segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Consulta de retorno e próximos passos

Pois então enfim estávamos lá. Grandes expectativas para essa consulta de retorno. O que ele diria a respeito dessa biopsia da videohisteroscopia? O que seria feito agora? Quais os próximos passos?

Chegamos, mostramos os exames e o laudo da biopsia.

Ele explicou que realmente não havia o tal pólipo e nem o tal mioma submucoso. Tudo era apenas o endométrio que tinha feito umas curvinhas que apareceram nos exames de imagem causando certa confusão, mas agora que já solucionado esse mistério, estava tudo tranqüilo.

O veredicto em relação a SOP também foi dado, eu tenho mesmo. Só que em uma forma branda. Pois ele explicou que existem vários fenótipos e o meu é um fenótipo que não dá sinais tão aparentes nos exames.

Encerrada esta etapa de exames diagnósticos, perguntei então quais seriam os próximos passos. Ele ficou meio sem entender. Achei engraçado.

Já estávamos cientes que as chances de gravidez natural seriam extremamente baixas devido ao fator masculino (Oligoastenoteratozoospermia). Juntando com meu diagnostico de endometriose leve e a SOP que dificulta as ovulações... O quadro não é mesmo tão animador. Fora o fato de ter passado por um aborto recentemente que não me deixa muito disposta a ficar gastando tempo em vão. A endometriose pode piorar com o tempo e ficar induzindo ovulação repetidamente também pode agravá-la...

Com base nos primeiros exames que levamos na consulta passada antes da videohisteroscopia, o especialista já havia feito a indicação da FIV... Não vou ficar lamentando, para mim, com todos esses diagnósticos acumulados (SOP + Endometriose + fator masculino) totalmente concordei que o melhor seria partirmos para a FIV. Para que ficar insistindo numa gravidez natural ou numa inseminação já sabendo que as chances são mínimas? 

Então, perguntei novamente "Você tinha dito que no nosso caso, o indicado seria a FIV. Então, o que vamos fazer agora? Teremos que esperar o próximo ciclo ou o que?"

Acho que o médico enfim percebeu que eu estava falando muito sério quando perguntei o que iríamos fazer agora. Ele explicou novamente todas as etapas de uma FIV detalhadamente , falando os riscos envolvidos e as probabilidades. FIV não é garantia de gravidez, apenas uma tentativa de aumentar as probabilidades para que ocorra uma gravidez.

Andei pesquisando, realmente não é muito animador, não vejo muitas que conseguiram engravidar na 1ª tentativa. Mas se a gente observar bem, até casais que não tem empecilhos precisam tentar algumas vezes até conseguir seu positivo, né? Porque a gente até insiste, mas só Deus sabe o tempo certo de tudo acontecer...

Ainda estou no anticoncepcional, mas logo logo daremos início ao processo.


2 comentários: