sábado, 5 de novembro de 2016

Ovulação: Ajudinha da mãe natureza

Quando não se tem como usar remédio, ou mesmo por opção, uma ajuda da mãe natureza passa a ser a melhor saída. São alimentos naturais que podem contribuir para a fertilidade, aumentando assim nossas chances de engravidar.

Inhame

O inhame é o mais conhecido colaborador da fertilidade da mulher. Rico em amido, beta-caroteno, vitaminas C e do complexo B. Contém, ainda, cálcio, fósforo e ferro. Pode ser consumido cru, em forma de elixir, chá (feito com a casca), sucos ou cozido acompanhando a comida.

Seu sucesso se deve ao efeito do fitoestrógeno (hormônio vegetal) presente em sua composição. De forma, seu consumo ajuda na produção de muco cervical, estimulação dos folículos e também no aumento da libido.

Como ele funciona no corpo

O inhame possui o fito-hormônio diosgenina, que em nosso organismo se transforma em dehidroepiandrosterona (DHEA). O DHEA, por sua vez, pode ser transformado em estradiol, progesterona, entre outros.

Consumido nas duas primeiras semanas de um ciclo menstrual, melhora a fertilidade, convertendo a diosgenina em outros dois hormônios essenciais para a ovulação: o hormônio luteinizante(LH) e hormônio folículo-estimulante(FSH). O FSH é o responsável por estimular o crescimento dos folículos, e o LH, pela liberação do óvulo pelo ovário.

A ação do chá de inhame no organismo feminino é muito parecida com a ação dos indutores de citrato de clomifeno, mas de forma menos agressiva.

Diferentemente do citrato de clomifeno, que não tem ação benéfica na proliferação da camada interna do útero, o chá de inhame é capaz de promover uma aumento de progesterona após a ovulação, auxiliando na espessura endometrial adequada para implantação do embrião.

Chá de inhame

O chá costuma ser a forma mais consumida pelas tentantes. A maneira de ingestão do chá vai variar de acordo com o ciclo da pré-mãe. A seguir está a receita e sugestão de como tomar de acordo com o ciclo.

Receita: Para um copo de chá usa-se 250 ml de água e a casca de 1 inhame médio. Para um litro de chá, usa-se as cascas de 5 inhames. Lave bem as cascas e deixe ferver bem por cerca de 5 minutos.

Como tomar: Deve ser tomado em jejum durante os primeiros dias do ciclo, variando os dias de acordo com o tamanho do ciclo menstrual. O ideal é tomar o chá de inhame até, no máximo, o dia da ovulação.

Se o seu ciclo for de 28 dias, você vai consumir o chá do 7º ao 14º dia do ciclo. 
Se for de 30 dias, vai consumir do 9º ao 16º dia, e assim por diante. 

Pode-se substituir o chá pelo elixir de inhame ou mesmo o inhame em cápsulas, o consumo deve seguir os mesmos dias indicados para cada ciclo. As cápsulas são vendidas em farmácia de manipulação ou de produtos naturais.

Para saber exatamente quando deve começar e parar de tomar o chá, é preciso que você conheça o seu ciclo ou pelo menos tenha uma ideia de como ele funciona.

Se sua menstruação é irregular, o melhor é consumir o chá de inhame da seguinte maneira: 
Em ciclos que sempre chegam antes da data prevista tomar do 5º ao 11º dia do ciclo. 
Em Ciclos que sempre atrasam tomar do 9º ao 16º dia do ciclo.

O inhame também fica muito bom como suco. Basta adicioná-lo junto com uma fruta de sua preferência ou ainda fazê-lo em forma de vitamina com banana ou mamão. Use sua criatividade para aproveitar essa maravilha, não se preocupe com o sabor, pois costuma não interferir no gosto da fruta.

Para utilizado junto com a comida, basta cortá-lo e fazer da mesma forma que faria com uma batata.

Importante lembrar que o chá de inhame não desregula o ciclo nem causa descontrole hormonal. O que ele pode fazer é prolongar o período fértil. Um outro aspecto que sempre vejo é a afirmação de que o mesmo não pode ser consumido por quem tem síndrome dos ovários policísticos. Não se deve avaliar o chá de inhame como se avalia um medicamento para induzir a ovulação, pois não é! Seu efeito irá variar de acordo com o organismo de cada uma de nós. Assim sendo, não digo que seja proibido para quem tem SOP, mas a pré-mãe deve avaliar se existe muitos microcistos nos ovários e lembrar que o inhame PODE agravar a situação. Como também pode ocorrer da pré-mãe sentir pouco o efeito do inhame.

2 comentários:

  1. Uma ajudinha é sempre bem vinda!

    Bjus

    http://esperando-esperar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu como inhame, mas depois que entrei para essa vida de tentante nunca inclui na minha alimentação...vou começar a repensar.
    Beijos

    ResponderExcluir