quinta-feira, 3 de setembro de 2015

OFF TOPIC :: Terapia

Talvez esse seja o primeiro e talvez o último post que falarei disso, para mim isso é um assunto polêmico e seria mudar totalmente o foco do blog. Eu digo "talvez" porque não posso garantir, mas, juro, vou evitar esse assunto para não bagunçar as coisas aqui.

Esses dias, fui para a primeira consulta de terapia da minha vida. Eu sei que devia ter começado isso há pelo menos uns dez a quinze anos atrás... Tenho muitos assuntos "inacabados", os quais vez ou outra é como se eles voltassem. E eu sinto como se fosse um "looping infinito". Preciso dizer que isso me entristece? É como se você nunca conseguisse se libertar disso, por mais que você lute lute lute...Acontece alguma coisa que te lembra o passado e você volta a reviver tudo que queria esquecer, isso acontece principalmente quando fico "baixo astral".

Só que vocês sabem como a vida de tentante é. É feita de "altos" e "baixos". Só que esses baixos sucessivamente... andam me afetando mais do que deveriam.  Porque não é só a tristeza pelos negativos, é uma tristeza que vai para os mais diversos aspectos da minha vida.

Fui para a consulta, mas estou insegura. Fiquei extremamente desconfortável lá. Você falando com uma desconhecida. E o pior? Você começa a tentar falar, mas mais de repente, a voz engasga e começa a chorar assim do nada. Porque isso? É difícil. E isso, a terapia ainda não começou de fato... Era só eu tentando responder a perguntinha básica: "Porque você está aqui?".

Para mim, é extremamente desconfortável vencer meu preconceito de "fazer terapia". Eu sei que logo ela vai fazer um diagnóstico. Eu sei que estou com problemas e que preciso de ajuda. Mas eu realmente não gostaria de receber um "nome" para isso que sinto, porque seria só para confirmar as minhas suspeitas de que tenho depressão. Não quero ser taxada de "depressiva". Ser chamada assim seria só para ter outra coisa com a qual lidar, mais preconceitos. E medicação? Ah porque a primeira coisa que costumam fazer com pessoas assim é passar medicação. Puxa, eu não quero tomar medicação nenhuma. Quero só conversar mesmo. Pode ser ou está difícil?

Não sei, estou tão desconfortável...

4 comentários:

  1. Vc tem que superar este preconceito. É extremamente natural buscarmos auxílio para entendermos nossa própria mente. Isso é a psicologia, e todos precisam de ajuda, em diferentes graus. A depressão é realidade para todo mundo, ninguém foge dela, acredite. Vc vai ser uma mãe muito melhor buscando resolver estes problemas do passado. Talvez até seja isso que Deus está esperando vc fazer para te conceder esse milagre. Encara isso com mais leveza. Vai ser bom, é uma etapa da sua vida, vai fazer a diferença! E se vc não quer remédio, deixa isso bem claro. É sua escolha. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Mon, acho que a primeira coisa que você deve falar para a terapeuta no próximo encontro é sobre este seu preconceito, para começar, antes de tratar qualquer assunto, outra coisa, se a terapeuta for boa ela não vai te rotular, se isso acontecer, procure outra ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre achei que devia fazer terapia também, nunca procurei não por preconceito, mas por ser daquelas que fica adiando as coisas mesmo.
    Tenho muitas amigas que fazem/fizeram todas alegam ter sido maravilhoso, principalmente para as que tinham muitos assuntos inacabados dentro delas.
    Vencer o preconceito vai ser essencial para que essas sessões façam sentido e te ajudem de alguma forma.
    Fica com Deus! beijos

    ResponderExcluir