terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Laudo e consulta com o especialista em reprodução

Marido foi na clinica pegar o laudo:



De lá, fomos para a consulta. Super achando que seria uma consulta particular porque foi marcada as pressas, mas, para a nossa surpresa, a consulta foi pelo plano.

Chegando ao consultório lá se foi novamente contar a história toda, só que dessa vez, começando lá da adolescência.


~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~

Quando eu tinha uns quinze ou dezesseis anos, um médico me falou que eu tinha a síndrome de ovário policístico - SOP, disse que ela não tem cura e essas coisas todas... e que eu precisaria procurar ajuda quando fosse engravidar... Tomei uns quinze anos de anticoncepcional por causa disso.

Em novembro/2014, parei o anticoncepcional porque queria engravidar.

Não tive ciclos, em dezembro e nem em janeiro, mas sentia umas pontadas no lado esquerdo, achava que eram cistos, achava que era a SOP dando as caras. Procurei a GO que me atendia desde que me casei. 

A GO fez os exames básicos, preventivo, ultrassonografia transvaginal, hemograma, exames hormonais. E simplesmente disse que não tinha cistos, que eu não tinha SOP e que era para eu perder peso. Não me explicou porque eu estava sem ciclo, não me explicou como que eu não poderia ter SOP, se SOP não tem cura...

Entrei numa mega depressão. Achando que tinha tomado quinze anos de remédio sem necessidade. E as pontadas sem explicação, embora leves, do lado esquerdo me preocupavam muito.

Meu ciclo voltou em fevereiro e ficou doido. Variava de dias... de 29 dias até 35 dias. Eu também estava com spottings antes da menstruação.

Em agosto, consegui melhorar um pouco o humor e comecei a fazer academia cinco vezes por semana, para ver se melhorava o peso e a minha qualidade de vida. Também consegui finalmente tomar a atitude de procurar outra opinião médica.

A "nova GO", fez novamente todos os exames: preventivo (constatou uma feridinha no colo do útero que foi tratada e os spotting pararam depois disso); hemograma, exames hormonais e ultrassonografia transvaginal. Novamente, descartaram a SOP. Continuei sem entender...
A "nova GO", então suspeitou de "Endometriose". Pediu alguns exames: CA 125, Histerossalpinografia, mapeamento para rastreio de endometriose e espermograma. Disse que dependendo do resultado me encaminharia para um especialista. Essa consulta foi em setembro. 

O exame de mapeamento estava marcado para o dia 09.10 e os demais estava dependendo do dia que o RED iria chegar.

Só que, no dia 05.10, dia 37dc, eu fiz um beta HCG e deu POSITIVO. \o/ A felicidade durou exatos 30min, comecei a sangrar.

Fui para a clinica da "nova GO", ela estava viajando. A clinica me mandou para a emergência. Na emergência fizeram exames, o ultrassonografista disse que tinha saco gestacional com descolamento e um risco enorme de aborto. A médica plantonista me atendeu no corredor do hospital simplesmente dizendo: "Está abortando mesmo, volte para casa, espere sair uma bolinha e se continuar sangrando depois de três dias, volte aqui para fazer uma curetagem."

No dia seguinte, liguei para remarcar meu exame de endometriose, remarquei para dia 04.12 e depois ligamos para a clinica da "nova GO", onde existem outros GOs... não conseguimos nenhum que atendesse a gente. Fiquei desesperada. Encontraram uma Ginecologista que se solidarizou com a situação e nos atendeu como encaixe de emergência. 

Ela pediu outro Beta HCG que constatou que eu não estava abortando, o HCG aumentou, mas não dobrou. Passou progesterona 200mg, repouso e ultrassom com 15 dias. 

15 dias depois, novo ultrassom. Embrião com batimentos cardíacos 130. Mas descolamento com 84% da área do saco gestacional. Levamos para Ginecologista, ela disse "diagnóstico reservado. Precisa ter fé e acreditem em milagres". Aumentou a progesterona para 400mg, repouso e ultrassom com 15 dias.

Dois dias depois, fomos para um Obstetra de alto risco. Que fez outro ultrassom na hora e constatou descolamento com 45% e a idade gestacional diferente da que seria DUM. Possível explicação: ovulação tardia. Deu as mesmas indicações: progesterona 400mg, repouso e ultrassom com 15 dias.
15 dias depois, estaria com 9 semanas pela idade que o obstetra havia dado. Embrião sem batimentos cardíacos, com tamanho compatível com 7 semanas. Aborto retido. Suspender a progesterona e definir o que seria feito.

Aguardei alguns dias e optei por realizar uma AMIU, dia 11.11.

Pós operatório da AMIU foi complicado, pois senti muuuuuitas dores e os remédios não faziam efeito nenhum.



No retorno da AMIU, foi constatado através de ecografia abdominal, que apesar da dor, estava tudo "ok". Perguntei se poderia fazer o exame do dia 04.12 apesar de ter feito amiu tão próximo. O obstetra disse que sim, mas que não via lógica, já que endometriose causa dificuldades para engravidar e eu tinha engravidado.

No dia 04.12, fiz enfim o exame... e a ultrassonografista me deixou louca.


Ela disse que tinha um MIOMA de 1cm na parte interna do seu útero, ele causa problemas para implantação. E não entendia como não tinham visto isso. Falou também que tinha um CISTO no seu ovário esquerdo. E que tinha FOCOS DE ENDOMETRIOSE em ambos os ovários e ligamentos.

Ela disse que tinha que fazer a histerossalpinografia para avaliar as trompas, mas que só poderia ser feita apos a menstruação aparecer, que existia medicação para agilizar isso. Disse que teria que realizar cirurgia de videohisteroscopia para tirar o mioma e que possivelmente teria que fazer uma videolaparoscopia e que havia grandes chances de encontrar mais focos de endometriose. Bem, me mandou ir conversar com algum médico e avaliar o que faria.

Bem, e era isso, estávamos lá.

~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~

O médico, primeiramente, disse que com certeza eu tinha a síndrome de ovário policístico SIM, porque eu tenho o todo o biótipo da síndrome. Disse que as GO por não ter visto cistos, já descartaram de cara. Mas que a síndrome não se caracteriza só pela presença de cistos. Então, teria que fazer um acompanhamento da ovulação para saber, coisa que elas não fizeram.

Olhou o laudo do exame de endometriose e disse que eu tinha sim, mas que aparentemente ela era grau leve, já que eu engravidei naturalmente. Disse que apesar de tudo que disse a médica que realizou o exame, ela não quis se comprometer muito e nem classificou o grau dos focos. Ele notou pelo laudo, uma certa insegurança dela e, que, por isso, ele não indicaria uma cirurgia só para tirar essa dúvida. Ele acha que primeiro devemos tratar as demais coisas para depois nos preocuparmos com isso.

Primeiro, ele falou que eu teria que voltar a tomar anticoncepcional, assim que meu ciclo voltasse, para garantir que eu teria o próximo ciclo e garantir que eu não engravidasse nesse meio tempo já que poderia ter outro aborto pois estou com esse MIOMA.

Ele disse que o MIOMA realmente precisa ser tirado, devido a sua localização. Ele pode ter provocado o aborto. Falou que faríamos uma videohisteroscopia para retirar ele.

No próximo ciclo, já tomando anticoncepcional, eu poderia então fazer a histerossalpinografia e a videohisteroscopia e alguns exames hormonais.

Depois, faríamos uma avaliação da SOP e todas as implicações hormonais e na ovulação. Disse que essa questão hormonal, também poderia ter sido a causa do aborto, já que começaram a progesterona muito tarde, já após o inicio do descolamento, e que me deram baixa quantidade de hormônio. Dizendo ele, que eu precisaria de uma dose de uns 600 a 800mg ao dia.

Eu questionei, se não tratar a endometriose poderia causar um novo aborto. Ele disse que sim, mas que valia a pena arriscar, já que ela aparenta estar em grau leve. Ele disse que talvez, o risco de mexer nela não compensasse. Talvez resolvendo esses outros problemas, conseguiríamos ter uma nova gravidez e que ela fosse adiante e, com isso também, estaríamos amenizando a endometriose, com a suspensão da menstruação durante a gravidez.

Ele fez as solicitações desses exames para mim. Aí olhei para ele e apontei para o marido que estava sentado ao meu lado. "E ele, não vai fazer nada???" Aí o médico especialista riu e fez a solicitação do exame espermograma dizendo "E o dele não dói nada".

Depois marido perguntou sobre a Zica e suas implicações. Aqui no Ceará já consta até agora, dia 08.12.15, 40 casos de microcefalia.

O médico disse, "infelizmente está acontecendo isso, mas não há sentido em adiar a gravidez, a endometriose vai se agravando. A gente não tem previsão de quando essa situação irá se resolver. E falando de Brasil, talvez nunca se resolva, vamos ser realistas. É mais fácil, engravidar e dar um jeito de passar a gravidez em outro país. Então, as recomendações são, usem o repelente e sigam em frente".

6 comentários:

  1. é aquela coisa a gente tem que estar em paz né, eu ainda n sei como vai ser, se vou tentar fazer a IA em março ou se vou adiar por conta da Zika, justamente por causa da minha endometriose... vou ver o que o GO vai sugerir! Fico feliz por ter encontrado um medico que deu a devida atenção ao seu caso!
    beijos fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  2. Oi Mom, que bom que uma porta se abriu e dela se vê um caminho a seguir, vá em frente e siga com coragem e força.

    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Oi Mom...é um diagnostico bem complicado...mas é um caminho pra seguir.
    Qto a endometriose...eu nao tenho nenhum sintoma e o medico esta investigando outras coisas antes.
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Oi Mom,Deus esta no controle,siga as recomendações do medico e siga em frente.Beijos

    ResponderExcluir
  5. vai demorar um pouquinho para ter outro bebezinho ai, mas depois de todas as recomendações e tratamentos vc sera mãe com certeza! tocendo por vc!
    Então você não tinha sintoma da endometriose né?! pq a dor do lado esquerdo era do cisto do ovario esquerdo né?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sentia essa dor desde janeiro... e em janeiro não havia cisto nenhum.

      Excluir