sábado, 16 de janeiro de 2016

Reviravolta? Rumo de tratamento

E fomos para o retorno no especialista em reprodução. Ainda faltava fazer alguns exames, mas como estava ficando louca com milhares de dúvidas, fomos logo falar com ele.

Então, sabe aquelas alterações lá do exame do espermograma que estavam tirando meu sono?

Poiseh, o médico pegou o exame, olhou. Depois pegou um bloquinho e começou a explicar tudo nos mínimos detalhes. Mas, resumindo, explicou que de quatro parâmetros (quantidade, mobilidade, morfologia e vitalidade), o exame mostrou alteração em três parâmetros. E que foram alterações bem sérias, tanto ele não aconselharia repetir o exame, pois o exame pode dá uma variação, mas que seria muito difícil essa variação ser tamanha a ponto de chegar até a normalidade desses parâmetros. =/ Com isso, estava descartada a possibilidade dos tratamentos de baixa complexidade, vamos direto para a FIV.

Acho que no momento que ele disse isso, minha mente desligou, nunca imaginei que o motivo de irmos para fiv também envolveria o fator masculino. Sempre achei que em algum momento, acabaríamos indo para a fiv... Não vou mentir que essa possibilidade nunca tinha aparecido na minha cabeça, alias, ultimamente, eu já dava quase como certa, por conta da descoberta da endometriose. Aí veio essa notícia, só para confirmar.

Eu tinha muitas dúvidas, mas fui meio impactada por essa notícia e acabei nem mostrando o CA125 que tinha feito. =/

Marido perguntou como era o procedimento de FIV. Confesso que não prestei atenção na explicação do médico, para mim, ainda não é momento deu prestar atenção nisso, afinal, eu não tenho essa memória toda e logo irei esquecer essa explicação dele. No momento, ainda estou me concentrando na cirurgia da próxima semana.

Ah e falando nessa cirurgia, mostrei a histerossalpinografia. Não sei se ele viu alguma indicativo disso ou não, mas o médico me falou que existe a possibilidade de se ter que fazer mais de um procedimento, pois tudo dependerá do tamanho do que for encontrado lá na hora h. Antes, ele não tinha falado dessa possibilidade... E ele deixou a entender, que se fosse grande talvez fosse preciso outro procedimento, não a videohisteroscopia, mas ele não quis dá muitos detalhes não, ele disse que primeiro aguardemos o que vamos encontrar no procedimento de quarta. E quanto a ser pólipo ou mioma submucoso, só teremos como saber o que é na cirurgia mesmo.

Fiquei meio chateada com essa possibilidade de ter que fazer tudo novamente. Ficar de jejum, me internar, tomar sedação... Daqui a pouco eu estou craque nisso, próxima semana já vai ser a segunda vez.

Comecei a perguntar sobre a minha reserva ovariana, porque eu tinha lido que a sop e a endometriose afetam a reserva ovariana, perguntei sobre uma possível avaliação disso. Ele disse que na minha idade, 29 anos, não precisamos nos preocupar tanto com isso, não havendo necessidade de ser fazer a dosagem do hormônio anti-Mulleriano (AMH), pois essa dosagem costuma-se fazer para saber se valeria a pena fazer a estimulação da ovulação ou não, em caso de mulheres mais velhas. Comigo, bastaria dar uma olhada no FSH.

Como parte dos meus exames hormonais já estava pronta, ele já olhou e disse que tudo estava dentro da normalidade. E que o FSH seria preocupante se estivesse com 10 ou mais, mas o meu está com 4.

Perguntei também sobre a relação de fatores imunológicos e a endometriose, se não valeria a pena fazer alguns exames para investigar isso. O especialista disse que não, pois a endometriose ainda é um dos grandes mistérios da medicina e os resultados do exame não alterariam a conduta, uma vez que ele faz um protocolo de acordo com cada paciente e já trata desses possíveis fatores imunológicos empiricamente.

Pedi para dosar a minha vitamina D, se estiver deficiente, quero fazer a complementação, dizem que ajuda a melhorar a fertilidade e imunidade do corpo.

Ganhamos mais exames, marido e eu, mas basicamente são aqueles de HIV, Hepatite, Sífilis... só teve um que acho que nunca fiz, um tal de HTLV 1 e 2. São tipo exame "pré procedimento" caso optemos por fazer a FIV. Achei poucos exames. Mas vamos ver.

Um passo de cada vez, primeiro vamos tirar esse pólipo/mioma e ajeitar a casinha do baby ou dos babys né 

Nenhum comentário:

Postar um comentário