domingo, 5 de fevereiro de 2017

A consulta com a Nutrologa...

Chegou dezembro. Minha tia faleceu. Estava muito triste. Fui para a consulta com a nutrologa meio atordoada, daquele jeito em que a gente ta viva de corpo presente, mas a cabeça ta totalmente distante de tudo.

O fato da nutrologa estar buchuda não fez diferença, o meu coração estava tão machucado que estava alheio a qualquer sentimento que pudesse vir a ter quanto a isso.

Na consulta, contei que tinha engordado muito nesse ultimo ano, uns 8kg. Contei que engravidei, que tive um aborto retido. Contei que ainda não consegui engravidar novamente e que estava tentando. Contei que vivi muita ansiedade, me jogava na comida, contei que usei muitos hormônios por conta dos tratamentos de fertilidade, que também me deixaram muito inchada. Contei que a minha barriga nunca voltou ao normal kkkkkkk Inchou, cresceu e ficou.

Falei que o médico tinha passado umas vitaminas, as quais eu não estava tomando porque havia tirado férias de comprimidos. Falei que estava me exercitando cinco dias por semana mas que essas ultimas semanas não tinha ido malhar nenhuma vez. A nutrologa fez chacota "ah você então tirou férias de tudo?"

"Não. Minha tia faleceu. Tivemos que organizar umas coisas."

A nutrologa rapidamente virou se para o computador, séria.

Contei que tinha diagnostico de trombofilia. Aí ela interrompeu "então provavelmente você teve o aborto por isso?" (acho que ela ficou meio curiosa e preocupada com a causa do aborto porque ela está grávida...)

"Sim, provavelmente."

Ela perguntou qual foi o hematologista que deu o diagnóstico. Eu respondi, então ela disse "É, ele é referencia em trombofilia, ele é muito bom mesmo."

Contei que o hematologista tinha passado anticoagulante mas que eu não via lógica em usar injeções durante 16 dias em todos os ciclos já que eu não engravidava fácil. Contei também que não sabia se valia a pena tomar AAS direto, afinal o AAS também traz risco de hemorragia e etc. Ficar usando ele a vida inteira, eu acho meio exagero...

Fizemos a tal bioimpedancia. Só para confirmar o que já dava para saber só olhando para mim né kkkkkk Estou gordinha, precisando perder peso.

Ela perguntou se eu já havia feito alguma vez ultrassom abdominal, eu disse que nunca. Então passou uma lista enorme de exames de sangue e ultrassons (tireoide, mama, abdominal e transvaginal). Já nessa mesma consulta prescreveu uma dieta e deu um receituário de váaaarias vitaminas.

Ela passou inclusive vitaminas para meu marido dizendo que em três meses, teria que avaliar se elas haviam feito efeito.

Eu disse que ele já estava usando algumas vitaminas que o outro médico tinha prescrito, que completaria três meses em janeiro e ele faria um exame para ver a situação.

Depois olhei o receituário e vi a dosagem de coenzima Q10... A prescrição era de 50mg. Então disse, que tinha a prescrição de 600mg de coenzima Q10 que o outro médico havia passado para mim. Ela olhou meio incrédula. "Essa dosagem é muito alta. Me traga o receituário na próxima consulta."

Mentalmente, fiquei meio chateada com ela por estar meio duvidando do que estou dizendo. Mas concordei que deveria ter trago todos os receituários mesmo... Só que como minha cabeça estava longe, nem lembrei disso.

~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~

Sai da consulta animada embora também estivesse meio desconfiada. Um dos motivos pelos quais havia escolhido esta nutrologa invés do endocrinologista foi que tinham me falado que ela fazia outro tipo de abordagem para a dieta. Como estou cansada daquelas mesmas coisas que sempre tentei, e na maioria das vezes não deu certo... Porque não arriscar, esse outro jeito?

Nada de comer de três em três horas. Comer apenas se tiver fome. Nada de leite. Apenas café preto. Comer ovos. Abandonar arroz, macarrão, pão, bolo...

Era diferente, massss parecia ser algo possível de fazer. Então, vamos tentar.

~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~

P.S :: Lista de exames solicitados:

De sange:
Hemograma Completo
Cortisol matinal sem repouso
TSH e T4 livre ultrassenísveis
T3 livre em ng/dl
Anticorpo antitereoblobulina
Anticorpo antireoperozidase
IGF-1 dosado em ng/ml
IGFBP 3 em mg/l
SDHEA
Testosterona total e livre
DHT
SHBG em pmol/l
Leptina
Prolactina
Serotonina
Progesterona
Estrona - E1
Estradiol - E2
FSH e LH
PCR ultrassensível
Homocisteína
Fibrinogenio
Lipoproteína A
Albumina
Ácido úrico
Uréia e Creatinina
TGO e TGP
GGT e FA
Amilase e Lipase
Colesterol total e frações
Triglicerideos
Glicemia e insulina em jejum
Homa-IR
Hemoglobina glicada
Sódio
Potássio
PTH
25 Hidroxi-vitamina D
Vit B12
Ferro sérico
Ferritina
Folato
Cálcio ionizado

Ultrassons:
Tireoide
Abdômen
Mama
Transvaginal

~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~

Obs. Post referente a Dezembro 2016

~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~

4 comentários:

  1. Ai adorei este post. Ela parece ser boa... e o que está achando agora depois de um tempo??

    Nutróloga, precisando de uma urgente !!

    que vc esteja bem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Independente de ir a uma nutrologa, importante é cuidar da saúde, né =)

      Excluir
  2. Ahhh então ela te passou basicamente uma lowcarb.... já gostei dela! rsrss


    Bjs
    Esposaemamae.blogspot.com

    ResponderExcluir