quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Difícil e Surreal

Nascer, crescer, desenvolver, reproduzir, envelhecer e morrer. Este é o ciclo da vida, parece ser algo simples, muito simples. Será mesmo?

Cada dia me convenço mais que a sociedade é ingrata, cega e insensível. Isto, falando de um tema específico, o tema desde blog... onde chegamos exatamente na fase do "reproduzir". Porque é ingrata, cega e insensível? Porque simplesmente ignoram que existe um problema, o assunto vira tabu.

Dá para falar abertamente "olha, não estamos conseguindo engravidar...", sem que na mesma hora venham dizer "isso é porque você está ansiosa..."? Juro, já escutei isso até de médicos. Não, não entendo porque esse descaso. Quando estamos doentes, buscamos tratamentos médicos. Quando quebramos a perna, buscamos tratamentos médicos. Vai dizer para essa pessoa que busca tratamento médico que os problemas dela são por pura ansiedade? Porque então é diferente quando se trata de problema de infertilidade?

Fora, as pessoas externas, que usam as experiências próprias delas como parâmetro. "Ah eu engravidei no primeiro mês...". Sabe, chega a ser meio irritante. Que ótimo que você conseguiu engravidar logo, que ótimo que você e seu marido não tem nenhum problema de infertilidade. Simplesmente, respeite quem tem.

Infertilidade não é esterilidade. Não significa que a pessoa NUNCA irá engravidar, significa que ela tem certa dificuldade para isso. As vezes é muita dificuldade, as vezes é pouca dificuldade, depende de uma série de fatores. Há muita coisa por trás. Aqui é que se chega ao ponto. Só vamos descobrir as dificuldades quando começamos a investigar. Só que como a sociedade é hipócrita...Ficam enrolando para iniciar essas investigações. Afinal é mais fácil e mais barato simplesmente ignorar...A dificuldade pode ser pouca e em algum momento eles vão acabar engravidando.

Ninguém entende como é dolorosa essa espera, só quem passa. E não estou falando só de um mês, dois ou três...Tente um semestre, um ano, dois...e, caso não consiga sair do lugar, aí estaremos falando a mesma língua.

Acha que quando descobre quais dificuldades está tudo resolvido? Não, porque as vezes a sociedade é tão hipócrita que ainda há pessoas que simplesmente ignoram que existem fatores reais para infertilidade e fazem comentários tipo "Para que você vai num especialista em reprodução? Eles só querem ganhar dinheiro". "Deixa de ansiedade!". "Você está sendo muito precipitada, deveria insistir mais, uma hora acontece".

Talvez essa saga de tentante torna-se um pouco mais sofrida quando já sabemos que temos alguns fatores que dificultam e, mesmo assim, ainda temos que ficar escutando esse tipo de comentário. Difícil e Surreal.

4 comentários:

  1. Mom,
    Não entendo porque as pessoas são tão insensíveis. Mas, acho muito pior quando esse tipo de coisa vem dos médicos. Se eles estão lá para ajudar, porque fazer comentários como esses? faz com que você se sinta bem pior, né?
    Flor, aguente firme que seu positivo irá chegar. Eu admiro demais a sua força, e torço mto mto mto para poder comemorar logo a sua gravidez... Enqto ela não acontece, nunca se esqueça de que pode contar comigo, viu?
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Mom algumas pessoas são terríveis tem o dom de atormentar a vida dos outros.
    Te digo não ligue e confia!
    Sei que a tragetoria é difícil mas voces vão conseguir!
    Uma mensagem que recebi quando era tentante:
    Espera pelo Senhor; anima-te e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.
    Beijo
    http://simplesedocebyleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. A espera..a angustia por nao saber se aquele tratamento surtira algum efeito...os comentários desnecessários...é mesmo angustiante
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Exatamente isso! Vejo tantas meninas falando disso, aí vai ver estão a um ou dois meses tentando, nada comparado a anos (como no nosso caso e de muitas outras).
    Já ouvi isso de médicos também, o que dá mais raiva ainda. Por isso digo, que somente quem passou ou passa por isso que realmente sabe e entende.

    ResponderExcluir