quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Violência Obstétrica

Não gosto de pensar nisso.

Determinadas coisas acho melhor evitar de saber. Sabem aquele ditado que diz “gente ignorante é mais feliz”, poiseh. Não sou gestante, mas há alguns anos com esse desejo crescente de ser, mergulhei fundo nesse mundo... E acho que o mundo em minha volta meio que também mergulhou junto.  Atualmente, só o que se fala é em parto, violência obstétrica.

Hoje assisti um vídeo de uma mãe relatando o parto dela. Foi parto por via vaginal, mas que, infelizmente, houve a tão temida episiotomia. O famoso corte naquela área.

Ando relutante em querer pesquisar sobre esse assunto (parto, tipos de parto...). Porque tudo que observo são coisas negativas, um desrespeito sem tamanho com a mulher gestante. Tenho visto que Infelizmente, qualquer tipo de parto que a gestante faça, ela está a mercê de sofrer violência obstétrica. 

É tão incompreensível essa falta de humanização no atendimento a gestante. Durante o pré-natal, no parto, no pós parto, na amamentação... É tanta insensibilidade junta. E a mulher, num período da vida em que a pessoa está mais sensível, se sentindo mais fragilizada...

Teve um caso aqui em Fortaleza, que uma gestante estava internada para realizar um parto cesárea. Começaram os preparativos para o parto sem que o médico estivesse presente (parece que ele deu instruções para as enfermeiras via celular), injetaram alguma coisa na gestante e ela teve uma reação alérgica ao medicamento. Não houve tempo suficiente para reverter o quadro, a moça faleceu e o bebê está em coma até hoje (já faz mais de ano isso...). Tratam o parto com descaso tão grande...  Ai, não gosto mesmo de ver essas coisas. Deixa-me tão sem esperança com o Brasil e com o mundo (apesar que não sei como é nos outros países...).

Até parece que nunca existiu parto viu ¬¬ 
Afinal uma coisa tão rotineira, não devia ser tão complicada assim...


Um comentário:

  1. Da medo né? Mas temos que passar por isso de qualquer jeito, é rezar para tudo dar certo!

    Bjus

    http://esperando-esperar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir