quarta-feira, 11 de maio de 2016

Dr Famosinho... A decepção?

 Em março havia agendado uma consulta com esse Dr Famosinho, seria em maio, pois estava aguardando uns exames saírem.

Chegou no final de abril e os exames que estava esperando, acabaram por sair antes do prazo. Aí faltava uma semana para a consulta que estava agendada e liguei para saber se teria como adiantar a consulta. Disseram que não, agenda lotada.

A consulta cairia numa segunda. Quinta me ligaram dizendo que na segunda, o dr Famosinho não iria atender. Queriam me remarcar. Adiantaram para sexta a noite. Na sexta a tarde me ligam para cancelar a consulta e reagendar novamente. ¬¬  Me colocam para o dia seguinte.

Me arrumo, pego os milhares de exames que já fizemos e vamos. A clínica fica perto de casa.

Chegamos lá e a recepção está lotada, contei seis casais. Nos entregam um questionário sobre histórico médico para responder. Achei interessante, no outro médico de reprodução não teve nada parecido.

Com algum tempo de atraso, entramos na consulta.

Conto toda a história...

~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~

Quando eu tinha uns quinze ou dezesseis anos, um médico me falou que eu tinha a síndrome de ovário policístico - SOP, disse que ela não tem cura e essas coisas todas... e que eu precisaria procurar ajuda quando fosse engravidar... Tomei uns quinze anos de anticoncepcional por causa disso.

Em novembro/2014, parei o anticoncepcional porque queria engravidar.

Não tive ciclos, em dezembro e nem em janeiro, mas sentia umas pontadas no lado esquerdo, achava que eram cistos, achava que era a SOP dando as caras. Procurei a GO que me atendia desde que me casei. 

A GO fez os exames básicos, preventivo, ultrassonografia transvaginal, hemograma, exames hormonais. E simplesmente disse que não tinha cistos, que eu não tinha SOP e que era para eu perder peso. Não me explicou porque eu estava sem ciclo, não me explicou como que eu não poderia ter SOP, se SOP não tem cura...

Entrei numa mega depressão. Achando que tinha tomado quinze anos de remédio sem necessidade. E as pontadas sem explicação, embora leves, do lado esquerdo me preocupavam muito.

Meu ciclo voltou em fevereiro e ficou doido. Variava de dias... de 29 dias até 35 dias. Eu também estava com spottings antes da menstruação.

Em agosto, consegui melhorar um pouco o humor e comecei a fazer academia cinco vezes por semana, para ver se melhorava o peso e a minha qualidade de vida. Também consegui finalmente tomar a atitude de procurar outra opinião médica.

A "nova GO", fez novamente todos os exames: preventivo (constatou uma feridinha no colo do útero que foi tratada e os spotting pararam depois disso); hemograma, exames hormonais e ultrassonografia transvaginal. Novamente, descartaram a SOP. Continuei sem entender...

A "nova GO", então suspeitou de "Endometriose". Pediu alguns exames: CA 125, Histerossalpinografia, mapeamento para rastreio de endometriose e espermograma. Disse que dependendo do resultado me encaminharia para um especialista. Essa consulta foi em setembro. 

O exame de mapeamento estava marcado para o dia 09.10 e os demais estava dependendo do dia que o RED iria chegar.

Só que enquanto eu esperava, chegou o dia 37dc, e RED não veio. Eu fiz um beta HCG e deu POSITIVO. \o/ A felicidade durou exatos 30min, comecei a sangrar.

Fui para a clinica da "nova GO", ela estava viajando. A clinica me mandou para a emergência. Na emergência fizeram exames, o ultrassonografista disse que tinha saco gestacional com descolamento e um risco enorme de aborto. A médica plantonista me atendeu no corredor do hospital simplesmente dizendo: "Está abortando mesmo, volte para casa, espere sair uma bolinha e se continuar sangrando depois de três dias, volte aqui para fazer uma curetagem."

No dia seguinte, liguei para remarcar meu exame de endometriose, remarquei para dia 04.12 e depois ligamos para a clinica da "nova GO", onde existem outros GOs... não conseguimos nenhum que atendesse a gente. Fiquei desesperada. Encontraram uma Ginecologista que se solidarizou com a situação e nos atendeu como encaixe de emergência. 

Ela pediu outro Beta HCG que constatou que eu não estava abortando, o HCG aumentou, mas não dobrou. Passou progesterona 200mg, repouso e ultrassom com 15 dias. 

15 dias depois, novo ultrassom. Embrião com batimentos cardíacos 130. Mas descolamento com 84% da área do saco gestacional. Levamos para Ginecologista, ela disse "diagnóstico reservado. Precisa ter fé e acreditem em milagres". Aumentou a progesterona para 400mg, repouso e ultrassom com 15 dias.

Dois dias depois, fomos para um Obstetra de alto risco. Que fez outro ultrassom na hora e constatou descolamento com 45% e a idade gestacional diferente da que seria DUM. Possível explicação: ovulação tardia. Deu as mesmas indicações: progesterona 400mg, repouso e ultrassom com 15 dias.

15 dias depois, estaria com 9 semanas pela idade que o obstetra havia dado. Embrião sem batimentos cardíacos, com tamanho compatível com 7 semanas. Aborto retido. Suspender a progesterona e definir o que seria feito.

Aguardei alguns dias e optei por realizar uma AMIU, dia 11.11.

Quinze dias depois da amiu, fiz enfim o exame de mapeamento da endometriose... e a ultrassonografista me deixou louca.

Ela disse que tinha um MIOMA de 1cm na parte interna do seu útero, ele causa problemas para implantação. E não entendia como não tinham visto isso. Falou também que tinha um CISTO no seu ovário esquerdo. E que tinha FOCOS DE ENDOMETRIOSE em ambos os ovários e ligamentos.

Ela disse que tinha que fazer a histerossalpinografia para avaliar as trompas, mas que só poderia ser feita apos a menstruação aparecer, que existia medicação para agilizar isso. Disse que teria que realizar cirurgia de videohisteroscopia para tirar o mioma e que possivelmente teria que fazer uma videolaparoscopia e que havia grandes chances de encontrar mais focos de endometriose. Bem, me mandou ir conversar com algum médico e avaliar o que faria.

Fomos para um especialista em reprodução.

O médico, primeiramente, disse que com certeza eu tinha a síndrome de ovário policístico SIM, porque eu tenho o todo o biótipo da síndrome. Disse que as GO por não terem visto cistos, já descartaram de cara. Mas que a síndrome não se caracteriza só pela presença de cistos. Então, teria que fazer pelo menos um acompanhamento seriado hormonal e da ovulação para saber, coisa que elas não fizeram.

Olhou o laudo do exame de endometriose e disse que eu tinha sim, mas que aparentemente ela era grau leve, já que eu engravidei naturalmente. Falou que, apesar de tudo que disse a médica que realizou o exame, ela não quis se comprometer muito e nem classificou o grau dos focos. Ele notou pelo laudo que ela estava meio insegura e, que, por isso, ele não indicaria uma cirurgia só para tirar essa dúvida. Ele acha que primeiro devemos tratar as demais coisas para depois nos preocuparmos com isso.

Primeiro, ele falou que eu teria que voltar a tomar anticoncepcional assim que meu ciclo voltasse, para garantir que eu teria o próximo ciclo e garantir que eu não engravidasse nesse meio tempo já que poderia ter outro aborto pois estava com esse mioma.

Ele disse que o mioma realmente precisava ser tirado, devido a sua localização. Ele pode ter provocado o aborto. Falou que faríamos uma videohisteroscopia para retirar ele.

No próximo ciclo, já tomando anticoncepcional, eu poderia então fazer a histerossalpinografia e a videohisteroscopia e alguns exames hormonais.

Depois, faríamos uma avaliação da SOP e todas as implicações hormonais e na ovulação. Disse que essa questão hormonal, também poderia ter sido a causa do aborto, já que começaram a progesterona muito tarde, já após o inicio do descolamento, e que me deram baixa quantidade de hormônio. Dizendo ele, que eu precisaria de uma dose de uns 600 a 800mg ao dia.

Ele fez solicitação de exame também para meu marido.

Após ver os exames, o médico disse o tratamento mais indicado seria partimos direto para a FIV/ICSI. A histerossalpinografia veio tudo ok nas trompas, mas no útero veio indícios de um possível pólipo ou mioma (o que já era esperado...).

Fiz a videohisteroscopia cirúrgica e tudo que encontraram foi um espessamento, foi feito biopsia. Tudo não passava do endométrio fazendo curvinha. Bem, melhor assim. Nada de pólipo e nem de mioma.

Março. Fizemos a fiv e o resultado foi negativo.

Na consulta pós negativo, o médico de reprodução disse que devido ter tido o aborto, a falha de implantação na fiv e ao fator masculino severo, ele pensava na possibilidade de termos problemas genéticos, nos recomendou fazer a biopsia dos embriões na próxima tentativa. E nos passou exame de fragmentação espermática e cariótipos para o casal. Ele também falou que em uma próxima tentativa usaria heparina. Com essa indicação, eu pedi para fazer exames de trombofilia para realmente ver a necessidade disso. Então, o médico de reprodução solicitou alguns exames de trombofilia.

Abril. Os exames de trombofilia, veio uma alteração na MTHFR (homozigoto no A1298C) ... Com isso, decidi procurar um hematologista para que ele analisasse tudo mais profundamente. Na consulta com o hematologista, ele olhou os exames e disse que estavam faltando diversos exames a serem feitos e que só poderia falar algo com todos os exames em mãos, então ele fez as solicitações de mais alguns exames e alguns vieram alterados, mas ainda não tinha voltado para a consulta de retorno.

Bem, era isso, estávamos lá.

~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~

O Dr Famosinho começa dizendo que fomos apressados, que devíamos ter tentando mais tempo. Que éramos jovens e podíamos ficar esse tempo a mais tentando. Ele disse que por ele podíamos ficar até o final do ano, nas tentativas naturais. Mas que ficava muito complicado agora regredir, já que chegamos lá até com fiv feita. Quem tem 70% não quer voltar a ter 15%. Então se quiséssemos fazer novamente uma fiv, ele não se oporia.

Ele disse que passaria um exame chamado "fragmentação espermática". Só que eu já tinha entregue para ele este exame, acabamos de fazer. Aí eu disse "nós acabamos de fazer este exame". E entreguei novamente para ele.

Aí ele olhou e disse: "ta ruim". Sendo que o exame de fragmentação está normal, o que está alterado é a mobilidade... que também está alterado em todos os exames... Ele falou muito que a mobilidade está péssima, só que em nenhum momento falou sobre morfologia. E se vocês lembram, a morfologia foi a principal causa de sermos indicados para fiv/icsi. Dá até a impressão que ele nem olhou o exame direito, pois não comentou nada em relação a isto.

Ele passou uma ressonância para mim, dizendo que achou a história do mioma muito mal explicada. E encaminhou o marido para uma avaliação com o urologista. Também solicitou uma US e alguns exames de sangue pro marido.

Em relação a trombofilia, não fazia diferença porque ele já usa heparina com todas as pacientes dele e provavelmente a única coisa que mudaria é que continuaria aplicando por toda a gestação.

Falei que o outro médico de reprodução com quem fizemos a primeira fiv, tinha recomendado fazer a biopsia dos embriões. Aí o Dr famosinho disse que fazer biopsia nos embriões nessa atual circunstancia, seria só dinheiro para o laboratório. Essa biopsia é indicada no caso de mulheres mais velhas que apresentam mais chance de ter embriões com alterações.

Ele explicou mais ou menos como costuma ser o protocolo de fiv/icsi dele. Que ele prefere fazer a indução, puncionar, fertilizar e congelar. Aí nesse mesmo ciclo da indução, ele prescreve uma medicação para diminuir a inflamação da endometriose, faz a injuria no endométrio e só no outro ciclo que transfere.

~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~

Sai da consulta sem chão. Como que é que o médico teve coragem de dizer que fomos apressados? E o pior, como que ainda por cima, fez a recomendação de esperarmos até o final do ano para ver se engravidamos naturalmente sendo que nossos exames indicam que as chances são baixíssimas?

Em contrapartida, achei o protocolo do dr famosinho mais interessante que a do outro médico de reprodução com quem fiz a primeira fiv/icsi.

Estou em conflito que achei esse médico muito babaca, ele me fez me sentir péssima com essa história de dizer que "fomos apressados".  É como ele tivesse ignorado tudo que aconteceu conosco até aqui e todos os exames alterados que mostramos. Mas, aqui no meu estado, e na região nordeste inteira, ele tem muito renome e muitos resultados positivos... Será que ele consegue ser profissional apesar de expressar claramente que é contra fazer a fiv agora? Será que ele é assim sempre ou estava num dia ruim? Pois a grande maioria das pacientes dele com a qual tive contato, costuma falar bem dele.

Então, estou meio perdida. Ignoro e faço tratamento com esse dr famosinho mesmo assim? Ou volto para o outro médico de reprodução?

13 comentários:

  1. Gostei de "reler" toda a historia!
    Eu não sei o que eu faria no seu lugar...ele tem fama por algum motivo.
    Se você gostou mais do protocolo dele...vale uma segunda chance, né?
    Torcendo muito por você!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poiseh... Vamos fazer os exames solicitados e nesse meio tempo aproveitar para refletir a respeito.

      Excluir
  2. Minha prima ouviu basicamente a mesma coisa do médico dela, lembro que ela ficou arrasada e me contou que o médico falou exatamente assim "Vocês casais novos tentam engravidar por 6 meses e se não conseguem correm pra FIV. Resultado de exame que indique baixas chance não significa chance nenhuma. Paciência é virtude" Ela não gostou do médico, caiu fora, arranjou outro e a FIV não deu certo. Sem dinheiro pra fazer outra largou de lado e enquanto juntava dinheiro pra próxima FIV acabou engravidando. Levou 3 anos da FIV pra engravidar e não precisou fazer a segunda.
    Tô dizendo que o médico está certo? Não, estou só contando pq ela escutou a mesma coisa do médico que a atendeu.
    E acredito que apesar de não ter gostado do que ele disse, se tem fama é por algum motivo, se a taxa de sucesso dele é alta, é porque provavelmente é mais minucioso nos procedimentos que faz. Se voto de leitora contasse, eu votaria SIM rsrsrs.
    Tente confiar nele. Pode ser o que vai te dar sua benção.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu sei que não é impossível engravidar. Afinal eu já engravidei uma vez...O problema é o meu emocional que não está preparado para isso de voltar a ficar "abandonada" tentando naturalmente. Depois, em outro post, vou explicar melhor ;)

      Excluir
  3. Concordo com oq a Jéssica flw.Dê mais uma chance a ele,será até bom para vc pesar os prós e contras desse médico.Boa sorte pra vc ;)

    ResponderExcluir
  4. Já passei por médicos estúpidos, e em geral, acabei não voltando. Mas, porém, contudo, todavia, o protocolo que este médico segue parece realmente fazer sentido, então você poderia dar uma chance a ele sim.
    Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ruim é isso de ficar pulando de médico em médico. Não tenho mais paciência para isso não, preciso aprender a ignorar certas coisas e tirar do médico somente o que for bom.

      Excluir
  5. Flor, eu tive diagnóstico de endometriose grau IV (o mais avançado), útero colado no intestino, problema nas duas trompas, sendo uma obstruída, endo até o diafragma. Depois da vídeo o médico me deu 6 meses para engravidar naturalmente. Também fiz uma segunda consulta com um dr. Famosinho e este, o diagnóstico foi ainda pior. Disse q tinha apenas 15% de chance de engravidar naturalmente e já me indicou zoladex e depois a FIV. Não fiz, resolvi esperar. Em 7 meses engravidei, naturalmente, duas vezes. Perdi o primeiro e o segundo está aqui, firme e forte com 21 semanas. Na primeira vez, apesar da minha perda, fiquei feliz pelo fato de ter conseguido engravidar. Sabia que podia. E isso me deu mais gaz pra continuar tentando mais um pouco. Até que consegui pela segunda vez.
    Sou um pouco parecida com você, pesquiso tudo o que posso, fuço em tudo. Mas sabe, percebi que isso estava me fazendo mal, ficava mais ansiosa ainda, então parei.
    O que eu quero dizer com isso é que eu acho q vc deve correr sim atrás do seu sonho e que vc "adote" um médico que mais se identifica e siga à risca o que ele lhe disser. E fique com ele até o final. Muitas opiniões acabam deixando a gente mais confusa ainda.
    E, na minha opinião, o mais importante: se apegue à Deus. Independente de religião. Deus me mostrou que nada está no meu controle, como eu sempre achei que estava e que as coisas acontecem exatamente quando e como ele quer.
    Desculpe o texto enorme, estou torcendo por vc!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Discordo completamente de você. Me desculpe. Ele disse que faria FIV se fosse tua vontade, porém recomendava o natural.
    Por este motivo COM CERTEZA voltava nele. Pensa, ele não pensa só no dinheiro!!

    Tantos relatos de médicos que a pessoa tem nada e já mandam para FIV para ganahr dinheiro. Nos grupos que participo esse ano tem 2 positivos natural de pessoa que ganhou negativo em FIV.

    Não estou dizendo para desistir, faça FIV, mas ele me mostrou muito caráter e não apenas querer ganhar dinheiro!!
    Nesse mercado de fiv só querem ganhar dinheiro em cima do sonho das pessoas... as vz acho que a primeira de todos dão negativo de proposito para fazer outro sei la...

    Sobre o exame do seu marido! outro ponto, achei adequado ele pedir para ele ir em um urologista! odeio médico que não é especialista ficar dando palpite.
    Realmente o melhor é procurar um bom urologista, adorei o que atendeu meu marido.

    Sobre seu relato... que merda hospital nem passou nada naquela primeira noite :/ não conhecia sua historia ainda.

    beijos e passe no Urologista! o meu disse... dá uma raiva que depois de 2 fivs, depois de investigar tudo na mulher.... ai que mandam o homem passar comigo. :/

    enfim, no grupo melhora o espermograma do marido com clomid, virtagan zinco e androstren. Melhora muito a qualidade dos peixinhos... meu marido não quer tomar pq diz que tem zero e não vai adiantar.

    Mas os peixinhos estarem fortes para FIV é essencial tah.

    beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa se desculpar por nada, você pode discordar sim ;)

      Vou fazer outro post sobre o que andei refletindo a respeito... O que me irritou foi o fato dele se prender ao protocolo de espera e ignorar a pessoa em si. Protocolo é feito para exatamente para tratar os pacientes de forma geral, mas eu sou um individuo, com uma história pessoal e vários problemas já diagnosticados. E, mesmo assim, ele jogou no mesmo grupo geral.

      Meu marido já mantém uma dieta balanceada, com todas as vitaminas necessárias. O exame de fragmentação espermática, que mede exatamente os ácidos graxos e grau de oxidação dos peixinhos, está excelente, dentro da normalidade.

      Excluir
  7. Esse dilema de mudar de médico é realmente um dilema. O que acho que pode ajudar é meio clichê, mas é verdade: seguir seu coração. Acho que, no fundo, a gente acaba sabendo o que quer, mas fica com medo de tomar uma decisão. Nenhuma das decisões que tomar (mudar de médico ou continuar com o atual) será errada.

    ResponderExcluir