quarta-feira, 4 de maio de 2016

Fatores de trombofilia? Heparina? Causa do aborto?

Oi

Lá venho eu me lamentar aqui novamente.

Eu estava pirando com aqueles resultados dos exames e não resisti. Mandei um e-mail pro hematologista falando que estava preocupada. Falei apenas da alteração do exame do fator VIII que foi muito alta, 231%, perguntei se era muito sério essa alteração. Com base nesse resultado, ele respondeu:

" Sim, este aumento significa que você tem um risco de formar coágulo desnecessário, em alguma parte do seu corpo, quando estiver em situação especial, tipo, gravidez, cirurgia de grande porte, etc. "

...

Bem, então acho que isso confirma que os resultados seriam mesmo indicativo de trombofilia.

Passei incontáveis horas pesquisando sobre as alterações nos exames, mas com essa resposta do hematologista, talvez, apenas esperar a consulta de retorno seja melhor.

Antes, eu achava que a heparina seria ministrada só durante os três primeiros meses e apenas porque seria FIV. Se não fosse FIV, talvez nem chegasse a usar. Pois a única alteração que tinha dado era a MTHFR (homozigoto na A1298C), a homocisteína estava normal. Afinal, segundo pesquisei, alguns médicos ainda insistem em dizer que essa mutação não apresenta riscos e não está ligada a abortos. Eu teria que gastar muito latim para argumentar se realmente não era o caso de usar a Heparina a gravidez inteira.

Mas depois apareceu a mutação do polimorfismo PAI 4G/5G, o fator IX e o fator VIII elevados... Bem, agora, penso que usar heparina durante a gravidez não será mais uma questão de argumentação... Acredito que provavelmente, haverá realmente uma recomendação médica para tal.

Pouca coisa se tem falando do polimorfismo PAI, mas pelas pesquisas que fiz, vi que ele pode estar ligado a abortos precoces, tipo igual ao meu, antes de chegar as 12 semanas. Então agora, fico pensando que não era só causa hormonal, talvez a trombofilia também tenha atrapalhado.



8 comentários:

  1. Eu não entendo nada dos resultados, mas já que tem uma "resposta" e um acompanhamento...o melhor mesmo é esperar o retorno e ver a conduta daqui pra frente!
    Torcendo muuuuuito!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vamos esperar para saber qual conduta o hematologista sugere.

      Obrigada

      Excluir
  2. Oi mom,
    que bom que as coisas estão começando a se esclarecer pra vocês! Vão poder tratar a causa!
    Conheço um caso (distante) de uma moça com trombofilia, que fez algum tratamento e hoje tem uma menininha! Acompanhei de longe, mas lembro bem disso...
    Na torcida, sempre!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. O importante é que essa condição tem solução (mesmo que sejam injeções na barriga, né?). Tomara que dê certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos esperar o hematologista falar. Ainda não mentalizei essas injeções n =S

      Bjs

      Excluir
  4. Eu usei heparina por 16 dias nesse último ciclo, se não me engano, e estaria muito disposta a tomar pelo tempo que fosse para garantir uma gravidez sem riscos. Na próxima vai dar certo!!! Quando você volta ao médico?

    ResponderExcluir