sexta-feira, 8 de abril de 2016

Consulta pós negativo FIV

Bem, as ultimas atualizações é que a FIV deu negativo. Até que encarei bem, eu sabia que era uma possibilidade. Marido ficou super triste.

Já fui para a consulta de retorno com o médico e, essa sim, me abalou. O médico falou que devido ter tido o aborto, essa falha de implantação e ao exame alterado do meu marido; ele desconfiava de problemas genéticos e que recomendava fazer a biopsia dos embriões, o famoso pgd. O problema foi o modo como ele abordou isso.

Ele falou de uma moça que fez essa biopsia e dos sete embriões, os sete tinham alterações e eram inviáveis. Aí ele completou: "Ah mas o caso dela é exceção, a morfologia do marido é péssima, só 1% normais".

Meu marido interviu: "Dr, esse é exatamente o nosso caso... Você acha que isso pode causar alterações nos embriões?"

Ele disse que era uma possibilidade. Depois falou que as vezes embriões que a gente pensa que são excelentes porque tem muitas células, na verdade, não são. Porque tem comportamento tumoral, se multiplicam rápido demais.

Meu marido perguntou para ele, se isso não era exatamente o caso dos nosso embriões, já que no 2 dia, eles já tinham muitas células e o médico respondeu que o problema seria se eles tivessem 10/12 células (os nossos estavam com 8 e 6 células).

Aí ele explicou mais como era feito a biopsia... com embriões de três dias e que também tinha riscos deles pararem de desenvolver ou de não implantarem.

Em relação a medicação utilizada, ele falou que a única coisa que não foi usada foi a heparina e, realmente, só faltou ela mesmo (usamos corticóide e AAS). Ele disse que seria o próximo passo, agora ele já indicaria usar. Eu perguntei se não teria exames para ver essa questão da necessidade disso. Aí ele respondeu que poderíamos fazer os exames de trombofilia, mas que alguns desses exames o plano de saúde não cobre. Então, se eu aceitasse, poderíamos usar a medicação empiricamente. Achei melhor fazer os exames, por mais que seja um gasto, e talvez mesmo com os exames descartando a trombofilia nem evite de usar a heparina (ultimamente vi que é meio usual usar heparina de modo profilatico em casos de fertilizações in vitro), mas prefiro ter algum diagnostico em relação a isso.

O médico falou bem por cima sobre usar uma medicação  que nem entendi para que servia, ele não explicou, falou só "se quiserem podemos usar a x (não lembro se era falando sobre vacinas ilp ou sobre imunoglobulina), mas ela causa retardo no crescimento da criança. Então se estiverem dispostos apesar disso, a gente faz." (Pensamento: Ele deu a opção por questão de protocolo médico, mas já querendo convencer de não usar...).

Bem, além de alguns exames de trombofilia (depois, conversando com outras tentantes, descobri vários exames de trombofilia que não foram solicitados), ele passou mais dois exames relacionados a tese dele de fatores genéticos (fragmentação espermática e cariotipico banda G para o casal).

Voltamos ambos, muito abalados dessa consulta. Sim, a sensação era de incapacidade total, nunca seríamos pais. E se fizéssemos essa tal analise e ficássemos sem embriões também? Marido estava arrasado, afinal o médico deixou a entender que se tivesse alterações genéticas a maior possibilidade era que seria por causa dele.

Depois do negativo, eu comecei a refletir sobre continuar o tratamento com esse médico ou procurar outro médico. 

7 comentários:

  1. A decisão de mudar de médico é difícil. Eu e meu marido tomamos essa decisão após termos feito 3 FIVs na mesma clínica. Agora estamos com um outro médico, e volta e meia nos perguntamos se fizemos a coisa certa. Às vezes tenho a impressão que alguns médicos se prendem muito aos protocolos e não conseguem investigar direito cada casal - porque cada um tem uma combinação de fatores diferentes. Enfim, desculpe o desabafo. O exame do cariótipo eu já fiz, também me foi pedido tarde demais, ao meu ver, mas não deu nada... Torcendo aqui por vocês! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Seus embriões chegaram a blastos?
    Eu saí frustrada da consulta com a sensação de que não fui investigada direito, é mto estranho, minha cidade só tem 2 clínicas, ainda não decidi o q fazer..
    Desejo boa sorte, conte comigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, eu só tive 3 embriões... Sendo que um parou de desenvolver depois.

      Transferi 2 embriões no 2D. Um era tipo A e tinha 8 células e o outro era tipo B e tinha 6 células.

      Agora é começar tudo do zero...

      Excluir
    2. Mom, vc chegou a investigar o último aborto?
      Pq apesar dos problemas atuais, vc teve uma gestação natural, nos meus 2 abortos não deu de investigar pq foram mto recentes, não tive material..
      O que me conforta é saber q engravidar eu engravido, só não tive a resposta o pq não evolui.. segundo o médico, tem coisas q não tem explicação.. eu fico indignada mas não tem o q fazer..

      Excluir
    3. Não investiguei.. porque até então me convenceram que era coisa da seleção natural...

      Poiseh, no meu caso, nem tenho isso para me conformar. Porque descobri vários fatores de infertilidade =( E se nem com a FIV anda dando certo, imagina...

      Excluir
  3. Mom è difícil essa decisão de trocar de medico.Nunca passei por essa situ=ação de FIV mas quis inúmeras vezes trocar de medico durante minha saga de tentante.
    Essa è um decisão apenas de vocês!
    Um super beijo!

    http://www.simplesedoce.com.br/

    ResponderExcluir