quinta-feira, 16 de março de 2017

RELATO :: Indução simples?

Entre as burocracias de fim de viagem, pegamos a estrada já a tarde e eu torcendo para conseguir chegar em Fortaleza antes das 18h, para dar tempo de ligar para a clinica do médico de reprodução, avisar que o ciclo tinha chegado e agendar a Ultrassom de início.

Consegui chegar a tempo de ligar e agendar a US para sexta de manhã, no 3dc. Porém me pedem para fazer exames hormonais na sexta, pela manhã antes das 7h (para que o resultado saia no mesmo dia). Estou sem as guias desses exames.

Já começou a desorganização... Se tinha exames hormonais, porque não me entregaram logo as guias na ultima consulta? Lá vou eu ter que dar um jeito de passar na clinica para pegar as guias antes de sexta.

~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~

Chego no laboratório para tirar sangue debaixo de muita chuva. Fortaleza estava com alerta de temporal justamente para esse dia. As previsões diziam que ia chover muito, ter vendaval, raios...

Volto para casa, tomo café e nisso já era hora de ir para clinica fazer a US.

Chego na clinica e aviso na recepção que tenho uma US agendada. A moça procura, procura, procura e não encontra meu nome. Chega outra atendente fala para a outra anotar meu nome e botar na lista depois vira para mim e pergunta se é Ultrassom para fertilização. Respondo que não, Indução. Me mandam esperar.

Duas horas depois me chamam para o ultrassom. A auxiliar da sala me pergunta:

"Essa ultrassom é começo do ciclo, né? Vai iniciar fertilização?"

"Não" respondo.

Ela meio incrédula "Não?"

Eu: "Não, vou fazer uma indução simples."

Ela mais incrédula ainda: "O doutor sabe disso???"

Eu: "Claro." - Nessa parte, quem ficou incrédula fui eu, por ela estar perguntando se o médico sabia...

O médico entrou na sala, fez a ultrassom, disse que de uma lado tinha sete folículos e que o outro lado tava ruim. kkkk Não entendi quantos folículos tinha, só entendi que não estava legal. Aí depois falou com assistente que esse mês será indução simples. Que usaríamos o Letrozol e o Menopur e falou as dosagens de ambos. Depois disse que repetiríamos o ultrassom na outra sexta e saiu.

A auxiliar pediu para eu voltar no turno da tarde, pois só podia liberar a receita após os resultados dos exames de sangue saírem.

Sai da clinica, com aquele ar cansado. Novamente vai começar a desorganização de me fazerem perder o dia todo nisso. Me mandando vir de manhã e de tarde. Porque não marcam os ultrassom para o turno da tarde logo? Assim o paciente só precisaria vir uma vez e já resolveria tudo. E me surpreendeu muito ouvir "menopur", eu pensava que a indução seria só com o Letrozol. Letrozol é um medicamento oral... Já o menopur é injetável.  Começando a me arrepender de ter inventado de fazer indução simples.

Fui almoçar com marido e ele comenta: "Acho que nem a auxiliar da clinica está botando muita fé nessa indução simples. Ela até estranhou não estarmos fazendo fertilização."

Só respondi que a auxiliar não é médica para saber qual é o nosso caso e o que resolveria. E que também ela nem conhece toda a nossa história para achar alguma coisa ou não.

Eu já tava arrependida e, aparentemente, marido também.

A tarde, fiquei monitorando o site do laboratório para saber quando os resultados dos exames sairiam. Logo que saíram voltei a clinica para pegar a receita das medicações. Me fizeram esperar uma hora só para pegar o papel. Minha paciência quase no espaço.

Achei a receita meio estranha, lá dizia para tomar dois comprimidos de uma vez (perguntei o horário para a moça e ela disse que de preferência no turno da tarde). Sexta, sábado... Domingo aplicar também o injetável. Segunda voltar só para os comprimidos. Na terça tomar os comprimidos e o injetável; na quarta e quinta prosseguir só com o injetável...  Me perguntaram se eu iria aplicar a medicação em casa ou na farmácia. Simplesmente não sabia, eu não tenho coragem de aplicar, teria ver com meu marido se ele ia encarar a missão ou não. Também me entregaram a solicitação de exames para fazer no dia da próxima US, Hormonais e de sorologias. Dei uma olhada rápida e vi o exame de Zica. Perguntei para a moça se esse o plano cobria, ela disse que não. Eu argumentei que sabia que para fertilização a Anvisa estava pedindo, mas para indução simples era novidade. Ela disse que caso houvesse exames com menos de seis meses não precisava repetir.

Voltei para casa crente que já tinha comprado todos os medicamentos que precisaria. Quando percebi que só comprei as quatro caixas dos injetáveis, tinha esquecido totalmente do medicamento oral. Pedi para marido comprar na volta do trabalho.

Iniciei a medicação oral já no final do dia.

~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~



~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~

Resultado exames hormonais 3dc:
Estradiol [80,5]
Progesterona [0,60]
FSH [6,5]
LH [5,6]
TSH [2,63]
T4 [0,85]

6 comentários: