segunda-feira, 4 de julho de 2016

RELATO 2ª FIV :: Consulta pós punção e próximos passos

A curiosidade foi maior que o medo e resolvi ligar para saber os embriões.

Dos 4 embriões... Ficaram:
...
...
...
...
...

4 embriões. 1 de qualidade "regular", não sei o que significa isso. Acredito que seja C ou D. E 3 bons, tipo A e B.



~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~


Chegou o dia da consulta pós punção. Tinha sido marcado para segunda de manhã. Mas... Como sempre, houve remarcação. No sábado ligaram para remarcar para as 15h. Na segunda, me ligam para remarcar novamente, dessa vez de 15h para as 16h. É... remarcação dupla. Sei não viu, sei não.

Fomos para a consulta. Dessa vez o Dr Famosinho estava bem simpático, meu marido também percebeu a grande diferença de humor até comentou isso. Fico pensando se a anestesista conversou alguma coisa com ele durante a punção (a anestesista é minha médica de acupuntura e me atende desde fevereiro/16) e . Ou apenas, coincidiu dele estar num dia bom mesmo.

Sentei lá na "sala de estar" e abri a bolsa para pegar o papel em que tinha anotado as perguntas. Ele percebeu que eram perguntas que eu pretendia fazer e já disse "São perguntas? Pode mandar."

"Eram oito óvulos, tem alguma explicação para terem ficado apenas quatro embriões? Problema nos óvulos? Problema nos espermatozóides?"

"Eram oito óvulos, mas apenas seis maduros, bons para fertilizar. Então a contagem certa é que de seis óvulos ficaram quatro..."

Com essa resposta acalmei o coração, afinal de seis para quatro estava na média. Eu estava estranhando era sair de oito para quatro... Porque ele não havia passado as informações completas antes.

Perguntei em que estágio foram congelados. Foram congelados com 3 dias.

Com esse gancho, fomos falar sobre os próximos passos.

O Dr Famosinho explicou que pretende transferir embriões em estágio de blastocisto. Para isso, quando for transferir, ele irá descongelar e esperar dois dias. (Entrei em pânico. E se eles pararem de dividir antes?).

Ele explicou que se eles pararem de dividir, eles também iriam parar de dividir depois. Porque no laboratório o ambiente é totalmente controlado; não tem estresses, não tem trânsito, não tem poluição, não tem aborrecimentos... (Ok, achei razoável, mas bate um pânico de acabar sem embriões para transferir... Se os descongelados continuarem vivos, e conseguirmos transferir, dizem que a chance de implantação usando blastocisto é maior do que usando embriões de três dias... Pelo menos, me conforta saber que se não der certo, tem dois embriões que ficarão no aguardo.).

Aí o Dr Famosinho prosseguiu com as explicações dos próximos passos...

"Você já menstruou?" "Não."

"Vou prescrever um anticoncepcional para usar durante seis semanas. Você tem endometriose mesmo, bem leve, mas é melhor tratarmos dela antes de transferir. O anticoncepcional vai diminuir a inflamação causada por ela."

Fiquei receosa, por conta da trombofilia... Perguntei se era algum anticoncepcional especial, com menos hormônio.

Ele disse que não, o anticoncepcional que pretendia prescrever tinha bastante hormônio porque ele queria tratar a endometriose, mas que iríamos usar por pouco tempo só por seis semanas e sem fazer intervalo. (É, para quem já usou anticoncepcional por quase quinze anos, usar por mais seis semanas... é quase nada. Vamos nessa então.)

"Antes de completar as seis semanas, você vai entrar em contato para agendar a injuria."

Disse a ele que desejava fazer a injuria com sedação. Minha coragem há muito já tinha ido embora. Acho o processo da injuria muito parecido com uma amiu, apesar de ser nada a ver... E eu tive muitas dores no pós operatório da amiu. Não estava a vontade de fazer isso acordada. Ele disse que não tinha problema, só informasse isso as meninas, secretárias dele, para elas agendarem direitinho (lógico que fazer com sedação encare mais, massss diante do meu estado emocional nesse processo todo, acho que vale muito a pena).

Falando em dor, perguntei quantos dias ficaria dolorida da punção... Ele disse que uns dez dias porque, querendo ou não, machuca um pouco. (Relaxei, ainda era o sétimo dia, eu estava dolorida mas estava dentro da normalidade então. Na primeira fiv, fiquei dolorida apenas dois dias).

Após a injuria esperaríamos o ciclo terminar e no outro iniciaríamos a preparação do endométrio. Nessa preparação, ele prescreveria um medicamento chamado "intralip" que serve para diminuir anticorpos do endométrio (ele não explicou porque dessa medicação e eu também não perguntei, acho que foi por causa do exame de células NK que fiz).

Perguntei sobre o uso do coagulante.Ele disse que iremos usar a partir da transferência.

Sobre a transferência, ele disse que pretendia usar um medicamento chamado "atosiban" que previne a contração do útero. 

E foi isso... Aguardar o RED chegar para iniciar novamente o anticoncepcional.

Obs.: [post liberado em atraso]


11 comentários:

  1. Eita q ta chegando o dia... Rs agora então tem q esperar a miss red e depois mais 6 semanas? Como está a ansiedade? Q bom q deram 4 embriões viáveis!
    Bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperar a miss Red, depois esperar 6 semanas, depois mais 2 semanas para a injuria, mais 2 semanas para a miss Red novamente, depois mais 2 semanas preparando o endométrio para transferir.

      Umas 15 semanas...Até o próximo teste de gravidez.

      Excluir
  2. Confesso que não sabia direito o que era injuria, mas perguntei ao bom e velho google e achei super interessante, e aumenta mt as taxas, né?!

    Agora a pergunta que não quer calar: dos 4 embriões, vai implantar quantos e congelar quantos?

    Agora é só contagem regressiva =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No momento estão os quatro congelados. Pela minha idade atual, 29 anos, o conselho nacional de medicina só permite a transferência de dois embriões por vez, exceto em casos excepcionais. Então, serão transferidos somente dois...Os outros ice babys ficarão aguardando.

      Bem, dizem que sim, tomara mesmo que essa injuria ajude.

      Excluir
  3. To animada com esse protocolo do seu médico. E como já te disse, é excelente ter conseguido quatro embriões. Tô na torcida! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poiseh esse protocolo do médico é interessante por isso q apesar de n ir mt com a cara dele, resolvi arriscar. Realmente ter conseguido quatro embriões já foi um avanço comparando a primeira fiv.

      Excluir
  4. Estou esperançosa... tomara que dê tudo certo!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante o protocolo dele, agora vai dar certo. Quatro é um ótimo número. Na torcida!
    Beijos,
    Ptt (Fiv-Amadurecimento da Alma)
    http://fivamadurecimentodaalma.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que a moeda caia para o lado certo. Vamos ter fé.

      Beijos

      Excluir
  6. Nossa muita informação... diferente protocolo... isso é muito bacana!!! Acho que vai super aumentar as chances...

    medo... normal sentir né!

    beijos!!! e tudo... tudo de bom!!!

    ResponderExcluir