sábado, 22 de junho de 2019

Bebê de 2 meses: Marcos do Desenvolvimento

E hoje vamos falar do bebê de 2 meses?

Pois bem, o bebê, com 2 meses, já pode ter atingido os seguintes marcos:


Todos esses marcos foram detalhados, inclusive explicando como estimulá-los, no post Bebê de 1 mês: Marcos do Desenvolvimento.

Caso seu filho tenha 2 meses e não faça algum desses marcos, não há problema nenhum, cada bebê tem o seu tempo, mas você pode estimular mais ele nesse ponto, para que ele atinja também esse marco.

Mas, quando ele completar os 2 meses, você já pode ver quais os marcos do Bebê de 3 meses para estimula-los ainda mais. Estímulos em excesso não fazem mal quando você respeita o limite do bebê e não cobra, sem achar ruim quando ele não faz algo que você espera!

Os Marcos de Desenvolvimento de um Bebê de 3 meses são:



Vamos falar de um por um?

I. Segura a cabeça com firmeza: o Bebê de 1 mês levanta a cabeça, o de 2 meses levanta em um ângulo de 45º graus e o de 3 meses já levanta a cabeça com firmeza. Todas as atividades que recomendei para o pescoço nos meses anteriores são válidas pra cá também. Andar com o bebê, mostrar objetos como quadros, fotos, colocar de bruços, tudo isso estimula a levantar a cabeça com firmeza.

II. Dá gargalhadas e gritinhos: Tudo se aprende pelo exemplo, não é?! Se você não conversar, não rir, não gargalhar para o seu bebê, como ele vai aprender?! Converse muito, sorria, gargalhe e ele será uma criança feliz!

III. Reconhece seu rosto, cheiro e voz: acho que isso é instinto e natural, não é algo que se aprende, mas é algo que existe desde que você seja uma mãe presente e dê amor ao seu filho. Aproveite seu bebê, brinque, converse, cante, abrace, coloque pra dormir! Tenha prazer em tudo isso e ele encontrará também!!! Com o tempo você passa a notar que ele dorme mais fácil com você e ele passa a sorrir quando você chega no berço, aí como é gostoso!

IV. Vira a cabeça na direção dos baralhos: o bebê de 1 mês reage aos sons, o de 2 meses segue os objetos com o olhar. O de 3 meses junta essas 2 habilidades e procura o que está fazendo o som. Então, tudo que estimula aquelas 2 habilidades também estimulará aqui também. Use chocalhos, brinquedos com barulhos. E esse é o tempo de brinquedos com luzes e sons, ele vai adorar e procurar de onde vem o som!

V. Leva as mãos à boca e suga os dedos: essa habilidade eles aprendem sozinho e deixam as mães de cabelo em pé, com medo deles passarem a chupar dedo.

VI. Segura objetos com firmeza por pouco tempo. Estimule ele a brincar com objetos, identifique quais ele mais gosta e estimule colocando a mãozinha dele, segurando pra ele. Ele tem que ter interesse em pegar, pra isso, você tem que mostrar porque é interessante, né?! Tem que brincar com ele e mostrar que é divertido. E ter paciência. Na hora certa ele vai pegar!!! Outra opção, que nos ajuda a descansar um pouco também, é o tapete de atividades e nele os brinquedos ficam pendurados e fácil para o bebê pegar.

VII. Fica agitado com brincadeiras e música, movimentando pernas e pés: Gente, criança alegre se movimenta muito! É muito lindo, a gente acha que ele vai se machucar, mas cada vez ele coloca mais força e adora!! Isso é uma consequência dos estímulos que você der. Brinque muito, coloque músicas, divirta ele!!

O site Pediatra em Foco indica as seguintes brincadeiras para bebês de 3 meses (as brincadeiras para bebês de 2 meses já foram descritas no post Bebê de 1 mês: Marcos do Desenvolvimento):

- Manter mais vezes o bebê de barriga para baixo para ele brincar, ficando sempre junto dele: aproveite para usar o tapete de atividades, alguns vem com travesseirinhos apropriados para colocar o bebê de bruços. Se não, você também pode usar a almofada de amamentação.

Lembrando de sempre tirar quando ele cansar, para ele não achar ruim a posição, né? E não vicie na almofada, coloque as vezes ele de bruços sem ela também!

- Colocar brinquedos ao alcance da mão do bebê para que ele tente pegá-los: eu pendurava brinquedos em almofadas no sofá.

- Utilizar móbiles para que o bebê brinque e tente tocá-los com as mãos ou os pés enquanto está deitado.

- Tocar e movimentar o corpo do bebê durante as brincadeiras para que ele perceba o espaço que ocupa e os movimentos que pode realizar: pode ser numa conversa, em músicas, vale tudo, a gente vai exercitando a criatividade!!

Volte a ser criança com seu filho e divirta-se!!



Idade da criança: 2 meses

A maioria das crianças de 2 meses já faz
Vocaliza sons como "agu" e "arru"
Segue objetos com o olhar
Mantém a cabeça erguida por curtos períodos


Metade das crianças de 2 meses faz
Sorri, dá gargalhadas
Levanta a cabeça num ângulo de 45 graus
Tem movimentos menos bruscos

Uma pequena parte das crianças de 2 meses faz
Segura a cabeça com firmeza
Apoia peso nas pernas
Pode levantar a cabeça e os ombros (miniflexão de braços)

Nenhum comentário:

Postar um comentário