quarta-feira, 1 de abril de 2015

Gestante pode viajar de avião???

Novamente voltando a esse tema... Porque continua sendo uma preocupação, apesar de já ter refletido bastante sobre isso, caso ocorra de ficar grávida em Abril...

Se bem que eu fico observando que muita gente que fica anos e anos até conseguir engravidar, então acho que seria improvável acontecer assim tão fácil. =P Tenho a minha teoria sobre coisas que aparentam ser fáceis... “Quando as coisas surgem fácil demais, desconfie”.

Mas, refletindo bem, nem seria assim “tão fácil”, afinal eu parei o AC em novembro e estamos em Abril. Se fosse contar ao pé da letra, este seria meu o 5º mês de tentante... Mas como eu estava sem RED e, consequentemente, sem ovulação, eu não estou contando os primeiros meses...

Eu queria muuuuito que acontecesse em Abril, mas tenho muito receio de acontecer também...  Mais ou menos no fim do mês estaria apta a descobrir (dia 23, já daria para fazer um teste, segundo a calculadora do site trocando fraldas).  Mas, penso que talvez eu conseguisse enrolar até dia 30... Não sei se conseguiria enrolar mais para descobrir... Será? Quem sabe, eu descobrisse só lá na viagem? Assim não ficaria preocupada... Ao mesmo tempo seria melhor descobrir logo para tomar alguma medicação para prevenir alguma complicação... Ai. Não sei. Este mês não vou fazer artimanhas para desviar do dia fértil =P Vou simplesmente deixar rolar.

Porque que me sinto uma louca fazendo isso?  =/ Será que não seria mais seguro enrolar as tentativas mais um mês? Mas, ao mesmo tempo, eu posso estar procurando pêlo em casca de ovo. Já conversei com marido, e ele não vê problema nenhum em viajar gestante... Apesar que eu acho que ele não tem noção nenhuma dos riscos envolvidos. aiaiai Tem toda aquela história de SOP e aborto...  Tem médico que só recomenda fazer viagens após o 3º mês (apesar de que eu tinha perguntado para minha GO e ela não falou nada sobre isso, disse que dependeria muito do que acontecesse, mas que no geral não havia impedimento nenhum)...

Ai! Não posso parar a vida, né? Tenho que confiar em Deus. Ele sabe o momento certo para tudo.




Especialistas indicam cuidados para viajar durante a gravidez


Viagens de avião
- A orientação dos médicos é que só se deve viajar de avião entre o terceiro e o sétimo mês (preferencialmente até a 32ª semana). Antes disso o feto ainda está em formação, e após esse período há risco de parto prematuro. Mulheres com gestações múltiplas (de dois ou mais bebês) devem tomar cuidado redobrado. Para elas, recomenda-se não viajar a partir da 28ª semana.
- A Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) recomenda às companhias aéreas que peçam uma autorização médica para as grávidas que viajarem a partir da 36ª semana (32ª, no caso de gestações múltiplas). Muitas empresas fazem essa exigência, mas a semana em que ela é obrigatória pode variar. Informe-se com a sua companhia para saber quais são os procedimentos.
- Em qualquer fase da gestação, consulte seu obstetra antes de viajar, para saber se há algum risco ou se é preciso tomar cuidados extras.
- Grávidas têm vontade de urinar com mais frequência. Escolha um assento no corredor para poder ir ao banheiro com mais comodidade.
- Na gestação, a quantidade de sangue circulante aumenta cerca de 50%. Ficar muito tempo na mesma posição dificulta o retorno venoso e causa inchaço, muitas vezes maior do que o já experimentado por pessoas não grávidas. Para evitar esse incômodo, recomenda-se usar uma meia de média compressão durante o voo. Faça exercícios com as pernas enquanto estiver sentada e caminhe um pouco se o voo for longo.
- Gestantes se desidratam com facilidade. Tome um litro de água para cada 6 horas de viagem.
- Use um lubrificante nasal (soro). O ar é muito seco e, como há muitas impurezas, aumenta o risco de adquirir uma infecção viral, por exemplo.
- No dia anterior e durante o voo, evite alimentos que produzam gases.
- Evite chá, café e bebidas com cola. Elas são diuréticas e aumentam a vontade de urinar.
- Use o cinto de segurança o máximo de tempo possível, para evitar choques na barriga, especialmente perigosos no terceiro trimestre. Coloque-o abaixo da barriga, de forma que fique confortável.

Viagens de carro ou de ônibus
- Faça paradas a cada hora e meia ou duas horas, para caminhar um pouco, ir ao banheiro e se alimentar de forma leve.

No destino
- Cuidado com malas pesadas. Peça para outra pessoa pegar a bagagem na esteira do aeroporto e, se possível, carregue apenas uma bolsa de mão leve.
- É comum que, em viagens, as pessoas saiam muito da rotina, e isso pode ser prejudical para a gestação. Divirta-se, mas tente manter uma alimentação saudável e regular, e um bom ritmo de sono. Lembre-se de beber água com frequência.
- Não abuse das caminhadas, principalmente sob o sol. Na praia, tome cuidado com insolação e desidratação.
- Mergulho só pode ser feito na superfície, com snorkel. Com cilindro é contra-indicado durante a gravidez.
- Cavalgar, andar de moto, usar toboáguas e pular de asa delta ou de "bungee jump" também são atividades contra-indicadas.
- Leve alguns remédios básicos, principalmente se for para outro país, pois alguns deles exigem receita para medicamentos que estão liberados no Brasil. Se for usar, ligue para o seu médico antes.


Imagem retirada do site da TAM

6 comentários:

  1. Nossa não sabia de todas essas informações... na verdade muita coisa eu não sei rs mas mesmo assim sonho em ser mamãe... bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Mom

    Fui e voltei grávida e deu tudo certo :-))
    Boa sorte. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viajou no começo da gravidez com 7-9 semanas?? Porque no 2º trimestre, eu sei que é tranquilo... Meu receio é no 1º trimestre.

      Excluir
    2. Oi Mom

      Foi no começo da gravidez. Fui e não sabia que estava grávida. Quando voltei estava de 5 semanas. Bjs!

      Excluir
  3. Oi, leio seu blog há um tempo, e comecei a escrever minhas historias também. Veja lá em www.essetalfuturo.wordpress.com

    ResponderExcluir