domingo, 4 de janeiro de 2015

Espessura normal do endométrio

A membrana que reveste o útero é denominada endométrio. Trata-se do tecido no qual o óvulo fecundado, ou blastocisto, se fixa durante a gravidez. O tamanho do endométrio varia durante o período menstrual. Todavia, deve medir menos que 8 mm em mulheres que já passaram pela menopausa.

Ciclo menstrual
O ciclo menstrual dura aproximadamente um mês. Durante o ciclo, um folículo ovariano amadurece e se rompe, liberando um óvulo que é levado até as trompas de falópio para ser fertilizado. O endométrio engrossa durante o ciclo menstrual em preparação para a nidação do óvulo. Se a nidação não ocorrer, o endométrio é expelido, em um processo conhecido como menstruação.

Menstruação
Inicialmente, o endométrio é uma membrana espessa, chegando a medir 15 mm. A menstruação ocorre na primeira semana do ciclo menstrual. Conforme o endométrio é expelido, este pode vir a variar em espessura e apresentar-se de maneira irregular na ultrassom. No decorrer da semana, o endométrio torna-se mais fino. Ao final da menstruação, o endométrio deve ter entre 2 e 3 mm de espessura.

Fase proliferativa
Durante a fase proliferativa, um folículo começa a crescer em um dos ovários. Ao crescer, o folículo secreta estradiol, hormônio responsável pelo engrossamento do endométrio no período antecedente à ovulação. A taxa de fertilidade aumenta nesse estágio do ciclo. No curso da fase proliferativa, o endométrio pode chegar a ter 8 mm de espessura. Na ultrassom, aparenta ser formado por três linhas.

Ovulação
A ovulação marca o fim da fase proliferativa e o início da fase secretora. O folículo maduro se rompe e libera um óvulo. Esse processo denomina-se ovulação. Fica-se mais fértil nos cinco dias anteriores à ovulação e nos dois dias seguintes a ela. Algumas clínicas de fertilidade afirmam que o endométrio deve ter cerca de um centímetro antes da ovulação.

Fase secretora
O folículo que se rompeu para liberar o óvulo passa a ser chamado corpo lúteo. O corpo lúteo libera progesterona, que é responsável pelo espessamento do endométrio em preparação para a nidação do blastocisto. Durante a fase secretora, o endométrio pode chegar a 15 mm de espessura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário