quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Consulta com a Endocrinologista 12.02.15

Não dormi bem. Nas pesquisas de ontem, encontrei uma frase que ficou na minha cabeça: “quem tem a síndrome de ovário policístico fica presa na fase folicular”. É, meus exames aparentemente indicavam fase folicular... E eu sei que tenho a síndrome... Por mais que eu tivesse uma noção, é triste fazer essas constatações...

Agora entendi os “suspiros” da secretária (http://aguardandodestino.blogspot.com.br/2015/02/plano-de-saude-e-consulta-medica.html). Sabe aquela pessoa que a gente ver claramente que ela está nem aí e altamente entediada? Essa é a secretária que encontrei hoje na endocrinologista. Fiquei com um abuso tão grande dessa secretária. O jeito dela agir como se tivesse fazendo favor, o jeito dela falar... Pediu para eu assinar um papel lá onde tinha um monte de nomes e algumas assinaturas, achei estranho, geralmente é para colocar a digital. Depois me toquei que provavelmente aquelas pessoas também só conseguiram a consulta porque apelaram para a central do plano para marcar. Ah plano de saúde, você já foi melhor... Comecei a fazer planos de procurar outro endocrinologista...

Consulta era as 10:40. Apesar de ter hora marcada, eu desconfiava que lá fosse por ordem de chegada. E não me enganei, quando cheguei tinha umas quatro pessoas na frente. Mas eu fui com o espírito de perder a manhã inteira esperando, o importante é que conseguisse uma opinião médica, então tranquilo. Até que não demorou, fui atendida mais ou menos no horário certo.  A médica me surpreendeu, a tirar pela secretária do consultório, eu esperava uma senhorinha bem chatinha. Mas a médica era bem mais jovem do que eu imaginava e até simpática.

Contei uma versão resumida da história da minha vida. SOP diagnosticada na adolescência, uso de anticoncepcional durante uns quinze anos, briga com peso eterna. Já tomei metformina em uma ocasião em que estava fazendo acompanhamento com endocrinologista (nesse acompanhamento, perdi 12kg em 1 ano, cheguei ao menor peso que já tive...), peso que foi recuperado e ultrapassado uma década depois. =( Falei também que já tentei voltar fazer acompanhamento com endocrinologista, que me passou subitramina, tomei durante três meses, emagreci 5kg. Só parei por causa da pressão diária que sofria por conta da minha mãe e do meu marido que sempre diziam para não tomar, que era veneno e bla bla bla (só que eles não percebiam que estava tomando com acompanhamento médico, não era na doida não ¬¬ e também não estava tendo reações nem nada...). Acho que ela conseguiu se solidarizar com o meu drama dessa briga eterna em perder peso. É sempre assim, perde, ganha, perde, ganha... Ela disse que sop não tem cura, é assim mesmo, eu sempre terei que tomar algum remédio seja para diabetes, seja para ajudar a perder peso...  E comparou com uma pessoa que tem pressão alta, que todo dia ele toma o remédio para pressão.


Observou os exames e disse que pelos exames realmente a sop parcialmente está “controlada” (sem cistos), mas que nos exames indica fase folicular e na sop é exatamente isso que acontece, não sai da fase folicular... Mas também tem a questão dos triglicerídeos e da glicose (quem sofre tem SOP tem tendência a diabetes, obesidade...), me prescreveu a metformina e uma vitamina D para fazer a suplementação já que estou “insuficiente”. Me recomendou perder peso pois achava que provavelmente fosse isso que está causando a amenorreia. Me deu a requisição para fazer alguns exames de sangue (mais para acompanhamento mesmo dessa questão de glicose e insulina) e voltar lá daqui três meses. Ela perguntou diversas vezes se eu não queria mesmo tomar algum remédio para ajudar a emagrecer, mas eu disse que primeiro iria tentar novamente sozinha até porque nesse tempo vou continuar “tentando engravidar” (afinal, quem sabe? E também não estou preparada psicologicamente para ficar escutando novamente o povo me pressionando a não tomar o remédio...).  Na despedida, ela disse que muitas mulheres conseguem engravidar nesse período tomando a metformina. Disse que não deixasse de cuidar do peso e fazer exercícios e estabeleceu uma meta de seis quilos a menos até a próxima consulta daqui três meses.

Minha tristeza hoje é mais por causa desse circulo vicioso que tanto se faz presente na minha vida... SOP... Briga com a balança... SOP... Briga com a balança... Estar acima do peso piora a sop, mas a sop também dificulta a perder peso (metabolismo não ajuda)...  

Estou confiante que irei superar isso. Afinal, eu já tinha visto as minhas taxas alteradas e até já tinha começado a dieta, academia começo logo logo também.

Amanhã eu vou continuar a dieta com mais garra ainda. Sei que teria outras providências a tomar além de perder peso, mas por hora, nesses três meses é só isso que irei fazer. Eu quero engravidar, mas não estou com pressa. Vou continuar namorando de vez em quando, mas com consciência que seria improvável que acontecesse uma gravidez agora. Depois desses três meses, quando todas as minhas taxas tiverem baixado. Vou pedir para investigar mais a fundo a questão da ovulação, talvez até vá para um GO especialista.

Hoje, simplesmente, vou me dar o direito de ficar triste.

11 comentários:

  1. Meninaaaaa!!!
    Me vi nessa sua história, igualzinho a mim!!!
    Mas o que é "não sair da fase folicular"???
    Sofro com a sop e com obesidade, um saco!
    Beijos

    www.maisque6.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, resumindo... A pessoa tem mais dificuldade para ovular. Por isso que um dos tratamentos para mulheres com SOP é usar indutor de ovulação. =/

      Excluir
  2. Oi Mom, fiquei triste de saber que vc quer "se dar o direito de ficar triste"...sinta, por favor o meu ombro amigo...sei que não nós conhecemos pessoalmente, mas isto não importa. Vc estará sim em minhas orações de hoje...

    Um beijo querida.
    Lidi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lidiana.
      Já já eu volto para meu estado otimista... Deixa só eu assimilar melhor os fatos.

      Excluir
  3. Estamos com você.

    Bjus

    http://esperando-esperar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tem momentos que é preciso ficar triste, pois nos ajuda a pensar e traçar novas estratégias. Estou torcendo por vc!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que charo isso da SOP. Mas nada impossivel, apenas tratamento e cuidados com seu peso MOm. Tenho uma amiga que passou por isso tambem, SOP, aumento de peso, tentando engravidar. Hoje ela já esta no terceiro mês de gestação. Vai da tudo certo. Basta vc se cuidar direitinho, atender as recomendações da médica.

    Sei que é difícil, mas você vai conseguir passar por tudo isso, e finalmente, chegara seu dia de ser mãe.

    Tambem sempre tive esse problema com a balança, engordava, emagrecia, engordava de novo, emagrecia e depois engordava. Mas temos um objetivo em mente, use isso para ter determinação. Para mim foi muito dificil no inicio, mudar meus hábitos alimentares, mas hoje ja estou mais acostumada com minha nova vida de hábitos saudáveis, vale muito a pena. E academia, ainda nao entrei, nutricionista recomendou não malhar, apenas caminhada de no minimo 40 minutos.

    Sinto muito mesmo, por essa dificuldade Mom, espero que passe logo essa fase dificil. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Mom, olha, só passei por aqui para dizer que conheço pessoas que engravidaram mesmo com a SOP (e não foi só uma não tá), então não perca suas esperanças, nunca, fique triste, mas depois sacuda a poeira e levante a cebeça.

    Bjos
    Carol

    http://derepentequerosermae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina, eu sei que é possível sim engravidar com SOP, só é um pouquinho mais difícil. Mas, ok, bola pra frente, né? Negócio é correr atrás.

      Excluir