segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Perda Gestacional :: Precisamos falar sobre isso...

O luto

Hoje completa exatamente um ano daquele fatídico dia (07.11.15) em que fiz um ultrassom e recebi a notícia que meu guerreirinho havia parado o coraçãozinho. E, no dia 11.11.15, me internei para fazer a amiu (curetagem por aspiração) e me despedir completamente do meu guerreirinho.

O luto/perda normalmente passa por 5 fases:



Fonte: Mundo da Psicologia

A negação e o choque - Surge a primeira fase do luto, é no momento que nos parece impossível a perda, em que não somos capazes de acreditar. A dor da perda seria tão grande, que não pode ser possível, não poderia ser real.

A raiva – A raiva surge depois da negação. Mas mesmo assim, apesar da perda já consumada negamo-nos a acreditar. Pensamento de “ porque a mim?” surgem nesta fase, como também sentimentos de inveja e raiva. Nesta fase, qualquer palavra de conforto, parece-nos falsa, custando acreditar na sua veracidade

A negociação– A negociação, surge quando o individuo começa a por a hipótese da perda, e perante isso tenta negociar, a maioria das vezes com Deus, para que esta não seja verdade. As negociações com Deus, são sempre sob forma de promessas ou sacrifícios.

A depressão – A depressão surge quando o individuo toma consciência que a perda é inevitável e incontornável. Não há como escapar à perda, este sente o “espaço” vazio da pessoa (ou coisa) que perdeu. Toma consciência que nunca mais irá ver aquela pessoa (ou coisa), e com o desaparecimento dele, vão com ela todos os sonhos, projetos e todas as lembranças associadas a essa pessoa ganham um novo valor.

A aceitação – Última fase do luto. Esta fase é quando a pessoa aceita a perda com paz e serenidade, sem desespero nem negação. Nesta fase o espaço vazio deixado pela perda é preenchido. Esta fase depende muito da capacidade da pessoa mudar a perspectiva e preencher o vazio.

As fases do luto, não possuem um tempo predefinido para acontecerem e nem seguem uma ordem predefinida, as vezes podem até se misturar e ir e vir. Depende da perda e da pessoa. Também não são todas as pessoas que passam por todos eles, alguns podem passar por todos e outros por menos, mas ao menos um será vivido.

Sabe-se que a que leva mais tempo é da fase da depressão para a fase de aceitação, algumas pessoas levam décadas de vida e outras nunca conseguiram aceitar com serenidade a perda. Acontece principalmente no caso de perda de um filho.

Muitas vezes outro estágio aparece, o da culpa, mas geralmente quando se passa por esses cinco a pessoa tende a visualizar uma melhora em seu processo e bane esse sexto estágio.



Lidar com perda é uma experiência humana, mas cada um de nós lida de forma singular. Só você sabe o que você passa, mas poder contar com o apoio dos outros faz com que esse tempo — que de certa forma temos que esperar passa quando perdemos alguém — seja um tempo ao menos com um bom colo pra deitar.

~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~

Não estou mais de luto, mas não esperem que eu pare de falar sobre luto, perdas gestacionais, natimortos e tantas outras perdas... É preciso falar sobre isso! É preciso lutar contra a falta de empatia da sociedade, contra a falta de respeito aos sentimentos.

Não estou mais sofrendo, mas, lógico, a saudade sempre ficará e nenhum outro filho substituirá meu guerreirinho. Eles serão irmãos. Ele não deixará de ser meu filho por estar no céu.

Te amo, meu filho!!

4 comentários:

  1. Adorei!
    Eu tenho uma amiga, muito amiga mesmo que engravidou nova e no parto descobriu que o bebê tinha uma cardiopatia grave (entre a cirurgia e a uti) foram 4 meses e o bebê veio a falecer...a família dela vive como se nunca tivesse existido (já ouvi isso) para que ela "não sofra".
    Acho muito complicado não poder contar nem com a propria familia.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que é exatamente assim... as pessoas que mais deveriam apoiar agem assim. Como não querer que uma mãe "não sofra" com a perda de um filho? Custa aceitar que ela vai sofrer SIMMMM. Não vai sofrer para sempre, mas vai sofrer. Simplesmente respeitem! Fingir que nunca aconteceu é uma falta de respeito muito grande aos sentimentos dos outros. =( meus sentimentos a sua amiga.

      Excluir
  2. Sei bem como é, também perdi um bebê com 4 semanas, super pequeno, mas era meu e mtas vezes as pessoas não entendem isso, é preciso falar mais.

    Beijos, https://decidisermamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir