sexta-feira, 13 de maio de 2016

Após a consulta com o Dr Famosinho...

Refleti bastante.

Porque me irritei com o Dr Famosinho?

- Porque ele sugeriu que tentássemos até o final do ano por mera questão de protocolo. Segundo ele explicou, com a gravidez, é como se zerasse tudo e teoricamente teríamos que esperar mais 12 meses antes de buscar auxilio médico para investigar qualquer coisa.

- Aparentemente ou ele não olhou os exames que já fizemos ou simplesmente resolveu ignorar tudo por causa do bendito protocolo dos 12 meses.

- Fez julgamento sem nos conhecer. Qual a necessidade de fazer qualquer julgamento e dizer que fomos "apressados e precipitados"? Ele poderia ter abordado a questão de esperar mais tempo sem a necessidade de chamar ninguém de apressado e precipitado.

~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~

Uma gravidez natural é impossível de acontecer? Não, tanto que já engravidei uma vez...

Só que meu psicológico já não é a mesma coisa de quando comecei a tentar engravidar. Teve toda aquela história de ter SOP e Endometriose e as GO insistirem que eu não tinha nada. Teve a gravidez e a viagem da GO me deixando abandonada em plena ameaça de aborto. Teve a ida à emergência e o atendimento ridículo que me deram. Teve o mês que fiquei presa em casa com ameaça de aborto até que realmente aconteceu o aborto, infelizmente passei por uma amiu e tive um péssimo pós operatório. Depois, teve a descoberta dos exames super alterados do meu marido e agora, além de tudo isso, descobri que tenho trombofilia.

Eu consigo voltar para casa e simplesmente tentar naturalmente até o final do ano? Sem chances.

1 - Tenho sop... isso significa que nem sempre ovulo, e se ovulo, pode ser que não seja na data certa. Como vou adivinhar quando brincar? Terei que brincar dia sim dia não o mês inteiro? Não tenho mais estrutura psicológica para namoro programado assim. Vocês sabem como é horrível, meses e meses fazendo isso. Eu já passei por isso 2015 inteiro. Se não brincar na época certa...Menos chances de gravidez.

2 - Quem tem SOP, também costuma ter deficiência de progesterona. Isso também dificulta a implantação do embrião. Menos chances de gravidez.

3 - Tenho endometriose, por mais que seja leve, causa um pouco de inflamação e isso também dificulta um pouco para os espermatozóides encontrarem com o óvulo e também dificulta um pouco implantação do embrião. Menos chances de gravidez.

4 - O espermograma do meu marido é extremamente alterado. Menos chances ainda de gravidez.

5 - Caso aconteça de engravidar, eu preciso iniciar o mais rápido possível a progesterona e a heparina, sob o risco de abortar novamente. Como eu vou fazer isso tentando naturalmente? Sem saber exatamente que dia acaba meu ciclo? Meu ciclo é irregular, não tenho como saber quando foi a concepção para contar 16 dias e fazer o teste... Não quero viver essa insegurança, imaginem como seria agoniante para mim. Vocês lembram que quando eu engravidei, eu fiz o beta e 30min depois de pegar o resultado eu já tava sangrando com ameaça de aborto? Devia ter iniciado a progesterona antes... mas eu não sabia que estava grávida e também nem sabia que precisava de progesterona (afinal, nenhuma médica quis se aprofundar para saber se eu tinha deficiência de progesterona ou não, na época eu não tinha completado 12 meses tentando)... Simplesmente esperei até o dia máximo que o red poderia chegar para poder fazer o beta.

Com essas reflexões, eu concluo que quero fazer algum acompanhamento sim.

Precisa ser FIV? Não. Poderia até ser coito programado, qualquer coisa, desde que fosse acompanhada de perto por algum médico pelo menos a parte hormonal e de ovulação.

Por que então não fizemos coito programado invés de fazer FIV? Já que coito é um tratamento de baixa complexidade e bemmmm mais barato. Porque com o diagnóstico de endometriose e a inflamação causada por ela, o indicado seria fazermos inseminação ou FIV.

Por que não fizemos então a inseminação? Porque com exames do meu marido as chances diminuem drasticamente, então, o indicado foi fazer a FIV com ICSI, onde eles podem fazer a seleção dos espermatozóides que são aptos a fertilizar o óvulo.

~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~

Sim, quem olha de fora pode até achar que por não esperarmos novamente os 12 meses, somos "apressados". Só que eu sei que minhas decisões foram totalmente conscientes e embasadas. Não foram nenhum pouco precipitadas.

Sim, eu posso fazer o tratamento e novamente vir um negativo. É um risco... Do mesmo modo que posso ficar tentando naturalmente até o final do ano e também só ter negativos... Também é um risco.

Posso conseguir engravidar se ficar tentando até o fim do ano? Posso, há chances. Posso conseguir engravidar fazendo a FIV? Posso, há chances. São mil e uma possibilidades de futuro e todas estão na mão de Deus.

Penso que talvez valha a pena dar outra chance a esse tal Dr Famosinho, ele disse que apesar de não concordar, se fosse nossa vontade, ele faria a fiv/icsi agora. O meu receio é só que pelo fato dele não concordar, sua dedicação seja menor do que seria se fosse outra paciente com a qual ele concordasse. Tipo dele ficar enrolando, mandando fazer e repetir mil e um exames até chegar o final do ano. Mas, se ele for realmente profissional, isso não irá acontecer.



16 comentários:

  1. Mom, mesmo com SOP, voce menstrua normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas sem data certa, ciclo irregular.

      Excluir
    2. humm, menos mal, eu fico meses sem menstruar por conta disso.

      Excluir
  2. é muito complicado, não acho que ele se dedicaria menos só por discordar! Se vc acha que vale a pena fazer agora, faça!!!!
    Deus abençoe!!!!

    ResponderExcluir
  3. Essa bendita ideia de esperar. Minha antiga go também me chamou de apressada. Fomos buscar ajuda em outro lugar e fizemos o que tinha q ser feito. Cada um cada um, cada caso é um caso mas creio que esperar não dá.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, cada caso é um caso.

      Beijo

      Excluir
    2. Na minha opinião e no que eu passei de tivesse seguido meu coração antes teria resolvido mais depressa sabe por isso te disse.

      Excluir
  4. Mom, que longa a sua caminhada. Tenho certeza de que no final dessa estrada encontrará uma linda surpresa e vibraremos todas com vc.
    Faça o que seu coração está pedindo e dará tudo certo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa, vc está certíssima!!!!
    Recomeçar da estaca zero agora é loucura!
    Depois do trauma, já vai começar sem esperanças!
    Eu mesma se não conseguir nesses próximos ciclos com clomid + coito programado, vou iniciar um tratamento mais forte!
    Vc já sabe se vai continuar com esse médico?
    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda estou matutando a ideia, tem grandes chances que sim. Vamos ver.

      Beijo

      Excluir
  6. Querida Mom. Pensei, pensei e pensei antes comentar aqui.
    Não vou dar solução nenhuma para teus problema (estou longe disso), mas gostaria de te propôr algumas alternativas naturais.

    1 - Tenho sop...: estude sobre a auto-hemoterapia. Há muitos casos de cura de SOP com a técnica.

    2 - Quem tem SOP, também costuma ter deficiência de progesterona: pesquise sobre o Vitex agnus-castus e as possibilidades de aumentar a progesterona por meio dessa erva.

    3 - Tenho endometriose: auto-hemoterapia. De novo. Existe muitos casos de sucesso e cura.

    4 - O espermograma do meu marido é extremamente alterado: auto-hemoterapia para ele também. Existe casos de cura até para azoospermia.

    5 - Caso aconteça de engravidar, eu preciso iniciar o mais rápido possível a progesterona e a heparina, sob o risco de abortar novamente: esse é um risco com o qual você vai ter sempre que conviver. Acompanhe de perto o teu ciclo, faça o método de Billings, tome óleo de prímula para aumentar o muco cervical e acompanhar melhor as mudanças hormonais.

    Você é jovem e tem de tudo para conseguir teu maior sonho. A tua principal arma é a informação.
    Por favor, corra atrás dessas informações. Entre em grupos do Facebook sobre auto-hemoterapia.
    Um abraço, estou super torcendo por vocês.

    ResponderExcluir
  7. Nao acho vcs apressados
    E sei como é desgastante tentar engravidar com tantos empecilhos.
    Que Deus te abençoe Mom...que em breve esta sua luta acabe
    bjo

    ResponderExcluir
  8. Não acho que o médico vá reduzir a medicação. Se ele for bom profissional e você optar pela FIV, ele tem que fazer da forma correta. Sobre esperar, quem sabe são vocês. Eu já não sei se consigo mais tentar naturalmente. Nos ciclos entre as FIVs a gente até tenta namorar nos dias da ovulação, mas não rola aquela motivação, porque a gente sabe o quanto é difícil...

    ResponderExcluir