domingo, 23 de junho de 2019

Bebê de 3 meses: Marcos do Desenvolvimento


Para continuar, vou falar sobre um bebê de 3 meses. Como fiz nos posts anteriores, quando o bebê completa 3 meses, o melhor que temos a fazer é, sem cobranças ou decepções, verificar quais os Marcos do Desenvolvimento de um bebê de 3 meses que ele já atingiu, quais os de 2 meses que ele não atingiu e quais os de 4 meses que já podemos estimular.

Se há algum marco do desenvolvimento de bebê de 2 ou 3 meses que seu filho não atingiu, "don't worry" você apenas precisará estimular mais esse lado. Lembre-se que cada bebê se desenvolve de uma forma e não existe um problema em ele não ter atingido algum marco. Caso tenha dúvidas, aproveite a consulta mensal com o pediatra e tire suas dúvidas, informe a ele caso exista algo que você acha errado, assim você ficará mais tranquilo.

Os marcos do desenvolvimento de um bebê de 3 meses foram tratados no post Bebês de 2 meses: Marcos do Desenvolvimento.

Já os marcos do desenvolvimento do bebê de 2 meses foram tratados no post Bebê de 1 mês: Marcos do Desenvolvimento.

Lembrem-se que estamos sempre 1 mês a frente apenas para estimular mais o bebê. Dessa forma, não estamos cobrando que ele desenvolva algo a frente, mas estimulamos para que ele desenvolva algo no tempo dele.

Assim, nesse post, vamos tratar dos marcos do desenvolvimento do bebê de 4 meses, pois quando nosso bebê completa 3 meses, já podemos ver quais os marcos que ele poderá completar ao longo desse próximo mês e tentar ajudá-lo, estamos aqui pra isso né?




- Responde com sons quando você fala com ele

Para isso é necessário conversar muito. Aproveite os momentos de banhos, troca de fraldas, brincadeiras no tapete e converse, cante, brinque. Aproveite os momentos que o bebê está mais tranquilo e com sono e leia pra ele. Coloque expressão na voz, gesticule, interaja! Em todos esses momentos ele pode "responder" e "conversar" com você. As brincadeiras mais repetitivas, as músicas cantadas sempre, as histórias contadas várias vezes, provocam mais reações e fazem você perceber que ele reconhece, lembra do que você está repetindo!

- Consegue apoiar o peso nas pernas

Para isso, você pode segurar o bebê pelas axilas e colocá-lo de pé por períodos curtos, apoiando os pés em você ou em algum móvel, de preferência fofinho como sofá ou cama e longe de pontas, assim você cria um ambiente mais seguro e se habitua com isto. Desta forma, você permitirá que ele coloque o próprio peso sobre as pernas. Isso, além de estimular, ajudará a fortalecer os músculos.

- Junta as mãos e bate nos brinquedos:

Juntar as mãos é sinal de desenvolvimento e o bebê aprenderá e lhe surpreenderá um belo dia, mas você pode estimular juntando as maozinhas dele. No início ele nem deixará você fazer isso muito, depois aceitará fácil e um dia repetirá o gesto sozinho. Como forma de estimular você pode cantar uma música e com as mãos dele tentar bater palminhas.

Bater nos brinquedos é um sinal de que seu filho está começando a aprender a brincar sozinho, afinal antes ele apenas suga e morde os objetos, até como forma de coçar as gengivas. Para ajudá-lo a desenvolver essa nova habilidade, permita que em alguns momentos ele fique com vários brinquedos ao seu redor, brinque com ele, estimule-o a querer brincar. Quando ele começa a querer pegar os objetos já aprenderá a bater neles.

Existem brinquedos que fazem zuada quando o bebê bate, como tambores. É um bom momento para você utiliza-los, mas não espere que ele curta de imediato.


- Consegue segurar um brinquedo

Aqui, vale o que sempre coloco sobre brinquedos. Deixar brinquedos ao alcance do bebê e brincar com os brinquedos deles, tentando mostrar pra ele como é legal brincar com eles, é estimular o bebê a querer brincar e aí ele tentará pegar e segurar os brinquedos. No início, talvez você acabe brincando sozinho, mas a cada dia a participação do bebê nas brincadeiras cresce, até o ponto que ele aprenderá, inclusive, brincar sozinho.

- Estica o braço para pegar objetos

Com as mesmas ações que você estimula o bebê a pegar objetos, você estimula ele a esticar os braços para pegá-los, só que aqui você ainda pode oferecer o brinquedo, ao invés de simplesmente entregar. Você pode ainda, colocar vários brinquedos um pouquinho mais distante do que o costume, para que ele estique os braços para alcançar o que gostar mais.


- Consegue se virar deitada


Para isso, é importante que o bebê brinque em ambientes seguros. Tapetes de atividades são ótimos.

Além disso, existem brincadeiras que estimulam o bebê a rolar. Além de pegar o corpinho dele e rolar, você pode usar uma toalha ou lençol dobrado, colocá-lo no meio e ajudá-lo a rolar, puxando mais um lado da toalha, depois o outro, de forma que ele role no meio. Quando você conseguir que ele role para um dos lados, faça festa, sorria, dê gargalhada, para ele achar isso legal e querer repetir ou, simplesmente, para tornar a brincadeira mais divertida e ele gostar de fazê-la!

Quando o bebê atinge 3 meses normalmente já consegue ter um certo controle do pescoço e, por isso, libera-se o uso do canguru, que ajuda muito nos passeios!!

Além das ideias acima, sugiro que confiram as brincadeiras sugeridas pelo site Pediatra em Foco, que são:

Para bebês de 3 meses:

- Manter mais vezes o bebê de barriga para baixo para ele brincar, ficando sempre junto dele.
- Colocar brinquedos ao alcance da mão do bebê para que ele tente pegá-los.
- Utilizar móbiles para que o bebê brinque e tente tocá-los com as mãos ou os pés enquanto está deitado.
- Tocar e movimentar o corpo do bebê durante as brincadeiras para que ele perceba o espaço que ocupa e os movimentos que pode realizar.

 

Para bebês de 4 meses:

- Movimentar o bebê para a frente e para trás, com delicadeza, enquanto ele estiver sentado. Isso ajuda a treinar a sustentação do tronco.
- Estimular o bebê a rolar em superfícies seguras.
- Sentá-lo no bebê-conforto e deixar vários brinquedos na sua frente para que escolha qual deles prefere e o que quer fazer com cada um.
- Brincar de esconder o rosto com uma fralda ou esconder o brinquedo para observar se ele procura.
- Dar mordedor e brinquedos que o bebê possa levar à boca.
- Conversar muito com o bebê e observar se, no meio do diálogo, ele participa sorrindo ou fazendo algum som.

Idade da criança: 3 meses

A maioria das crianças das crianças de 3 meses já faz
Dá gargalhadas
Segura a cabeça com firmeza
Reconhece seu rosto e seu cheiro


Metade das crianças de 3 meses faz
Dá gritinhos, faz "agu" e "arru"
Reconhece sua voz
Faz miniflexões de braço


Uma pequena parte das crianças de 3 meses faz
Vira a cabeça na direção de barulhos altos
Junta as mãos e bate a mão nos brinquedos
É capaz de se virar deitada


Nenhum comentário:

Postar um comentário