quinta-feira, 19 de maio de 2016

A ressonância magnética e seu resultado


Peguei a guia e fui ligar para agendar o exame com o médico que dr Famosinho tinha indicado fazer. A ligação não completa. Ligo novamente, nada. Ligo novamente, nada.

Resolvo procurar no google. Aí me dei conta que não dava para procurar, colocaram só o primeiro nome do médico radiologista. Teria que, pelo menos, ter o sobrenome para conseguir achar. Mando zap para a secretária perguntando sobre o telefone. Oh sim, tinham me dado o número errado, invertido. Enfim, ligo para agendar. Era dia 9, consegui agendar para dia 16. Me dou conta que dia 16, talvez eu estivesse no red. Eu pergunto se o exame pode fazer menstruada, a atendente ficou meio sem entender e disse que não havia problema nenhum (e com essa resposta dela, eu também fiquei confusa, algumas tentantes me falaram que precisava colocar um gel na vagina pro exame... Vai entender né) Depois a atendente perguntou se eu tinha claustrofobia. (respondi que não, bem, pelo menos eu acho que não tenho) Por fim, ela perguntou meu peso e nessa hora eu comecei a cogitar que provavelmente seria um exame com contraste. Nunca tive problema com contraste, mas a minha mãe tem muito medo de exames assim e eu fico um tiquinho receosa, vai que o medo dela tem algum fundamento, sei lá. Já teve aqueles casos anos atrás de umas pessoas que morreram com a aplicação de contraste.

Sábado acordo com o telefone tocando. Atendo, é do laboratório de imagem para confirmar o horário de segunda. (Meu Deus, já é segunda? dia 16 já é depois de amanhã?? Quando agendei dia 16 parecia ser algo tão longe...). Sábado o red chegou. (É, bem que desconfiava que faria o exame menstruada... Mas a atendente disse que não tinha problemas, então vamos ver.)

Segunda. Dia do exame. Não sabia se tinha que fazer jejum ou não por causa do contraste, ninguém falou nada sobre isso, então acho que não precisava... Massssss a mente catastrófica da pessoa já pensou que se eu tivesse algum problema de reação seria melhor que estivesse de jejum, sei lá né. Resolvi então, não tomar o café da manhã. Comeria alguma coisa depois do exame. O exame estava marcado para 9h.

Chego lá no laboratório de imagem. Me dão um questionário para responder, ta isso eu imaginava que teria que responder mesmo... é um exame com contraste. Pergunta: Você fez alguma cirurgia antes? E começo a refletir se curetagem é considerado cirurgia ou não. Resolvo que não. Perguntinha do final: Você autoriza o uso de contraste estando ciente dos riscos e blablabla? Pergunto para atendente que se caso eu tenha alguma reação, existe algum médico para socorrer. Ela responde que tem. Bem diante disso, é o jeito. Marco o x e aceito o contraste. Entrego a prancheta. Trinta segundos depois, peço a prancheta de volta. Esqueci, já fiz cirurgia sim. Há doze anos, redução de mama. Anoto lá. E pensando bem, já que falei da cirurgia de mama... vou botar a curetagem também, é ressonância pélvica, vai que tem alguma influencia. Devolvo a prancheta.

Chega a hora do exame. Mandam eu me trocar, ficar só de calcinha e colocar a bata. (Bem, com isso eu acho que não vai ter gel nenhum não) Depois me levam para uma cadeira e vão começar os preparativos pro exame. Me furam e colocam um acesso. Depois a moça vem com uma seringa. (Aí eu penso pronto, deve ser o contraste... é agora). Alarme falso, a moça diz "isso é um soro, estou liberando passagem no acesso". Depois me colocam numa maca e umas coisas em cima da pelve. Me levam para a sala de exame e encaixam a maca em alguma coisa. Depois a moça me entrega uma bolinha e diz "qualquer coisa se quiser falar comigo, aperta essa bola que eu venho". (hummm interessante, pelo menos se eu tiver morrendo dá para pedir socorro. E se esqueceram algo metálico na cirurgia dos seios? E se eu tive reação ao contraste? E se eu tiver um ataque claustrofobia?) Aí a maca começa a entrar no aparelho. Minhas pernas entraram, meu corpo, minha cabeça... Humm mas a cabeça ficou um pouco para fora, melhor. Realmente a maquina de ressonância é bemmm apertadinha, deve ser agoniante entrar totalmente nela.Começa o barulho. Uns cinco minutos depois aparece a moça e diz que vai aplicar o contraste. Pronto... vai ser agora. E não sinto absolutamente nada. Pensei que sentiria calor, já usei contraste uma vez e senti calor por dentro. Mas, dessa vez, não senti absolutamente nada. A maquina começou novamente a trabalhar. Uns cinco minutos depois a moça apareceu dizendo que o exame tinha acabado. O resultado sairia dois dias depois, as 18h.

Dois dias depois, fui para terapia (simmmmm, eu voltei para a psicóloga) e o laboratório de imagem fica no mesmo prédio comercial. Sai da sessão as 16:30 e pensei em passar lá no laboratório para pegar o exame, geralmente esses exames costumam fica pronto antes do prazo e como é só questão de uma hora e meia... Grande engano. Chego lá e o rapaz do balcão olha no sistema e diz que só fica pronto as 18h. Ok né, fui pegar antes do prazo. Pergunto se tem algum risco de não entregarem hoje. O rapaz diz que não, eles entregam hoje sim, mas só as 18h.

Resolvo ficar rodando pelo prédio 1hora e meia para pegar logo o exame. 17:50 vou novamente no laboratório. O rapaz olha o sistema e novamente diz "ainda não está pronto, só 18h mesmo". =O

A minha mente começa a viajar."Será que tem algo errado? Porque ainda não está pronto? O prazo de entrega era 18h então ele já devia estar pronto..."

18:15 vou lá novamente. O rapaz me diz: "Ainda não está pronto, eles ainda estão fazendo."

Infelizmente tive que dar uma de chata. "Olha, eu perguntei mais cedo se teria algum risco de não entregarem isso hoje e você disse que não, que seria entregue hoje. Eu estou aqui esperando desde 16:30. O prazo de entrega era hoje as 18h. Se não conseguem entregar no prazo, para que quê colocam esse prazo, podiam ter colocado para amanhã."

Aí agilizaram lá e cinco minutos depois, finalmente me entregaram o exame.


Resultado da ressonância. Não apareceu a endometriose \o/ mas, em compensação, estou com dois cistos...um de cada lado.

Acho que não estou ovulando. Fiz a fiv em março, não tinha cistos. Aí teve abril e maio. Seria coincidência ter exatamente dois cistos e em ovários diferentes? Não, acho que não. São os folículos que não romperam.

9 comentários:

  1. No último exame de ressonância que eu fiz, eu dormi (ok, foi ressonância do joelho, mas que bateu sono, bateu). Sobre o contraste, se não me engano ele é feito de iodo, e como tem gente que tem sensibilidade a iodo, nesses casos é que tem algum perigo. Para a maioria das pessoas não tem problema nenhum =)
    Que bom que o exame não deu alterações... cistos são comuns nos ovários... não se assuste com isso não...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já usei contraste antes, numa tomografia há uns treze anos. kkkkkkkk Mas sei lá, vai que agora dava alguma reação.

      Sim, são cistos funcionais...São os comuns. Mas com cisto, não dá para fazer FIV, porque atrapalha o crescimento dos folículos. Só quando eles sumirem agora =/

      Excluir
  2. Que maravilha Mom, sem endometriose =DDD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmm legal né
      A pessoa tem um exame que diz que tem endometriose e outro exame que diz que não tem. Em qual a gente acredita? kkkkkk Escolhi o lado otimista, até segunda ordem. hihihi

      Excluir
  3. Eu já fiz ressonância e foi da cabeça. Fiquei bem nervosa e não podia me mexer. As lágrimas escorriam mas eu fiquei imóvel - e não deu nada, ainda bem. Ótimo mesmo não ter endometriose. E os cistos são mesmo comuns, não acho que deva se preocupar. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, deve ter sido agoniante mesmo, aquilo lá é apertadinho demais. Bjs

      Excluir
  4. Graças a Deus nada de endometriose... e os cistos sumiram com certeza! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o.O Não entendi. Antes eu tinha um cisto, foi aspirado durante a fiv. Agora surgiram mais dois, mas graças a deus são cistos funcionais. =)

      Excluir
  5. Que bom que não é endrometriose né?! Bjs
    http://decidisermamae.blogspot.com.br/2016/05/desmame-precoce.html

    ResponderExcluir