segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Reportagem :: Instinto paterno?! Claro que existe!


Instinto paterno?! Claro que existe!

Desde que você descobriu que estava para ser pai a sua percepção do mundo mudou completamente. Enquanto o corpo de sua parceira foi se transformando e a barriga crescendo, algo também estava se formando dentro de você.


O dia em que seu filho nasceu se transformou em uma torrente de emoções que você nunca sentiu. Seu instinto paternal estava florescendo.

Há muitos estudos que mostraram que, assim como em outras espécies, na espécie humana, o macho tem um instinto paternal semelhante ao instinto maternal do sexo feminino.

Isto ocorre quando o homem convive com a mulher grávida (acredita-se que ela transmita mensagens odoríferas através de feromônios, e isso provoca mudanças químicas no sangue) e, especialmente, quando se relaciona com o filho recém-nascido.

HOMEM MAIS AMOROSO

Uma vez que o homem sabe é pai (por vezes, alguns meses mais tarde), há uma diminuição no nível do hormônio testosterona, esteroide que incentiva a agressão e a competição, ao mesmo tempo em que há um aumento do hormônio estradiol, que promove comportamento materno em mulheres.

Outros hormônios tipicamente "femininos" (no homem também existem, mas em pequenas quantidades) também aumentam ligeiramente em homens no final da gravidez: prolactina (que produzem leite em mulheres), a oxitocina (que provoca contrações do parto, mas também relaxam homens e mulheres quando eles fazem amor) e glicocorticoide, responsável ​​por um tipo de estresse ou estado de alerta.

Uma maior produção de “hormônios do amor” (estradiol e de oxitocina) ocorre em contato com o recém-nascido. E, durante muitos anos, o nível de ambos permanece mais elevado do que comparado a homens que não são pais.

A consequência dessas mudanças é um comportamento amoroso e protetor em sua relação com crianças, aumento da sensibilidade, maior tendência em colaborar... Mas, como o comportamento humano não é tão instintivo como o dos animais, esse instinto só surge quando o homem permite.

Atualmente, os homens da nossa sociedade estão mais envolvidos em assumir o seu papel de pai do que há décadas. E, felizmente para todos, não vejo isso como piada, muitos tomam a responsabilidade como se fossem a própria mãe.

2 comentários:

  1. Gostei do texto rs!
    Tenho certeza que meu marido será um ótimo pai, carinhoso e colaborador! Ele vai ter esses hormonios de sobra. rs! Aliás, nossos maridos
    :)
    Beijos!

    ResponderExcluir