sexta-feira, 21 de junho de 2019

Bebê de 1 mês: Marcos do Desenvolvimento

Quando o seu bebê atingir 1 mês, você deverá consultar os marcos do desenvolvimento mais uma vez.  Agora você olhará os marcos do desenvolvimento de 1 mês e constatará quais progressos o seu filho já fez e quais ainda não:

1 MÊS


- Levanta a cabeça
- Reage aos sons
- Olha fixo para rostos
- Passa boa parte do tempo dormindo
- Enxerga objetos muito próximos (15 a 20 cm)


Caso ele não tenha atingido um, não se preocupe, isso não é errado, cada bebê tem o seu tempo, respeite isso em vez de procurar explicação ou culpa! Mas veja que você deverá estimular mais nesse ponto, a fim de que ele desenvolva mais este marco através das atividades recomendadas.

Mas não é só isso! Agora você pode consultar os marcos do segundo mês. Talvez o seu bebê já tenha atingindo algum deles! Que ótimo, Parabéns! Mas claro que haverá muitos ou todos que ele não fez e que você deverá estimular e ficar atenta para ver a evolução do seu bebê. Cada marco é uma conquista que deve ser comemorada!


2 MESES



- Mantém a cabeça erguida por períodos curtos: Não deixar ele sempre deitado já ajudará bem nisto! Fora que é uma maldade deixar o bebê sempre deitado ou no colo (maldade pra ele, porque é gostoso demais, né? só que é ainda mais gostoso ver ele se desenvolvendo)! Passeie com seu bebê pela casa, leve para banho de sol no horário permitido, com proteção (um paninho na cabeça, guarda-chuva, respeitando os horários permitidos de sol - ainda não pode protetor solar, não!) e sempre evitando claridade nos olhinhos dele, mesmos se eles estiverem fechados.

- Levanta a cabeça num ângulo de 45 graus: As mesmas atividades acima irão estimular esse marco também. Além disso, você pode coloca-lo sob um almofada para ele fortalecer o pescoço e levantar a cabeça no ângulo de 45º (por enquanto) em diferentes posições. Com Henrique, eu fazia questão de não deixar ele no colo por tempo demais, porque quando no colo ele só dormia e nem pedia por comida o que acabava com a nossa rotina (sim! Henrique teve rotina desde que nasceu!). Mas não era só isso, se ficar o dia todo no colo, sem estímulos, o seu bebê não irá se desenvolver tanto quanto um bebê que faz atividades. Hoje, Henrique não aceita ficar no colo tempo demais sem fazer nada! Isso pode ser cansativo para algumas mães, mas estimulante para outras. Basta entender seu bebê, quais estímulos fazer, que isso não será chato!

- Vocaliza sons como “agu” e “arru”: Essa pra mim sempre foi a melhor parte! Ouvir os sons que Henrique faz, é muito estimulante! Os primeiros sons dele foram 'é'! E era tão legal você conversar com ele e ele concordar!! ahahahah Estimule conversando muito e as vezes repita o som que ele faz, para ele saber que está sendo ouvido e querer repetir! Sabia que a fala para os bebês no início é uma brincadeira como aprender a levantar os membros? É algo que ele tá descobrindo e se você já estimular desde cedo ajudará com que ele fale mais cedo!

- Segue os objetos com o olhar: estimule o olhinho dele, passando objetos em sua frente e vendo se eles os acompanha. Cada vez ele acompanhará um pouco mais e um determinado dia ele acompanhará você andando por todo o quarto, bom demais!

- Movimentos ficam menos bruscos: Seu bebê vai aprender a controlar os membros. Para isso, deixe que eles os use muito, não fique impedindo seus movimentos, deixe ele aprender! Quando tirei o kit berço de Henrique ele colocou o braço pra fora e fiquei observando a forma com que ele iria tirar, conversando com ele, mas sem tirar imediatamente. Se visse que ele iria se machucar eu iria tirar, mas ele tem que aprender e não podemos fazer tudo por eles! Mas também não fique esperando que ele pegue um objeto do dia pra noite, tenha bom-senso! ;)

- Sorri ao contato social: Essa é a evolução inicial mais legal que tem. No início serão espaçados e involuntários, depois bem mais voluntários. Os primeiros sorrisos de Henrique eram de saciado demais após tomar uma mamadeira gigante - meu gordinho (assim, como na foto abaixo)! O sorriso social é aquele que ele faz de forma voluntária, normalmente quando reconhece os mais próximos ou reage a gracinhas. No caso do meu filhote, eu notei o primeiro sorriso social quando fui o acordar para mamar (eu fiz isso algumas vezes e me arrependo, mas explicarei em outro post quando falar da rotina de Henrique), fiquei fazendo o leite e cantando pra ele e ele foi e abriu aquele sorrisão pra mim! Quase caiu pra trás, né? Ele sorriu porque reconheceu minha voz! Depois abriu os olhinhos e sorriu denovo! Aí, quer matar mamãe né?! Hoje os sorrisos veem até quando ele está olhando pra parede branca!!

- Desenvolve um tipo de choro para cada tipo de problema: Parecia loucura quando alguém me falava que eu entenderia o que meu filho queria pelo choro! Mas é verdade! Você vai aprender que cada choro quer dizer algo. Os de Henrique são: com fome, com sono, querendo estímulo. O mais fácil de distinguir é o de dor forte como cólica ou ouvido. Quando ouvir a primeira vez, vai ver que é histérico (em termo de som, meio que estridente, sabe?!), lhe dói também, então quando ouvir das próximas vezes saberá a diferença. Enquanto você não entender, tentar mantê-lo numa rotina ajudará a identificar mais rápido.

Para desenvolver cada uma dessas habilidades você deve fazer atividades com seu bebê, sempre respeitando o tempo e o limite dele. Henrique não gosta de ficar muito tempo na posição de barriga para baixo, que tanto fortalece o pescoço e deve ser feita sempre! Então todos os dias no horário mais disposto dele, pela manhã, coloco ele de barriga pra baixo um pouquinho e assim que ele mostra que não está gostando, antes de chorar, eu tiro, afinal a posição é importante e deve ser repetida. Se eu insistir em demorar ele pode associar a algo ruim e simplesmente, da próxima vez que for colocado nessa posição, chorar assim que for colocado. Lembre-se que o bebê já fará associações e você deve evitar associações negativas! Então, nada de forçar seu filhote a fazer algo que ele não quer, né?! Ele já tem querer sim, mesmo que seja apenas querer dormir!! ;)

Para o bebê de 1 mês, o site PediatraemFoco recomenda as seguintes atividades:
- Colocar objetos macios e coloridos a cerca de 20 cm da criança.
- Quanto o bebê estiver no colo ou deitado, movimentar objetos ou a mão lateralmente
- Colocar o bebê de bruços e apoiar as mãos nos pés dele, dando pequenos impulsos, para que ele vá se arrastando.
- Ajudar o bebê a colocar os pés e as mãos na boca como forma de conhecer as partes do próprio corpo.
- Juntar as mãos do bebê como se ele fosse bater palmas.
- Balançar chocalhos para que o bebê associe o som ao movimento.
- Às vezes carregar o bebê no colo virado para a frente, como se fosse uma cadeirinha, para ajudá-lo a firmar a cabecinha.

- Quando o bebê estiver deitado de barriga para cima, puxá-lo com cuidado, para que ele se levante um pouquinho, e deitá-lo novamente.

ATENÇÃO: Esta atividade DEVE SER FEITA COM MUITO CUIDADO. Primeiro, é importante que seu bebê já consiga ter algum controle do pescoço, se estiver solto e fazendo movimento brusco na descida, você estará forçando o pescoço e isso É PERIGOSO!!! Além disso, é preciso segurar com cuidado, fazer o movimento de forma lenta, para evitar DESLOCAMENTO DE OMBRO OU COTOVELO:





Isso é sério, perigoso e exigirá que o médico recoloque no lugar (antes disso você vai ouvir muito choro e seu bebê vai sofrer demais!). É melhor não fazer, do que fazer o movimento brusco ou errado. Para evitar quaisquer problemas minhas dicas são (na dúvida, consulte seu Pediatra sempre):

- espere um momento bem ativo do bebê, se ele estiver sonolento ou cansado o pescoço estará mais mole e ele não colocará força no movimento. Mas não faça se ele estiver distraído com outras coisas, porque ocorrerá os mesmos problemas de quando está cansado!

- faça os movimentos de forma devagar.

- comece com você sentada e as pernas flexionadas, como nessa foto abaixo, assim o bebê terá que 'percorrer' um caminho menor. Com o passar dos dias você vai aumentando a distância, bastando ir abaixando as pernas, conforme ver que o exercício está ficando fácil pra ele e você pode aumentar um pouco a dificuldade.

- inicie com poucas repetições! Tipo uma por dia. Depois você faz 2. Noutro dia 3... conforme você ver que seu bebê quer e aguenta! Respeite o limite dele e faça o exercício com segurança.

- procure apoiar não apenas na mão, mas também nos bracinhos e se precisar ter como apoiar as costas dele de forma rápida, caso ele canse no meio de exercício, evitando qualquer deslocamento de ombro, cotovelo ou machucar o pescoço dele.


Mas além dessas atividades e das que já recomendei para os recém-nascidos, quando seu filho completa 1 mês você já pode ver quais atividades são possíveis para o bebê de 2 meses e fazê-las com seu filho, para, além de estimular as habilidades de 1 mês, fortalecer seu bebê para que ele atinja os marcos do desenvolvimento do bebê de 2 meses, afinal, se atinge diferentes marcos durante os 30 dias, não quando o seu bebê faz mêsversário, né?!


Com 2 meses:



- Colocar o bebê de bruços, com brinquedos coloridos em ambos os lados, para estimular a noção de lateralidade.
- Movimentar objetos coloridos na frente do bebê, brincando e conversando com ele; isso estimula a movimentação ocular.
- Cantar e conversar muito com o bebê.
- Pendurar no berço objetos coloridos que façam barulho, em várias alturas e posições, para que o bebê possa (ou tente) até alcançá-los.

Gente, é super normal que seu filho não esteja nem aí para algumas dessas atividades, mas uma hora ele ficará super interessado e você BOBA!!! Se hoje ele nem deu bola, tente outro dia novamente!


Idade da criança: 1 mês

A maioria das crianças de 1 mês já faz
Levanta a cabeça
Reage a sons
Olha fixo para rostos

Metade das crianças de 1 mês faz 
Segue objetos com o olhar
Emite sons de vogal ("a", "u")
Enxerga desenhos em branco e preto

Uma pequena parte das crianças de 1 mês faz
Sorri
Dá gargalhada
Levanta a cabeça num ângulo de 45 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário