domingo, 3 de junho de 2018

3ª Consulta pré natal com o hematologista

Consulta de Abril. Dessa vez deu certo marido ir acompanhando. O médico fez as perguntas de praxe. Se eu estava tendo algum sangramento, alguma coceira, alguma coisa diferente.

Contei a ele que desde da 16ª semana (no momento da consulta, estava com 18 semanas) eu acordava com as mãos dormentes mas que ainda não havia conversado sobre isso com o obstetra pois a próxima consulta seria na próxima semana somente.

Ele disse que essa dormência nas mãos poderia ter duas razões ou ser algo com tireóide ou algo com a síndrome do túnel carpo, muito comum nas gestantes. Ele passou exames de tireóide só para desencargo, mas disse que geralmente se fosse tireóide também mexeria com a parte da digestão e isso não estava acontecendo. Disse que no caso da síndrome do túnel carpo a tendência era piorar e após a gravidez melhorar. Tudo era devido ao acúmulo de água que estaria afetando os nervos dos braços e mãos.
Dessa vez ele também passou outros exames de sangue para verificar a dosagem do anticoagulante.

Os exames foram:
Coagulograma
- Tempo de sangramento
- Tempo de protrombina e Atividade
- Tempo de tromboplastina parcial ativada
- Anti X Ativado
- Dimero D quantitativo
- Ácido Fólico
- Magnésio
- Cálcio

Exames da tireoide que ele passou para investigar a dormência das mãos:
- TSH
-  T4

Estava com uma viagem agendada para a região do cariri, interior do Ceará. 45min de avião. Comentamos sobre essa viagem e também sobre outra possibilidade de viagem em maio com oito horas de duração.

Novamente, ele deu o aval para as viagens, dizendo que eu estava mais protegida até que meu marido. Pois o maior risco é a questão da coagulação e eu já estou medicada para isso. Ele também entregou um papel com orientações para a viagem e um laudo médico sobre a trombofilia e a necessidade de medicação, este laudo eu tenho que deixar junto à medicação para poder levá-las comigo na bagagem de mão no avião.

Orientações para viagens longas:
- Evitar ficar longos períodos sentada, levantar e dar algumas caminhadas durante o vôo.
- Evitar bebidas gasosas e alcoólicas.
- Usar meia de compressão leve.
- Usar a medicação conforme já estou usando.






~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~
Obs. Post liberado em atraso, referente de Abril 2018
~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~

Um comentário:

  1. Oioi!! Estou com problemas na minha conta do blog faz tempo, agora entrei no teu e vi q vem meninão por aí! Parabéns querida! Fiquei mto feliz, sei por tudo q passaste, na hora certa o nosso arco íris chega. O meu chegou ano passado, já fez seis meses!! Aproveite mto a gestação q e uma fase ma-ra-vi-lho-sa! Depois a gente sente MTA saudade , passa tudo voando! Bjos

    ResponderExcluir