sábado, 6 de dezembro de 2014

Progesterona

A progesterona é um hormônio produzido inicialmente pela vesícula vitelina e posteriormente pela placenta. É responsável pela manutenção da gestação, relaxando a musculatura uterina.
Na deficiência da produção de progesterona, você pode começar a apresentar contrações e consequentemente levar ao nascimento antecipado do feto.
Benefícios da Progesterona

Você tem alguns benefícios com o aumento da progesterona: seus cabelos se tornam mais bonitos e volumosos  e preparação das glândulas mamárias para posterior produção do leite e manutenção da gestação.

Desvantagens da Progesterona

A progesterona também é uma vilã para o seu organismo, podendo levar ao desenvolvimento de alterações de pele indesejadas por todas as gestantes: acne, manchas escurecidas ou avermelhadas, estrias, celulites, varizes e microvarizes.
Ocorre um aumento da oleosidade, facilitando a formação de acnes e manchas no rosto vermelhas ou escuras. A acne pode ter diferentes graus de desenvolvimento, dependendo do seu tipo de pele.
As manchas ocorrem principalmente na região central da face, bochechas, lábio superior, testa, nariz e queixo, pois a progesterona facilita a penetração dos raios ultra-violetas na sua pele; aparecem mais no segundo trimestre da gestação e em 50 a 70 % das mulheres.
O escurecimento da pele ocorre nas regiões de mamilo, aréola mamária, linha média do abdome, axilas, períneo e coxas.
Também ocorre escurecimento de pintas e cicatrizes já existentes.
As estrias se formam devido ao estiramento e distensão da pele e são mais comuns nas regiões de quadril, mamas, abdome e lombar.
Você também pode apresentar prurido nas mãos e nos pés.
Varizes, microvarizes, edema ou inchaço de membros inferiores (pernas e pés).

Cuidados com a sua pele

- Lave o rosto com sabonete neutro para ajudar a diminuir a oleosidade, evitando a formação das acnes.
- Use filtro solar diariamente, com fator de proteção solar pelo menos 30.

- Use hidratantes à base de uréia, óleo de amêndoa doce e óleo de uva, principalmente nas regiões do abdome, quadril e mamas, ajudando a evitar as estrias.

- Procure um dermatologista. Não é recomendado o uso de ácido retinóico ou ácido glicólico, pois existem controvérsias quanto ao uso durante a gestação. Você pode usar o ácido azeláico, com orientação médica, que melhora manchas e a acne, não tendo contra-indicação na gestação.

- Cabelos: Evite nos primeiros 03 meses de gestação, o uso de Tinturas e alisamentos. Após os primeiros 03 meses, você pode usar Henna e Tonalizantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário