segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Graus de amadurecimento da placenta





Esse é um assunto que sempre assusta as gestante e que gera muitas dúvidas!
Recebo muitas perguntas do tipo: "estou de 37 semanas e minha placenta esta grau 3!! Devo me preocupar e antecipar o parto?".
Em primeiro lugar, saiba que você não precisa se preocupar com o grau da placenta ou com essa história de placenta velha ou calcificada. Nem para nós, médicos, é uma informação muito útil por si só.
Conforme a gestação avança, é normal que a placenta sofra um processo natural de envelhecimento e calcificação.
ISSO É NORMAL!!
E sozinho, apenas o dado ultrassonográfico do grau de maturidade placentária não é motivo para adiantar o parto.
Os graus da placenta, que aparecem nos laudos das ultrassonografias ao longo da gravidez, são uma classificação para o amadurecimento ou calcificação da placenta.
A placenta é o órgão que cuida da nutrição e da oxigenação do bebê enquanto ele está dentro da sua barriga. Conforme a gravidez avança, ela vai ficando mais madura, mais"dura" (calcificada), mas esse é um processo normal.
O grau de calcificação vai de 0 a 3 (normalmente escrito em números romanos, I, II ou III). A maior parte (70%) das gestações não chegará ao grau III placentário. Porém se chegar ao grau III NÃO SIGNIFICA QUE ELA NÃO ESTA FUNCIONANDO!!!
Mas então pra que serve esse dado do grau da placenta ?? Por exemplo, uma placenta que chega ao grau III em gestação menor que 34 semanas, deixa em alerta o obstetra para a possibilidade de o bebê começar a crescer num ritmo menor dentro do útero, já que veremos que ela "envelheceu" antes do tempo natural de envelhecimento, e é possível que seja necessário repouso e orientações de alimentação para tentar melhorar o crescimento fetal.
Já aquela placenta que chega ao grau III com 37-38 semanas, não há com que se preocupar, já que está envelhecendo conforme a gestação chega ao final, ou seja, É NORMAL.
Se está com 38 semanas e placenta grau 1 por exemplo, melhor ainda (gestação avançada mas com placenta "ainda nova")
Existe a hipótese de que mulheres com vida muito agitada tenham maior tendência a apresentarem amadurecimento placentário mais precoce, mas não é um fato comprovado.
Há também uma relação que talvez possa tranquilizar vocês. Estudos mostram que, quanto mais calcificada a placenta, mais maduros estão os pulmões do bebê.
Encare o grau da placenta como um dado técnico. Para o médico, o que vai importar mesmo é se o desenvolvimento do bebê dentro da barriga está de forma adequada e se a placenta está funcionando adequadamente (Doppler) . Se estiver tudo bem, de pouco importa o grau de amadurecimento placentário!
A placenta pode envelhecer sem nenhum problema, e o que tem que ser avaliado é se mesmo "envelhecida", ela está funcionando bem. Lembrem- se que eu posso ter uma placenta grau 3 funcionando normalmente e uma de grau 1 que não está funcionando!! E o médico olha isso através do exame de Doppler ao ultrassom.
Portanto, esse dado isolado do grau da placenta, pouco importa e não determina se a gravidez deve ou não ser interrompida!
Dr. Domingos Mantelli
Ginecologista, Obstetra e Papai da Giulia!
CRM-SP: 107.997 | RQE: 36618
domingosmantelli.com.br | Instagram: @domingosmantelli

Retirado de: https://www.facebook.com/DomingosMantelli/posts/esse-é-um-assunto-que/600289066778859/

~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário