sábado, 10 de janeiro de 2015

A viagem do espermatozóide

O espermatozóide é uma célula formada nos testículos, a partir de células chamadas primordiais. Para se formar um espermatozóide demora cerca de 75 dias e cada célula primordial forma 16 espermatozóides. Após formados, os espermatozóides recebem o acabamento final em um órgão chamado epidídimo e depois seguem através do canal deferente (sim o nome é deferente mesmo) até a região da próstata. Nessa região ficam armazenados num lugar chamado ampola aguardando a ejaculação. No momento da ejaculação os espermatozóides se juntam ao líquido produzido pelas vesículas seminais (70%) e da próstata (30%) e saem pelo canal uretral na ejaculação.

Ejaculação
Na ejaculação o sêmen sai no estado de gel, a 10 km por hora e a temperatura de 37 graus. O líquido seminal é rico em nutrientes e serve de veículo para os espermatozóides. Dentro do corpo o espermatozóide sobrevive por até 72h e no laboratório em meios de cultura apropriados pode viver até 110h. O sêmen tem cheiro de água sanitária devido a uma proteína chamada espermina. Como é rico em sais minerais tem o sabor salgado.

Características
O sêmen normalmente tem uma cor perolada, mas pode ser também avermelhado(sangue), amarelado(pus), esverdeado(infecção por trichomonas), e marrom(sangue deteriorado). O volume ejaculado normal varia de 2 a 5 mililitros (uma colher de chá). A cada ejaculação são expelidos 20 milhões de espermatozóides por mililitro em média.

Exército
Uma vez na vagina os espermatozóides saem do líquido seminal e entram no útero iniciando sua caminhada até as trompas. Nessa fase eles se organizam em colunas com um pelotão de frente e um pelotão de retaguarda. Durante esta longa caminhada muitos morrem e dos milhões ejaculados apenas 50 mil chegam às trompas.

Natação
Proporcionalmente a um homem o espermatozóide nada no escuro, contra a corrente numa velocidade de 10 metros por segundo e por atração química sabe em que trompa está o óvulo. Quatro minutos após a ejaculação os espermatozóides já estão na trompa. Por isso métodos anticoncepcionais como a ducha vaginal são ineficazes, pois até a mulher se levantar e ir ao banheiro fazer a ducha os espermatozóides já estarão lá há muito tempo.

Fonte: http://www.fertilis.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário