terça-feira, 29 de novembro de 2016

Método de arborização :: Como fazer

Promessa é dívida... Prometi que faria um post explicando como funciona o método de arborização e como usar esse mini microscópio, então vamos lá.

Comecemos pelo tal microscópio.

O microscópio que uso é um mini microscópio de bolso, próprio para esse teste de ovulação. Ele amplia cerca de umas 100x. Como vocês podem ver, é super discreto, parece um batom. 




Comprei esse microscópio em 2015, na época custou uns 75 reais, no Ebay...

http://www.ebay.com/itm/Ovulation-Fertility-Saliva-Test-Kit-Free-TTC-Chart-/310173214457?hash=item4837c3a6f9:g:1SEAAMXQ1d1THew4

Dizem que também dá para fazer o teste usando outros microscópios... até aqueles de brinquedo, desde que tenha ampliação de pelo menos 100x.

Primeiro passo. De acordo com a duração do seu ciclo, veja que dia você deve começar a fazer o teste. Isto é muito importante, para melhor visualizar a saliva e definir o dia da ovulação, as tabelas abaixo podem ajudar:





Na primeira coluna temos os dias de duração do ciclo (explicado acima), na segunda coluna, veja os dias do ciclo para começar os testes. Por exemplo, se a duração do seu ciclo for de 28 dias (coluna esquerda) o dia ideal para começar a fazer os testes é o dia 11 (coluna da direita), ou seja, no décimo primeiro dia do início da menstruação irá começar a fazer o primeiro teste, até que o resultado comece a aparece galinhos parecido com samambaias, o que indica que dentro de 24 a 48 h irá acontecer a ovulação. No dia em que aparecer as samambaias bem nítidas, será o dia em que a ovulação ocorreu.

No meu caso, como meu ciclo não tem duração fixa, varia de 28 a 35 dias. Eu teria que começar a fazer o teste no dia 11dc e continuar fazendo o teste até o dia 18dc. Massssss como eu sou "a diferente" kkkkkkk Começo a fazer o teste no 9dc...

Como fazer o teste?

O teste de saliva deve ser feito com a saliva totalmente virgem e limpa. Ou seja, você precisa ficar pelo menos três horas sem beber água, comer ou escovar os dentes. Por causa disso, eu recomendo fazer o teste logo ao acordar, o resultado será mais fiel.

Você pega seu dedo médio e molha ele na saliva embaixo da língua. Depois pega a lente do microscópio e pressiona levemente o dedo nela. Ficará uma gotinha de saliva. Observe que a quantidade de saliva, precisa ser na medida certa. Se for pouco, você não conseguirá observar nada e, se for muito, demorará mais tempo para secar. O tempo médio para secar é de uns 20min.

Com a saliva seca, basta girar a base do microscópio para ligar a lâmpada LED. Depois é só encostar a lente no olho e observar. E, pronto. 




No período não fértil, você verá apenas grãozinhos.

No período chamado de transição, você verá grãozinhos e alguns galhos.

No período fértil, começará alguns galhos característicos, até chegar ao ápice e a lente ser tomada apenas por samambaias.



Boa sorte que venham samambaias!!!

10 comentários:

  1. super legal isso! Fora que gasta uma vez só e pode reutilizar... melhor que os testes de tiras, que sempre precisa comprar novas tiras.

    ResponderExcluir
  2. hey mom... eu usei também e gostei bastante... junto com a temperatura basal formam uma super dupla da fertilidade =)
    no meu caso, usei um microscópio de brinquedo mesmo que comprei no mercado livre e deu super certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei kkkk eu comentei aquele post que você fez sobre o método das samambaias 😉

      Excluir
  3. Vou procurar um microscópio...ah vou e volto aqui para seguir tudo...!
    Obrigada!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Você me inspirou a fazer um post sobre ele tbm. =)
    Tem um artigo muito bom explicando como funciona (coloquei no meu post). Nos próximos dias vou adquirir um também.
    Esse da Moonlight tem ampliação de 50x. No artigo fala que é necessário pelo menos 100x. Mas a maioria dos microscópios próprios para ovulação não possuem mais do que 60x de ampliação. Aí fiquei na dúvida!
    Estou pesquisando microscópio comum para comprar no ML, mas fico em dúvida se as ampliações que falam são reais. Vai saber, às vezes é capaz de não ser mais do que 10x. =/
    Alguns tem ampliação fixa, acima de 100x, acho que nesse caso dificulta um pouco, principalmente caso precise ajustar. Tem os digitais tbm, onde o resultado aparece na tela do computador.
    Vc tá usou ele nesse ciclo?
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já usei sim, fiz um post mostrando...
      http://aguardandodestino.blogspot.com.br/2016/11/de-volta-pista-e-o-metodo-de-arborizacao.html

      Bjs

      Excluir
  5. Que legaaaaaal, nunca imaginaria que era com a saliva, pensava que era com o muco.

    Bjs
    esposaemamae.blogspot.pt

    ResponderExcluir