sexta-feira, 29 de maio de 2015

:: OFF TOPIC :: Da viagem – Resumão

Não planejava postar sobre a viagem porque achava que não cabia aqui neste blog materno... Mas já que algumas pediram para contar alguma coisa da viagem...

Desde que casamos, fizemos uma espécie de “acordo” de viagens. Começamos com destinos próximos e depois íamos expandindo. Com isso, já conhecemos vários lugares aqui no Ceará, alguns lugares no Nordeste, outros no resto do Brasil e alguns na América do Sul. O próximo passo seria América do Norte.

Então, nossos planos originais seria ir aos Estados Unidos. Tanto que ano passado viajamos a Recife só para tirar o visto americano. Meu desejo maior era ir a Disney kkkkkk Já o desejo do marido era NY. Planejávamos juntar ambos lugares numa viagem só. Já fizemos esse negócio de “dois destinos, uma viagem” antes, na viagem Santiago e Buenos Aires, e deu super certo, então iríamos repetir. Só que na hora em que fomos fazer a cotação do custo total da viagem, não estava compensando. Fora, que Estados Unidos é quase sinônimo de compras, né? Ir para lá e não poder se render ao consumismo...  O dólar praticamente no valor do Euro. Então fizemos o calculo que talvez essa fosse a ultima viagem antes dos filhos... E com o dólar nesse preço, mais lógico ir para mais longe logo...

Apesar de ser a “viagem dos sonhos”, essa minha viagem foi meio “jogada”, não fiz muito planejamento, como sabem, minha cabeça estava em outro lugar. =/

Sempre foi um sonho conhecer parte do velho continente. Eu louca para conhecer a tão falada Paris; já o sonho do marido era conhecer Londres... Então, novamente, o “dois destinos, uma viagem”.

Na minha viagem da América do Sul (Santiago e Buenos Aires), foram três dias inteiros em cada destino.  Nesta, da Europa (Paris e Londres), resolvi aumentar os dias e coloquei cinco dias inteiros em cada destino. E digo a vocês, foram cinco dias em cada lugar e NÃO deu tempo de ver tudo!!!

Em Paris, conseguimos conhecer:
-Torre Eiffel
-Champs Elysees
- Arco do Triunfo
-Basílica de Sacré Cœur
-Praça dos Artistas
-Notre Dame
-Torre de Montparnasse
-Assemblée Nationale
-Museu do Louvre
-Museu d'ORSAY
-Galeria Lafayette
-Fachada do Moulin Rouge
-Palácio de Versalhes
-Jardins do Palácio de Versalhes

Em Londres, conseguimos conhecer:
-Big Ban
-Palácio de Westminster
-Mosteiro de Westminster 
-Catedral de Westminster
-Palácio de Buckingham
-Torre de Londres
-Tower Bridge
-Marble Arch
-Nothing Hill/ Portobello Road Market
-London Eye
-Madame Tussaud’s
-Museu Britânico
-Museu de História Natural
-Museu de Ciências e Tecnologia
-Oxford Street
-Regent Street
-Covent Garden
-Hamleys
-Primark
-Hyde Park
-St James Park
-Green Park

Sobre Paris

A grandiosidade. Paris é a cidade que mais recebe turistas no mundo, mas o motivo disto só consegui compreender quando conheci.  Gente, tuuuuuuudo é enorme, enorme do tipo que não dá para enquadrar nas fotos. kkkkkk  Sabe quando a gente está no colégio e estuda a “Revolução Francesa” onde cortaram a cabeça da monarquia? Depois de conhecer o Palácio de Versalhes a gente consegue entender o motivo da revolta do povo... O imenso palácio e o seu jardim, coisas tão glamourosas, pura ostentação, e a população passando fome...

Língua. Haviam me dito que os Franceses não gostam de falar Inglês. Mas juro que não tivemos problema nenhum em nos comunicarmos (digo, o marido se comunicar... Porque eu mesma só falo PORTUGUÊS kkkkk), todos muito simpáticos e a maioria fala sim, além do francês típico, o Inglês.

Transporte público. Super funciona! Metrô para que te quero?! Metrô lá, passa de 2 em 2min praticamente e a malha cobre a cidade inteira. Foi meu principal meio de transporte por lá. Ah se Fortaleza tivesse metrô... (apesar que alguns dizem que aqui tem metrô ¬¬ o tal metrô daqui, liga um bairro afastado ao centro da cidade e só, garanto que nem 20% da população tem acesso a ele... E isso, faz vinte anos em obras. Revoltante!!!). Infelizmente não posso comentar como são os ônibus em Paris, só andei de ônibus em Londres.

Clima. Agradável, em média tava uns 13°... E, para mim, isso é muito frioooooo. Aqui em Fortaleza, costuma ser 30° kkkkkk

Sobre Londres

Clima maluco. Hora o céu está todo encoberto, com nuvens cinza daquele tipo que a gente tem certeza que vai cair o maior temporal, começa a pingar levemente, daqui a pouco engrossa um pouquinho e depois de cinco minutos o céu volta a ser azul totalmente limpo com nuvens bem branquinhas e se não fosse pelo chão molhado não teria qualquer vestígio de chuva. O pior do clima de Londres é o vento frio que dá uma sensação térmica que está mais frio do que realmente está.

Caos que funciona. O povo de lá é acelerado, só anda correndo. Tanto que lá eles seguem a risca a regrinha da escada rolante (sempre fique a direita, para deixar a esquerda livre para os apressados). As ruas são estreitas. Os ônibus fazem cada manobra que a gente fica só na apreensão que a qualquer momento irá colidir em algum veiculo... Mas por incrível que pareça, nada acontece. Apesar das manobras, os ônibus são muito pontuais e mesmo em horários de pico, eles estavam razoavelmente vazios. Já o metrô...lotado (em horário de pico).  Achei muito bem servido de transporte público, tanto ônibus quanto metrô. Dava para ir a qualquer lugar. Inclusive achei tão tranquilo que desistimos do transfer que iríamos contratar e fomos ao aeroporto de metrô (com malas e tudo) e foi suuuuuper tranquilo. E por incrível que pareça, isso é bastante comum por lá. Durante nossa estadia, vimos várias pessoas andando com malas no metrô, pois existe uma linha que leva diretamente ao aeroporto, sem falar que as linhas principais contam com elevadores... Tudo tão eficiente que quando Marido sugeriu que desistíssemos do transfer para tentar ir de metrô, eu pensei “Porque não?” kkkkkk Não é que deu super certo??? O melhor foi que economizamos uns 400 reais nessa aventura (o transfer sairia por 80 libras / 1 libra +- 5 reais).

Excelentes museus e o melhor, grátis. Simmmmmm grátis. Visitei três museus durante a minha estadia: Museu Britânico, Museu de História Natural e Museu de Ciências e tecnologia. Recomendo todos os três!!!  O Museu Britânico tem uma belíssima arquitetura e o acervo é muito interessante, tem múmias e tal =P Achei as múmias daqui, mais detalhistas do que as múmias do Louvre. Para os adultos com espírito de criança, altamente recomendo o museu de história natural, onde há a parte dos dinossauros, das baleias, do corpo humano, tem uma área que mostra como são terremotos (tem até um simulador de terremoto).... Eu super amei, foi o museu que mais gostei a viagem inteira (Ok, o Louvre de Paris também foi legal... Massssss o museu de história natural de Londres é interativo, ta?! hihihi O.O).  Fora que a arquitetura do Museu de História Natural também é um show a parte.  O museu de Ciências também empolga bastante, tem uma área com módulos da NASA. Tem outra área com aviões, alguns, inclusive modelos de guerra.  OBS. Os museus têm muito mais coisas do que as que eu estou citando... Estou falando só por cima, o que mais gostei.

Os parques. Uma coisa que ficará guardada para sempre na minha memória serão os parques. Em meio a todo o caos da cidade, ilhas de tranquilidade e muito contato com a natureza. Fui na primavera, mas infelizmente ainda estava começando a florir. Por sorte, consegui observar algumas poucas flores, vi flores de várias cores (amarelas, brancas, cor de rosa, laranjas, roxas, azuis...) fiquei totalmente apaixonada. E as árvores? Tinha arvores com folhas roxas. Tinha arvores cor de rosa. Tinha arvores azuis. Tão lindo! Tão lindo! Devido ao tempo curto da viagem, não consegui percorrer por completo nenhum dos três parques que visitei, eles são imensos. Mas mesmo assim, vendo por “amostragem” já dá para apaixonar total.

Hamleys, uma loja para voltar a ser criança. Eu já disse que detesto fazer compras??? Poiseh, sabe para onde foi o dinheiro que eu NÃO gastei durante a viagem? kkkkkkk Transformou-se em brinquedos. E o pior, alguns foram para mim mesma kkkkkkkkkk Comprei LEGO architecture. Comprei bonequinho de Playmobil de guardinha do palácio. Comprei presentinhos para as sobrinhas do meu lado e para as sobrinhas do lado do marido.  Tanta coisa fofinha para criança/bebê O.O owwww Bem que eu podia estar grávida...

London eye. Compensou pela experiência de estar em uma das capsular e olhar Londres lá de cima, mas não voltaria a fazer esse passeio pela roda gigante. Uma vez na vida já valeu, não achei a vista lá essas coisas todas.

Madame Tussaud’s. Achei o acervo pequeno. A foto com a família real e com o Obama estavam muito concorridas, então acabei por desistir de tirar foto com eles...  Mas pelo menos teve um cineminha 4D e um passeio de carrinho pela “história de Londres”.

Poderia falar muito mais, só que ficaria muito cansativo para ler e chato também... Sem falar que ia fugir muuuuito do tema do Blog, né? 

4 comentários:

  1. Ai que delícia! Fiquei com mais vontade ainda de conhecer :)

    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Que delícia!
    Um dia eu chego lá!
    rsrsrs
    Bjus

    http://esperando-esperar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir