforme as orientações do seu Pediatra). Aqui, pouco antes de Henrique completar 4 meses, as mamadas passaram para de 4 em 4 horas.
- Ele já pode reagir a sua presença, com chutinhos e movimento dos braços.
- Passar a ficar mais seletivo com pessoas.


Para o bebê de 4 meses as atividades recomendadas são:

- Manter mais vezes o bebê de barriga para baixo para ele brincar, ficando sempre junto dele.
- Colocar brinquedos ao alcance da mão do bebê para que ele tente pegá-los.
- Utilizar móbiles para que o bebê brinque e tente tocá-los com as mãos ou os pés enquanto está deitado.
- Tocar e movimentar o corpo do bebê durante as brincadeiras para que ele perceba o espaço que ocupa e os movimentos que pode realizar.


As atividades recomendadas para o bebê de 5 meses, que você já pode começar a tentar fazer com seu filho, são:

- Colocar o bebê sentado e cercado de almofadas, mantendo as costas dele eretas - ficando perto dele.
- Segurar o bebê pelas axilas e colocá-lo de pé por períodos curtos.
- Deixar várias caixas e cubos coloridos para o bebê manusear.
- Ajudar o bebê a rolar usando uma toalha.
- Estimular o bebê a bater palmas.
- Conversar com o bebê e contar o que você está fazendo e pensando. Cantar para ele.



Idade da criança: 4 meses


A maioria das crianças de 4 meses já faz
Segura a cabeça com firmeza
Consegue apoiar o peso nas pernas
Responde com sons quando você fala com ela


Metade das crianças de 4 meses faz

Consegue segurar um brinquedo
Estica o braço para pegar objetos
Consegue se virar deitada


Uma pequena parte das crianças de 4 meses faz
Imita sons da fala -- "baba", "dada"
Pode aparecer o primeiro dente



Nenhum comentário:

Postar um comentário