segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

A tão temida histerossalpingografia :: Como foi



Estava marcada para as 14:45. Cheguei as 14:20. Ok, esperar, cheguei cedo.

Deu 15:45, nada de me chamarem. Fui lá na recepção perguntar. A recepcionista se surpreendeu porque eu ainda estava lá, ela achava que eu já tinha feito o exame e ido embora. Ela interfona lá para dentro e pergunta sobre a minha ficha. Disse que logo iam me chamar.

Realmente, me chamam logo depois, mas... Me levaram lá para salinha de raio X, troquei de roupa, subi na máquina e fiquei aguardando...

A senhora que me acompanhava disse que logo o médico que ia fazer o exame viria, no momento ele estava em um exame de tomografia. Nisso, passou-se mais uma hora. Eu sem roupas, só com aquela bata, deitada na máquina de raio X... Isso foi super chato. Estava muito frio a sala.

Quando era quase 17h, o médico chegou para fazer o exame. Explicou como seria rapidamente, disse que o contraste poderia causar algumas cólicas e tal, confesso que nem entendi direito como seria a dinâmica do exame, mas não me importava como seria, eu queria era fazer logo e acabar com isso. Estava nervosa né, dizem que é um exame dolorido.

Incrivelmente, ele começou a mexer por lá, colocar o especulo, lógico que é super desconfortável né, mas não tem dor, é o desconforto de estar naquela situação mesmo. De repente, pedem para que eu me vire de lado... Aí que pergunto: "ué, não iam botar o contraste?" "Já coloquei..."

Fiquei absolutamente surpresa. Senti NADA, tanto que se eu não tivesse perguntado nem saberia se já tinham mexido no colo e injetado o tal contraste ou não. O exame não deve ter durado nem cinco minutos. E o médico saiu sem sequer se despedir.

Enfim, liberada para ir para casa. Teoricamente, teria uma especie de escape por uns três dias e só poderia ter relações após esse escape acabar. Mas não tive escape nenhum, não pelo menos até agora.

O resultado do exame deve sair amanhã a tarde, estou receosa e ansiosa para saber o que vai dá no resultado.

5 comentários:

  1. Nossa foi bem tranquilo mesmo
    Eu senti dor qdo pinçou o colo do meu utero e tbm colicas fortes com o contraste.
    Ele nao adiantou nada sobre seu resultado? O medico que fez o meu me explicou tudo no fim do exame mesmo,antes de pegar o resultado eu ja sabia da trompa obstruida.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Nise, o exame foi extremamente rápido e ele não comentou nada sobre o resultado. Durante o exame ele fez perguntas sobre a gravidez, o aborto, o exame de endometriose e o mioma que tinham encontrado no mapeamento da endo. Hoje eu pego o resultado, vamos torcer.

      Excluir
    2. Que bom que foi rapidinho...
      Eu fiquei mais de meia hora na sala...nao via a hora de sair de la.
      Torcendo aqui...eu acho que ta tudo bem com suas trompas...bjo

      Excluir
  2. Ai que bom que já fez e que não doeu nada! Torcer para que o resultado seja bom...Bjos

    ResponderExcluir
  3. Nossa super rápido einh... Eu não fazia idéia como funcionava esse exame... Tomara que tenha resultados bons...

    Bjks

    http://trajetoriadeumamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir